https://revistaseduc.educacao.go.gov.br/index.php/rec/issue/feedRevista Educação em Contexto2024-11-22T11:30:51+00:00Prof. Dr. Fábio Júlio Alves Borgeseducacaoemcontexto@seduc.go.gov.brOpen Journal Systems<p>A Revista Educação em Contexto – REC, registrada sob o número ISSN: 2764-8982, é uma publicação eletrônica da Secretaria de Estado da Educação de Goiás (SEDUC-GO). A REC é de acesso aberto sob licença CC BY e publica, sem custos, manuscritos originais e inéditos, em português, sobre temas educacionais nos gêneros artigo, ensaio, relato de experiência e resenha. Um dos seus objetivos é fomentar a produção de pesquisa e a divulgação de estudos sobre temas relevantes no âmbito da educação básica em Goiás e no Brasil.</p>https://revistaseduc.educacao.go.gov.br/index.php/rec/article/view/166LEI Nº 10.639/2003 E A IMPLEMENTAÇÃO DA EDUCAÇÃO PARA AS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS NA EDUCAÇÃO BÁSICA2024-05-09T12:19:40+00:00Márcia Ferreira da Costamarciferreiracosta@gmail.comCristiane Maria Ribeirocristiane.maria@ifgoiano.edu.br<p>Este artigo apresenta a Lei n.º10.639/2003, evidenciando a importância de sua contribuição para a implementação de uma educação antirracista em todas as escolas brasileiras de Ensino Médio. Utilizou-se como metodologia a pesquisa bibliográfica e documental. Apoiou-se em Almeida e Medeiros (2007), Lopes e Macedo (2011), Gomes e Jesus (2013), Barreto (2016), Almeida e Sanchez (2017), Ribeiro (2019), Saraiva e Landim (2020) e Santos (2022), para a construção da fundamentação teórica acerca da contribuição da normativa apresentada. Constatamos que a evidência de práticas tradicionais oriundas de um ensino eurocêntrico e a consequente invizibilização da cultura negra é reflexo de lacunas existentes em relação ao não atendimento da implementação da Lei nº 10.639/2003. Se faz necessário a reconstrução da prática pedagógica a partir do conhecimento da normativa em questão e de suas diretrizes, de tal modo que a prática no ambiente escolar esteja coerente com as determinações da Lei supracitada e com o combate ao racismo estrutural.</p>2024-11-22T00:00:00+00:00Copyright (c) 2024 Márcia Ferreira da Costa, Cristiane Maria Ribeirohttps://revistaseduc.educacao.go.gov.br/index.php/rec/article/view/182A EDUCAÇÃO POR TRÁS DAS GRADES: ANÁLISE DECOLONIAL E NECROPOLÍTICA DO PERFIL DOS PRESOS DO CONJUNTO PENAL DE JUAZEIRO, BA2024-07-08T12:52:23+00:00Vanderléia Lopes da Silvavanderleia.lopes.advogada@hotmail.comJosenilton Nunes Vieira jnvieira@uneb.br<p>O presente artigo é um recorte de uma pesquisa de trabalho de conclusão de curso, que visa explorar as interseções entre necropolítica, decolonialidade e o perfil educacional dos presos no Conjunto Penal de Juazeiro (CPJ). A pesquisa utiliza dados da Secretaria Nacional de Políticas Penais (SENAPPEN) e relatórios do Sistema de Informações Penitenciárias (SISDEPEN), coletados em março de 2024, para analisar como essas abordagens teóricas influenciam e refletem nas condições educacionais e de vida dos detentos. A educação é reconhecida internacionalmente como um direito fundamental de todos os seres humanos. A abordagem quantitativa ocorreu por meio de uma pesquisa de levantamento de dados secundários e a abordagem qualitativa foi realizada por meio de uma pesquisa exploratória, caracterizada como um estudo de caso do tipo único incorporado, fundamentada em teorias da criminologia crítica, explorando as percepções sobre o perfil educacional dos detentos, as oportunidades educacionais disponíveis e as barreiras enfrentadas no CPJ. Os resultados mostram baixos níveis educacionais entre os presos ao ingressar no sistema prisional e baixa participação em programas educacionais, refletindo a necropolítica através de superlotação, condições de vida e a falta de acesso adequado a serviços básicos, incluindo a educação, que perpetuam a marginalização social dos presos. Com base nos resultados, recomendamos uma reestruturação multifacetada das políticas prisionais com base nos direitos humanos e na promoção de uma educação inclusiva como caminho para reintegração, na promoção da justiça social e no combate à exclusão.