https://revistaseduc.educacao.go.gov.br/index.php/rec/issue/feed Revista Educação em Contexto 2023-11-29T18:25:28+00:00 Prof. Dr. Fábio Júlio Alves Borges educacaoemcontexto@seduc.go.gov.br Open Journal Systems <p>A Revista Educação em Contexto – REC, registrada sob o número ISSN: 2764-8982, é uma publicação eletrônica da Secretaria de Estado da Educação de Goiás - SEDUC-GO. A REC é de acesso aberto sob licença CC BY e publica, sem custos, manuscritos originais e inéditos, em português, sobre temas educacionais nos gêneros artigo, ensaio, relato de experiência e resenha. Um dos seus objetivos é fomentar a produção de pesquisa e a divulgação de estudos sobre temas relevantes no âmbito da educação pública no estado de Goiás.</p> https://revistaseduc.educacao.go.gov.br/index.php/rec/article/view/86 TRANSIÇÃO ESCOLAR: DESAFIOS DO ACESSO E PERMANÊNCIA NA EDUCAÇÃO PARA A JUVENTUDE DO DISTRITO FEDERAL. 2023-04-12T18:21:28+00:00 Vanessa de Jesus Krominski assenavjesus@gmail.com Débora Cristina Fonseca debora.fonseca@unesp.br <p>A proposta deste artigo é discutir sobre a transição escolar de estudantes, do ponto de vista do direito à educação, e sua influência na compreensão da juventude contemporânea dentro do contexto da educação pública do Distrito Federal. Para tanto, realizou-se um levantamento bibliográfico e documental sobre à temática de investigação e a análise qualitativa dos dados oficiais disponíveis na Diretoria de Informações Educacionais da Secretaria de Educação do Distrito Federal referente ao período de 2010 a 2019. Especial atenção foi dada à análise das rupturas no processo educativo e da evasão escolar, bem como às ações políticas de acessibilidade e permanência no sistema de Ensino. Os principais resultados indicaram que o panorama histórico das rupturas nas transições escolares é persistente, com maior índice no 1º ano do Ensino Médio e que o acesso e a permanência, quando acontecem, são os trilhos de uma transição escolar fluida e sequencial. O estudo indica a necessidade de redirecionamento das políticas públicas educacionais, com foco para o sistema educacional como um todo e de forma específica para o acompanhamento sistemático para a transição do ensino fundamental para o médio, para além da culpabilização do estudante ou da escola, mas para as políticas de permanência e qualidade da educação.</p> 2023-11-29T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2023 REVISTA EDUCAÇÃO EM CONTEXTO https://revistaseduc.educacao.go.gov.br/index.php/rec/article/view/88 EDUCAÇÃO PROFISSIONAL TECNOLÓGICA E ENSINO MÉDIO INTEGRADO: CONSIDERAÇÕES A PARTIR DAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS INTEGRADORAS 2023-04-05T10:59:55+00:00 Luiz Mário Lopes Cardoso luiz.cardoso@seduc.go.gov.br Matias Noll matias.noll@ifgoiano.edu.br Heloisa Carneiro de Souza heloisia.carneiro@estudante.ifgoiano.edu.br Luciana Santos da Rosa Luciana.rosa@ifgoiano.edu.br Emmanuela Ferreira de Lima emmanuela.lima@ifgoiano.edu.br <p>O objetivo deste artigo é verificar a importância das práticas pedagógicas integradoras associadas ao Ensino Médio Integrado, tendo como ênfase a educação profissional e a formação integral. Este artigo é o produto de uma pesquisa bibliográfica, com investigação da literatura, mediante revisão, com consulta na Revista Brasileira de Educação, livros, Google Acadêmico e Revista Holos. Os termos de busca utilizados foram Educação Profissional e Tecnológica, Práticas Pedagógicas Integradoras, Ensino Médio Integrado, currículo integrado e formação integral. Como resultado, tem-se que as práticas no Ensino Médio Integrado, alicerçadas pelo currículo integrado e pela pedagogia histórico-crítica, contribuem na formação emancipadora do estudante. Nesse sentido, estas práticas fortalecem o fazer pedagógico e integrado ao projeto social e político da escola. Assim sendo, conclui-se que, com a implementação destas práticas no Ensino Médio Integrado, pode-se chegar à tão esperada formação integral.