</p>2024-11-22T00:00:00+00:00Copyright (c) 2024 Vanderléia Lopes da Silva, Josenilton Nunes Vieira https://revistaseduc.educacao.go.gov.br/index.php/rec/article/view/184AS CONTRIBUIÇÕES DA DANÇA NO DESENVOLVIMENTO DAS COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS DE ALUNOS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA (TEA)2024-07-20T13:54:14+00:00Renata Alves Maciel Pereiramacielrenata14@gmail.comAntônio dos Santos Silvaprof.antonio.silva@unincor.edu.br<p>Adaptada às necessidades do aluno com transtorno do espectro autista (TEA), a dança oferece benefícios significativos para esse público-alvo. Para tanto, o presente artigo objetivou investigar as contribuições da dança no processo de desenvolvimento das competências socioemocionais de alunos com TEA, matriculados no ensino fundamental I da rede pública. A questão problema norteadora deste estudo é: de que forma a dança pode contribuir no processo de desenvolvimento das competências socioemocionais de alunos com Transtorno do Espectro Autista? Considerou-se que a dança possui potencial para contribuir no processo de socialização de alunos com Transtorno do Espectro Autista. Trata-se de uma metodologia aplicada, descritiva e qualiquantitativa iniciada por estudo bibliográfico na aproximação do tema, seguida de um estudo de campo no Centro de Ensino Especial Luz do Amanhecer, com a elaboração de um produto Técnico-Tecnológico a partir da pesquisa. Os resultados mostram que a dança oferece múltiplos benefícios para o desenvolvimento das competências socioemocionais de alunos com TEA. A regulação emocional, a autoconfiança, a autoestima e a coordenação motora, a dança pode ser uma ferramenta poderosa e eficaz no apoio ao desenvolvimento integral desses alunos com TEA.</p>2024-11-22T00:00:00+00:00Copyright (c) 2024 Renata Alves Maciel Pereirahttps://revistaseduc.educacao.go.gov.br/index.php/rec/article/view/185PERCEPÇÃO DE ALUNOS DO ENSINO MÉDIO SOBRE A ELETIVA DE BIOTECNOLOGIA EM UM COLÉGIO DA REDE ESTADUAL DE GOIÁS2024-07-08T13:36:42+00:00Amanda Aciely Serafim de Sáamandaaciely2015@gmail.com<p>As disciplinas eletivas no Ensino Médio são aquelas oferecidas aos estudantes como parte dos Itinerários Formativos, permitindo-lhes escolher temas de interesse pessoal para complementar sua formação básica. A eletiva de biotecnologia no contexto educacional do Ensino Médio refere-se a uma disciplina opcional oferecida aos estudantes, que explora os princípios, aplicações e impactos da biotecnologia. O objetivo do presente estudo é investigar as percepções dos estudantes acerca dos diversos temas biotecnológicos abordados durante as aulas da disciplina de eletiva em Biotecnologia. A pesquisa envolveu 23 alunos do Centro de Ensino em Período Integral Osmundo Gonzaga Filho, em Caldas Novas - Goiás, e foi conduzida entre fevereiro e junho de 2024. A metodologia utilizou questionários qualitativos e quantitativos para avaliar o conhecimento dos alunos sobre Biotecnologia e suas aplicações, tanto antes quanto depois da disciplina. Os resultados indicam que a maioria dos alunos desconheciam a Biotecnologia antes de iniciar a eletiva, mas as aulas teóricas e práticas aumentaram significativamente seu entendimento e interesse pela área. Temas como manipulação de DNA, biotecnologia ambiental e suas aplicações práticas, foram especialmente atraentes para os estudantes. Além disso, todos os participantes reconheceram a importância da Biotecnologia para resolver problemas em setores como saúde, agricultura e meio ambiente. Conclui-se que a inclusão de disciplinas eletivas de Biotecnologia no currículo escolar é fundamental para preparar os alunos para os desafios futuros, promovendo habilidades científicas, tecnológicas e um entendimento mais profundo das questões sociocientíficas.</p>2024-11-22T00:00:00+00:00Copyright (c) 2024 Amanda Aciely Serafim de Sáhttps://revistaseduc.educacao.go.gov.br/index.php/rec/article/view/186O USO EXCESSIVO DE TECNOLOGIA E A SUA INFLUÊNCIA NA SALA DE AULA2024-08-14T11:34:38+00:00Ricardo Santosricardocos@yahoo.com.br<p>A tecnologia teve uma grande evolução ao longo dos últimos anos, e isso pode-se ver através das brincadeiras que eram realizadas pelas crianças de antigamente e as atuais. Vivemos em um tempo em que os bebês já possuem contato com recursos tecnológicos e algumas crianças têm mais facilidade em lidar com estes mecanismos do que muitos adultos. Entretanto este uso de tecnologia através de smartphones, computadores, tablets e vídeo games tem se tornado tão frequente que o seu uso não é apenas visto dentro dos lares, mas em ambientes públicos como restaurantes, praças, parques e escolas. O objetivo deste estudo foi averiguar como o uso excessivo destes recursos tecnológicos tem influenciado o comportamento dos alunos em sala de aula e o seu consequente desempenho acadêmico. Para tanto, foi realizado um levantamento bibliográfico nas bases de dados Scielo e Google Acadêmico, considerando os últimos 10 anos. Verificou-se nos últimos anos, uma crescente quantidade de crianças e adolescentes com diversas doenças psicológicas. O estudo evidenciou que uma importante causa deste problema foi o excessivo contato com as redes sociais, os jogos online e demais opções que a internet disponibiliza para essa faixa etária. Há uma necessidade de controle por parte dos pais, para que seus filhos não fiquem tempo demais nos celulares, mas também de uma postura e ação das administrações escolares para se minimizar o uso destes aparelhos priorizando o estudo no livro, caderno e lousa, para que o aluno tenha um crescimento pedagógico adequado.</p>2024-11-22T00:00:00+00:00Copyright (c) 2024 Ricardo Santoshttps://revistaseduc.educacao.go.gov.br/index.php/rec/article/view/188REFLEXÕES SOBRE UMA EXPERIÊNCIA DE LEITURA LITERÁRIA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS2024-08-01T11:29:51+00:00Vanessa dos Santos Limavanessaslima@yahoo.com.brJoão Carlos Biellabiellaufu@gmail.com<p>Este artigo é resultado de uma pesquisa de mestrado, realizada no Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Letras (ProfLetras), da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), e aborda uma experiência de leitura e escrita literária na Educação de Jovens e Adultos, a partir de narrativas de memórias do escritor mineiro Bartolomeu Campos de Queirós. A aplicação se deu numa turma de 9° ano do Ensino Fundamental, turno noturno, de uma escola pública da periferia da cidade de Goiânia - GO e seu objetivo foi o de favorecer o contato com o texto literário, a apropriação, a produção de sentidos e o resgate de emoções. Para isso, foram trabalhadas as obras Indez (2004), Por parte de pai (1995), O olho de vidro do meu avô (2021) e Vermelho Amargo (2017), do referido autor, oportunizando as interações subjetivas em círculos de compartilhamento e o registro de impressões em diários de leitura, bem como a escrita literária responsiva. Os aportes teóricos do letramento literário, leitura subjetiva, círculo de leitura e escrita criativa foram utilizados e favoreceram a utilização de ferramentas voltadas para a interação, diálogo, reflexões e apropriação das narrativas. A pesquisa está pautada pela metodologia da Pesquisa-Ação de Thiollent (2011) e teve como resultado um processo inicial de letramento literário no público da EJA, com a formação de uma comunidade de leitores, evidenciando que o diálogo entre o lido e o vivido pode ser bastante significativo para essa modalidade de ensino.