</p> 2023-11-29T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2023 REVISTA EDUCAÇÃO EM CONTEXTO https://revistaseduc.educacao.go.gov.br/index.php/rec/article/view/89 PERCURSOS E PERCALÇOS DA FORMAÇÃO DOCENTE CONTINUADA EM TEMPOS DE PANDEMIA NA REDE ESTADUAL DE EDUCAÇÃO DE GOIÁS 2023-04-12T11:11:10+00:00 Grazielly Katarinni Gomes Lemos grazielly.lemos@seduc.go.gov.br Wender Faleiro wender.faleiro@gmail.com <p>O presente artigo visa a reflexão teórica dos percursos e percalços da formação docente continuada de professores da Rede Estadual de Ensino do estado de Goiás, em tempos de pandemia. Pelas reflexões conduzidas, temos que a formação continuada pode ser considerada como degrau formativo que compõe o desenvolvimento da prática docente fortalecendo e subsidiando o fazer pedagógico, possibilitando uma reflexão do professor(a) sobre sua própria atuação, o que irá fortalecer a construção de uma identidade docente mais potente, atuante e transformadora. Reconhecemos os avanços na formação continuada de professores da Educação Básica, mas ainda é muito frágil as relações entre o chão da escola, o ser professor(a) com o ser pesquisador(a) que sempre tende a ser mais preponderante principalmente nos cursos Strictu sensu voltados para a Educação. Adentrando ao foco da pesquisa, verificamos que a Secretaria de Estado de Educação de Goiás propôs momentos formativos para educadores através do Centro de Estudos, Pesquisa e Formação dos Profissionais da Educação (Cepfor), promovendo uma formação continuada emergencial para os professores da Educação Básica da Rede Estadual, a fim de atender as necessidades decorrentes do período advindo da pandemia COVID-19.</p> 2023-11-29T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2023 REVISTA EDUCAÇÃO EM CONTEXTO https://revistaseduc.educacao.go.gov.br/index.php/rec/article/view/91 A ARTICULAÇÃO DA MATRIZ CURRICULAR NA INTERFACE DA FORMAÇÃO (DE)COLONIAL DE PROFESSORES DO CAMPO EM CIÊNCIAS DA NATUREZA NO ESTADO DE GOIÁS 2023-07-04T13:56:25+00:00 Olga Matias Teles Honorato olgamatiasteles2019@gmail.com Wender Faleiro wender.faleiro@gmail.com <p>Apresentamos uma pesquisa, que se objetiva analisar a articulação da Matriz Curricular das Licenciaturas em Educação do Campo com habilitação em Ciências da Natureza (LEdoCs) do Estado de Goiás na promoção positiva da Formação Docente Decolonial, baseada na proposta de Walsh (2009), nas concepções de Freire (1979, 2005), Mignolo (2008), Quijano (1992, 2005) dentre outros autores. Metodologicamente de abordagem qualitativa (Bogdan; Biklen 1994), sistematiza um levantamento bibliográfico, cujos dados foram construídos mediante a análise documental, através dos Projetos Político Pedagógicos e de entrevistas semiestruturadas dos docentes e coordenadoras de duas LEdoCs no Estado de Goiás (UFG Regional Goiás e UFCAT). Estamos cientes que o currículo engloba diferentes perspectivas formativas que imbricam relações de poder e de saber. Para tanto, discutimos brevemente a relação entre colonialidade e decolonialidade, Educação do Campo, Matriz Curricular e formação docente. Os resultados obtidos mostraram que as duas LEdoCs analisadas utilizam a Matriz Curricular para promover o fortalecimento de uma formação inicial decolonial de professores/as do campo e que o trabalho pedagógico nessa perspectiva visa uma abertura ao diálogo não apenas entre conteúdos de formação por áreas do conhecimento (interdisciplinaridade), mas uma ação pedagógica que possibilite uma práxis voltada para a integração de saberes, para além das disciplinas e da hierarquização do saber. Uma prática pedagógica que estimula a construir, suscitar outros questionamentos críticos e transformar os licenciandos em indivíduos livres, justos, autônomos, conscientes e críticos, capazes de produzir o seu próprio conhecimento.</p> 2023-11-29T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2023 REVISTA EDUCAÇÃO EM CONTEXTO https://revistaseduc.educacao.go.gov.br/index.php/rec/article/view/105 REFLEXÕES SOBRE A IMPLEMENTAÇÃO DO FUNDEB NA EDUCAÇÃO BRASILEIRA 2023-08-21T18:34:03+00:00 Kêila Paula Monteiro Rezende keilapaulaoab2019@gmail.com Fernanda Welter Adams adamswfernanda@gmail.com Geraldo Sadoyama sadoyama@ufcat.edu.br Adriana dos Santos Prado Sadoyama drisadoyama@yahoo.com.br <p>O Fundeb, criado a partir da Emenda Constitucional nº 53, de 20 de dezembro de 2006, e regulamentado pela Lei nº 11.494, de 20 de junho de 2007 e pelo Decreto nº 6.253, de 13 de novembro de 2007, tem como finalidade assegurar aos indivíduos uma educação pública de qualidade. A partir do exposto, problematizamos: Como o Fundeb vem sendo abordado nas atuais pesquisas? Portanto, o objetivo deste trabalho é a analisar quais aspectos do Fundeb estão sendo abordados nas atuais pesquisas sobre a temática. Para tanto, utilizamos a abordagem qualitativa a partir da pesquisa bibliográfica que se constituiu no levantamento de artigos sobre a temática. Como banco de dados determinamos o Scientific Electronic Library Online (Scielo). Para a realização do levantamento dos artigos, definimos os seguintes descritores: Políticas Públicas, Financiamento da Educação, Investimento em Educação Pública e Fundeb. Com o levantamento, sete artigos foram encontrados e fizeram parte da análise, todos foram publicados em revistas da área da educação entre os anos de 2011 e 2021. A análise dos trabalhos demostrou uma preocupação em apresentar uma discussão histórica sobre as políticas relacionadas tanto à conquista da educação pública quanto ao financiamento dessa educação. Portanto, se observa a necessidade de ampliação em pesquisas que discutam a efetivação do Fundeb.</p> <p> </p> <p> </p> 2023-11-29T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2023 REVISTA EDUCAÇÃO EM CONTEXTO https://revistaseduc.educacao.go.gov.br/index.php/rec/article/view/112 SALA INVERTIDA - DESAFIOS E FORMAÇÃO DOCENTE 2023-08-21T18:41:40+00:00 Elaeny Glaucia Rodrigues elaenyglaucia@gmail.com <p>O estudo e a aplicabilidade das metodologias ativas dentro dos espaços escolares torna-se uma emergência em um cenário onde os propósitos relacionados ao resgate do interesse estudantil, cada vez mais é vista como uma necessidade. O presente artigo visa discutir diferentes metodologias ativas, especificamente a Sala de Aula Invertida, bem como compreender os desafios para seu implemento. O objetivo geral é analisar as diferentes metodologias, bem como selecionar a que mais demonstra efetividade em turmas de Ensino Médio. Os objetivos específicos são caracterizar a metodologia ativa da Sala de aula Invertida; compreender os desafios impostos frente a esta metodologia; estabelecer o perfil de docente capaz de empregá-la. O trabalho versou-se na metodologia de pesquisa bibliográfica, foi dividido em tópicos, encerrada com as considerações finais e a apresentação no último tópico de uma experiência prática da metodologia de Sala de Aula Invertida. Ao longo do trabalho verificou-se que a problemática, assim como os objetivos geral e específicos foram alcançados sem, contudo, ser possível esgotar-se os estudos sobre a mesma, dada sua complexidade, além disso pode-se mensurar nas considerações finais que a metodologia da Sala de Aula Invertida mostrou-se uma ferramenta eficaz motivacional e de alcance dos alunos com maior índice de desinteresse escolar.</p> 2023-11-29T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2023 REVISTA EDUCAÇÃO EM CONTEXTO https://revistaseduc.educacao.go.gov.br/index.php/rec/article/view/120 POLÍTICAS PÚBLICAS DE FORMAÇÃO DO PROFESSOR BILÍNGUE LIBRAS/ PORTUGUÊS NO BRASIL: AS ESPECIFICIDADES DO PROCESSO FORMATIVO DO PEDAGOGO BILÍNGUE NO IFG PARA ALÉM DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA 2023-08-01T18:04:18+00:00 Lucia Aparecida da Costa Moura luciamouraster@gmail.com <p>Esse artigo apresenta uma ref lexão sobre o processo formativo de professores numa perspectiva da educação bilíngue para além da educação inclusiva, analisando a concepção de docência e de educação bilíngue evidenciada no curso de Licenciatura em Pedagogia Bilíngue Libras/Português ofertado na Educação Profissional e Tecnológica (EPT) do IFG - Câmpus Aparecida de Goiânia. Trata-se de uma pesquisa de cunho teórico, documental, com enfoque exploratório, subsidiada pelos trabalhos de Perlin e Strobel (2009), Quadros (1997, 2004, 2005, 2019), Skliar (1997, 1999, 2005), Libâneo (2002, 2004), Mantoan (2003), Garcia (2012), Saviani (2019), Duarte (2001). Na parte documental, foram analisados o Projeto Pedagógico do Curso de Pedagogia Bilíngue: Libras/Português - PPC (2018) e leis no âmbito da educação inclusiva. A pesquisa contou ainda com entrevistas semiestruturadas para a coleta de dados com os docentes que atuaram no curso no ano de 2022. Os resultados apontam que a proposta pedagógica do curso e a formação dos sujeitos surdos se dão além do ensino de duas línguas, a Libras para os surdos e o português para os ouvintes. Apontam também a necessidade de fortalecimento e articulação das políticas públicas de formação de professores, bem como a implementação das políticas institucionais voltadas para a garantia de uma jornada de formação de professores aliada à proposta bilíngue do curso de maneira crítica e dialética.</p> 2023-11-29T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2023 REVISTA EDUCAÇÃO EM CONTEXTO https://revistaseduc.educacao.go.gov.br/index.php/rec/article/view/141 TENDÊNCIAS DA PESQUISA CIENTÍFICA EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL: UMA REVISÃO CIENCIOMÉTRICA 2023-10-19T19:52:19+00:00 Leonardo Fernandes Gomes drgomeslf@gmail.com Hasley Rodrigo Pereira hasleybio08@gmail.com <p>Diante das diferentes perspectivas sobre a Educação Ambiental (EA) que emergiram ao longo dos anos, é importante que haja a compreensão do conceito, das lacunas e abordagens sobre o tema. Portanto, buscamos avaliar como a EA foi abordada pela comunidade científica e quais os efeitos dessas abordagens sobre a sua aplicação no contexto educacional. Para isso, buscamos responder às seguintes questões: (i) Os estudos direcionados à EA têm recebido atenção da comunidade científica? (ii) quais são as tendências nas publicações de EA? (iii) Nos últimos anos, tem havido um aumento no número de publicações sobre EA? Para obtenção de um resultado global sobre a EA, realizamos uma busca cienciométrica na base de dados do Web of Science por meio de uma busca avançada compreendendo títulos e palavras-chave com a seguinte expressão: (“environment* educ*”). Restringimos os anos de busca de 1991 (quando os resumos das publicações começaram a ser indexados na plataforma) a 2019. Observamos que o Brasil se destacou no número de publicações, refletindo a preocupação dos pesquisadores brasileiros em promover a sustentabilidade e a manutenção da biodiversidade. Quanto às abordagens, os estudos são amplos, indo desde a influência das políticas de proteção ambiental até a importância da reflexão em nível global, propondo acordos internacionais. No que se refere à aplicação da EA, dadas as múltiplas correntes existentes, cabe ressaltar a importância de que o processo de ensino-aprendizagem ocorra de forma crítica para que não haja favorecimento dos conteúdos promovidos e apoiados por uma classe hegemônica.</p> 2023-11-29T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2023 REVISTA EDUCAÇÃO EM CONTEXTO https://revistaseduc.educacao.go.gov.br/index.php/rec/article/view/129 A RELAÇÃO CONTEÚDO E FORMA NAS QUESTÕES DE FÍSICA NOS EXAMES DE MADUREZA EM GOIÁS (1968 – 1972) 2023-09-04T13:42:58+00:00 Ana Santana Moreira ana1fisica@gmail.com Rones de Deus Paranhos paranhos@ufg.br <p>Esta investigação tem como objeto de análise as questões de Física das provas de Ciências Físicas e Biológicas (CFB) dos Exames de Madureza (1968 – 1972) aplicados em Goiás. Justifica-se o recorte temporal por ser as únicas provas dos Exames de Madureza digitalizados que constituem o acervo do Centro Memória Viva – Universidade Federal de Goiás (CMV-UFG). O objetivo é analisar as provas de CFB dos Exames de Madureza para compreender a relação conteúdo e forma presente nas questões de Física. A lente epistemológica foi aproximações com a perspectiva histórico-dialético ao descrever os elementos empíricos imediatos e posteriormente realizar mergulhos analíticos para compreender o que está para além do aparente. Tem uma abordagem quali quantitativa e caracteriza-se metodologicamente como uma pesquisa documental de caráter historiográfico. Foram analisadas 100 questões de Física em 8 edições de aplicação do exame de certificação. A análise das