</p>2024-11-22T00:00:00+00:00Copyright (c) 2024 Vanessa dos Santos Lima, João Carlos Biellahttps://revistaseduc.educacao.go.gov.br/index.php/rec/article/view/190A INFLUÊNCIA DO NEOLIBERALISMO NA EDUCAÇÃO PÚBLICA: VALORIZAÇÃO DO CAPITAL HUMANO2024-08-22T18:13:54+00:00Guaraci Eterna de Rezendeguaraci.rezende@seduc.go.gov.brMaria Luiza Gomes Vasconcelosmaria@facmais.edu.br<p>Este artigo investiga o impacto do neoliberalismo na educação pública do Brasil, com foco na valorização do capital humano. Analisa-se como as políticas neoliberais moldam a educação, promovendo uma visão na qual a formação individual está intrinsecamente ligada à lógica do mercado. A pesquisa adota uma abordagem qualitativa e revisão bibliográfica, considerando diversas fontes, como Laval (2004), Libanêo (2019), Oliveira e Paoli (1999) e Marrach (1996), para examinar essa dinâmica. Os resultados indicam que, apesar de um aumento na taxa de conclusão do ensino médio em algumas regiões, as práticas neoliberais priorizam o crescimento econômico e a adaptação ao mercado de trabalho, perpetuando desigualdades sociais e resultando em uma força de trabalho precarizada. Conclui-se que, embora o discurso neoliberal enfatize a busca por qualidade educacional, suas consequências frequentemente acentuam as disparidades existentes.</p>2024-11-22T00:00:00+00:00Copyright (c) 2024 Guaraci Eterna de Rezende, Maria Luiza Gomes Vasconceloshttps://revistaseduc.educacao.go.gov.br/index.php/rec/article/view/193PERCEPÇÃO DOS PROFESSORES DE MATEMÁTICA SOBRE O USO DE TECNOLOGIAS EM SALA DE AULA2024-09-18T14:48:16+00:00Patrícia da Silva Vieira Tavarespaty23_itb@hotmail.comIsabela Wastowskiwastowski@gmail.com<p>A tecnologia tem conquistado a sociedade e, na área da educação, os professores têm enfatizado o uso dela como uma tática de ensino importante. O objetivo da pesquisa foi avaliar a percepção e o conhecimento dos professores da rede estadual de educação do município de Itumbiara, Goiás em relação à integração e utilização das tecnologias no ensino de matemática. Este estudo adotou uma abordagem metodológica mista, utilizando questionários via Google Forms para os docentes, combinando análises estatísticas descritivas com o uso do software Microsoft Excel para criar gráficos e tabelas. São discutidos aspectos relevantes como perfil, desafios encontrados pelos professores e as principais perspectivas no que se refere ao contexto da prática escolar. A investigação evidenciou a concepção do docente como facilitador e examinou suas práticas no emprego de recursos tecnológicos no ambiente escolar, delineando as adversidades enfrentadas. Embora enfrentem desafios, os professores da rede estadual de educação em Itumbiara reconhecem a importância das tecnologias no ensino de matemática e demonstram uma disposição significativa para integrá-las em suas práticas pedagógicas.</p>2024-11-22T00:00:00+00:00Copyright (c) 2024 Patrícia da Silva Vieira Tavares, Isabela Wastowskihttps://revistaseduc.educacao.go.gov.br/index.php/rec/article/view/196PROJETOS POLÍTICOS PEDAGÓGICOS E A PRÁTICA DOCENTE QUANTO À EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM QUIRINÓPOLIS, GOIÁS, BRASIL2024-09-16T12:57:13+00:00Fernanda Rosa Moraesnandarmb@gmail.comIsa Lucia de Moraisisamorais1@gmail.com<p class="Default" style="text-align: justify;">O Projeto Político Pedagógico (PPP) é um documento de gestão escolar, obrigatório para as escolas públicas, estabelecido na legislação federal brasileira. Neste sentido, esta pesquisa objetivou realizar uma análise das abordagens relacionadas à Educação Ambiental (EA), inseridas no PPP e se há uma previsão da EA como um componente comum às disciplinas para ser desenvolvida de modo interdisciplinar e transversal nas escolas públicas de Ensino Fundamental (anos finais) e Ensino Médio do município de Quirinópolis, Goiás; além de buscar compreender como a EA é ensinada nas escolas públicas deste município e o engajamento dos professores no planejamento e execução de projetos relacionados à EA, mediante entrevista com questionários semiestruturados. A EA não está prevista nos PPPs de forma efetiva nas escolas de Quirinópolis, sendo a EA elencada nesses documentos meramente para cumprir a obrigatoriedade da abordagem do tema, não sendo abordada nos projetos interdisciplinares. A transversalidade e a interdisciplinaridade, no âmbito da EA, são incipientes e raramente abordadas nos PPPs, sem um detalhamento necessário para sua prática efetiva. A EA é contemplada de forma incipiente em datas específicas que se relacionam com a pauta ambiental. A maioria dos professores, mesmo possuindo formação acadêmica adequada e sentindo-se capacitados, listaram como problemas que impedem ou dificultam desenvolver ações no âmbito da EA o extenso currículo a ser cumprido durante o ano letivo e a falta de material didático referente ao tema, além da ausência de projetos interdisciplinares e transdisciplinares que impedem ou dificultam a abordagem da EA na educação formal.</p>2024-11-22T00:00:00+00:00Copyright (c) 2024 Fernanda Rosa Moraes, Isa Lucia de Moraishttps://revistaseduc.educacao.go.gov.br/index.php/rec/article/view/201SALA DE AULA INVERTIDA NA DISCIPLINA DE ARTES: ESTRATÉGIAS E IMPACTOS NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM2024-10-04T18:15:47+00:00Deuzilene Machado Rocha Lealdeuzilenemrl@gmail.com<p>O presente artigo tem como objetivo analisar a aplicação da metodologia da sala de aula invertida no ensino de artes, investigando suas estratégias e impactos no processo de ensino-aprendizagem. A pesquisa adota uma abordagem qualitativa, por meio de revisão bibliográfica, com destaque para autores que tratam das metodologias ativas, como Rodrigues (2023), Bacich e Moran (2017), Bergmann e Sams (2016) e Freire (2002). O estudo discute a relevância da sala de aula invertida no desenvolvimento da autonomia, criatividade e protagonismo dos estudantes, bem como os desafios enfrentados para sua implementação, especialmente no contexto brasileiro, marcado por desigualdades no acesso a recursos tecnológicos. Os resultados indicam que a sala de aula invertida contribui para um aprendizado mais dinâmico e interativo, ao deslocar o foco da exposição teórica para a prática artística em sala de aula. Contudo, a aplicação dessa metodologia requer adaptação às condições materiais dos estudantes, além de uma formação continuada dos professores para lidar com as novas demandas pedagógicas. Embora a sala de aula invertida seja uma estratégia promissora, sua adoção plena no ensino de artes depende de suporte institucional, acesso equitativo à tecnologia e adequação às realidades socioeconômicas dos estudantes.</p>2024-11-22T00:00:00+00:00Copyright (c) 2024 Deuzilene Machado Rocha Lealhttps://revistaseduc.educacao.go.gov.br/index.php/rec/article/view/198 DNA EM AÇÃO NA EDUCAÇÃO EM CENTRO DE ENSINO DE TEMPO INTEGRAL: DA EXTRAÇÃO À ANÁLISE FORENSE2024-09-30T12:26:16+00:00Gabrielle Rosa Silvagabriellerosa10@gmail.com<p>A problemática deste trabalho é a carência de métodos que conectem teoria e prática no ensino de biologia, particularmente em áreas emergentes como a ciência forense. A biologia, além de ser um campo amplo e diversificado, precisa ser ensinada de modo que os alunos possam não apenas compreender os conceitos teóricos, mas também aplicá-los a situações reais. A crescente demanda por profissionais de ciências forenses e a necessidade de engajar os alunos em disciplinas STEM (Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática) impulsionam a criação de atividades didáticas que vinculem o conteúdo escolar ao contexto profissional. Nesse sentido, o presente estudo teve como objetivo a