provas de Física evidencia que os conteúdos seguiam a mesma sequência dos livros didáticos que foram responsáveis pela organização didático-pedagógica nas escolas. Em relação a esses conteúdos, as provas dos Exames de Madureza marcam a predominância da área de Mecânica. Acerca da relação com a forma, foi identificada a recorrência de questões pragmático-funcional e descritiva, conforme a categorização proposta por Moreira (2023). Não teve questões dentro da categoria representacional, além da escassez de enunciados que utilizassem suporte. Isto reflete o projeto formativo do período marcado pela racionalidade técnica e reprodução de conceitos sem relações com o contexto real do candidato.</p> 2023-11-29T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2023 REVISTA EDUCAÇÃO EM CONTEXTO https://revistaseduc.educacao.go.gov.br/index.php/rec/article/view/140 O DIREITO À EDUCAÇÃO DE IMIGRANTES NA REDE PÚBLICA DE ENSINO DO ESTADO DE SÃO PAULO: UM OLHAR SOBRE A LEGISLAÇÃO 2023-10-31T12:33:01+00:00 Joseph Enock Placide placido.enock189@gmail.com Jean Douglas Zeferino Rodrigues jean.zefer@ifsp.edu.br <p>Este trabalho tem como objetivo discutir e analisar o direito à educação escolar básica dos estudantes imigrantes que residem no Estado de São Paulo. Para tanto, o foco dessa investigação foi a análise da legislação paulista sobre o direito à educação e a inclusão das crianças imigrantes nas escolas da rede pública do estado de São Paulo. Como procedimento metodológico realizou-se levantamento bibliográfico de pesquisas publicadas e da legislação paulista relativa ao direito à educação do estudante imigrante. Para compreender como o direito à educação se manifesta nos mecanismos legais do Estado de São Paulo, optou-se pela técnica de análise de conteúdo. A partir dos resultados e discussões apresentados foi observado uma transformação das leis estaduais paulistas na busca de equiparação de direitos entre o estudante regular e o imigrante no processo de inserção na rede estadual de ensino.</p> 2023-11-29T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2023 REVISTA EDUCAÇÃO EM CONTEXTO https://revistaseduc.educacao.go.gov.br/index.php/rec/article/view/109 A HOMOFOBIA FAMILIAR EM “A PALAVRA QUE RESTA” DE STÊNIO GARDEL 2023-09-11T17:53:28+00:00 Thátilla Ruanna Dias Bezerra thatinhath@hotmail.com <p>Este trabalho apresenta uma análise crítica sobre a representação da homofobia familiar no romance “A palavra que resta” (2021), de Stênio Gardel, tendo como enfoque principal, refletir sobre a imposição de uma configuração única de família fundamentada na heteronormatividade. Os ruídos provocados por essa representação são fundamentais para entendermos de que forma o machismo estrutural opera na vida das pessoas, principalmente do sujeito homossexual. Nesse contexto, o seio familiar, que deveria ser lugar de acolhimento, se torna um lugar de intolerância e repressão. Nesse sentido, pretendeu-se desenvolver um prisma amplo de discussões, tendo à frente teorias que relacionam literatura e gênero.</p> 2023-11-29T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2023 REVISTA EDUCAÇÃO EM CONTEXTO https://revistaseduc.educacao.go.gov.br/index.php/rec/article/view/132 EDUCAÇÃO E SOCIEDADE: OS DESAFIOS DA ESCOLA NA FORMAÇÃO DA CIDADANIA 2023-09-12T13:40:33+00:00 Nelson Carneiro Junior nelsoncjunior@yahoo.com.br <p>O artigo tem como objetivo refletir sobre a importância e o papel da escola no processo de consolidação da cidadania e da democracia no Brasil. O texto é resultado de uma pesquisa com abordagem qualitativa, por meio de levantamento bibliográfico a partir das perspectivas teóricas de Carvalho (2017), Tomazi (2010) e Luckesi (1994). A partir destes autores, é problematizado o modo como as ideias de cidadania e de democracia foram se consolidando no Brasil através dos marcos legais. Também tem-se a discussão sobre o papel social da escola na formação cidadã e democrática, apresentando alguns desafios a serem enfrentados para o seu desenvolvimento na sociedade nacional.</p> <p> </p> 2023-11-29T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2023 REVISTA EDUCAÇÃO EM CONTEXTO