implementação da área forense dentro do ensino de biologia para proporcionar aos estudantes uma melhor compreensão dessa área da ciência no ambiente escolar. Técnicas práticas como a bioluminescência, extração de DNA e coleta de impressões digitais foram aplicadas em um contexto educacional, proporcionando aos alunos uma experiência tangível do uso dessas metodologias em investigações criminais. A bioluminescência, por exemplo, demonstrou-se eficaz na detecção de vestígios biológicos, enquanto a extração de DNA de morangos e a coleta de impressões digitais mostraram os fundamentos da biologia molecular e da perícia. A integração de atividades práticas no ensino de biologia permitiu aos alunos vivenciarem a ciência forense de maneira acessível, promovendo maior engajamento e compreensão dos conceitos científicos, além de prepará-los para futuras carreiras na área STEM.</p>2024-11-22T00:00:00+00:00Copyright (c) 2024 Gabrielle Rosa Silvahttps://revistaseduc.educacao.go.gov.br/index.php/rec/article/view/179O ESPAÇO PÚBLICO COMO AMBIENTE DO ENSINO DE GEOGRAFIA2024-07-15T16:49:51+00:00Wellington Gabriel de Borbawellingtonborba@gmail.com<p>O presente trabalho faz um relato de experiência sobre um percurso didático de Geografia, realizado com estudantes do Ensino Médio e que utilizou das potencialidades do trabalho de campo para abordar a desigualdade de acesso e de uso dos espaços públicos do bairro do colégio campo da pesquisa, localizado no município de Goiânia. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, colaborativa entre pesquisador e professor e que serviu como um dos procedimentos de uma dissertação de mestrado. O relato fundamenta-se na relação entre democracia, cidadania e educação, bem como no compromisso de ensinar a cidade com o intuito de favorecer a construção de um pensamento crítico e propositivo da realidade, fundamentado no pensamento geográfico, perspectiva sócio construtivista, segundo a qual o pensamento é formado pelo domínio dos conceitos inerentes a uma disciplina escolar. O espaço público é a dimensão de cidade ensinada, visitada e analisada no processo de ensino aprendizado. Conclui-se que tal encaminhamento didático permitiu aos estudantes acionar os conhecimentos aprendidos para produzir sínteses críticas e propositivas a respeito da cidade, bem como das nuances geográficas que a compõe.</p>2024-11-22T00:00:00+00:00Copyright (c) 2024 Wellington Gabriel de Borbahttps://revistaseduc.educacao.go.gov.br/index.php/rec/article/view/200NARRAÇÃO DE HISTÓRIAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL: PARA ALÉM DO BRINCAR LIVRE2024-10-18T18:43:20+00:00Maria Jade Pohl Sanchesjade.pohl.sanches@gmail.comFernando Russo Costa do Bomfimg.verasreis@gmail.com<p>Neste relato analisamos a relação entre brincadeira livre e a intervenção do educador na Educação Infantil, destacando a importância de um equilíbrio para o desenvolvimento infantil. A prática foi realizada em uma escola municipal de Santa Maria – RS, com uma turma de 20 crianças de 1 a 5 anos ao longo de quatro meses. O objetivo foi promover a narração de histórias como uma prática central que enriquece as brincadeiras e assegura a mediação intencional do professor. A metodologia utilizada consistiu em integrar a narração de histórias ao cotidiano escolar, criando um ambiente acolhedor e estimulante onde cada criança se sentisse vista, ouvida e valorizada, reforçando o papel educativo da brincadeira. Os resultados indicaram que a narração de histórias inserida no cotidiano escolar potencializou a brincadeira livre e promoveu interações mais significativas entre as crianças. Concluímos que o equilíbrio entre brincadeira livre e intervenção pedagógica é essencial para o desenvolvimento integral na Educação Infantil.</p>2024-11-22T00:00:00+00:00Copyright (c) 2024 Maria Jade Pohl Sanches, Fernando Russo Costa do Bomfim