Revista Educação em Contexto https://revistaseduc.educacao.go.gov.br/index.php/rec <p>A Revista Educação em Contexto – REC, registrada sob o número ISSN: 2764-8982, é uma publicação eletrônica da Secretaria de Estado da Educação de Goiás (SEDUC-GO). A REC é de acesso aberto sob licença CC BY e publica, sem custos, manuscritos originais e inéditos, em português, sobre temas educacionais nos gêneros artigo, ensaio, relato de experiência e resenha. Um dos seus objetivos é fomentar a produção de pesquisa e a divulgação de estudos sobre temas relevantes no âmbito da educação básica em Goiás e no Brasil.</p> pt-BR <p><strong>Direitos Autorais</strong></p> <p>Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a licença Creative Commons CC-BY 4.0 que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.</p> <p>O conteúdo relatado e as opiniões emitidas nos textos publicados nesta revista são de exclusiva responsabilidade dos autores.</p> educacaoemcontexto@seduc.go.gov.br (Prof. Dra. Lorena Resende Carvalho ) educacaoemcontexto@seduc.go.gov.br (Revista Educação em Contexto) Thu, 26 Jun 2025 00:00:00 +0000 OJS 3.3.0.4 http://blogs.law.harvard.edu/tech/rss 60 METODOLOGIAS PEDAGÓGICAS: PRÁTICAS EMPÁTICAS, HUMANIZADAS E DE PROTAGONISMO JUVENIL – UMA REVISÃO SISTEMÁTICA https://revistaseduc.educacao.go.gov.br/index.php/rec/article/view/238 <p>A educação contemporânea demanda metodologias pedagógicas que promovam a aprendizagem significativa, engajadora e humanizada. O objetivo deste estudo foi realizar uma revisão sistemática sobre metodologias pedagógicas que enfatizam a empatia, a humanização e o protagonismo juvenil, analisando os impactos dessas abordagens na aprendizagem. Para tanto, foram analisados artigos publicados entre 2000 e 2023 em bases indexadas como Scopus, Web of Science e Google Scholar. Os resultados apontam que metodologias ativas, como a Aprendizagem Baseada em Projetos, a Aprendizagem Cooperativa e a Cultura Maker, desempenham um papel fundamental na construção do conhecimento e na autonomia dos estudantes. Conclui-se que práticas pedagógicas que valorizam o protagonismo juvenil estão alinhadas às necessidades educacionais do século XXI, promovendo uma educação mais inclusiva e crítica.</p> Welyngyton Fernando Alves Copyright (c) 2025 Welyngyton Fernando Alves https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://revistaseduc.educacao.go.gov.br/index.php/rec/article/view/238 Thu, 26 Jun 2025 00:00:00 +0000 A ESCOLA COMO ESPAÇO FORMATIVO PARA O DESENVOLVIMENTO DA LIDERANÇA: PERSPECTIVAS E DESAFIOS CONTEMPORÂNEOS https://revistaseduc.educacao.go.gov.br/index.php/rec/article/view/250 <p>Este artigo tem como objetivo analisar o papel da escola como espaço formativo para o desenvolvimento de competências de liderança entre crianças e adolescentes, considerando as demandas contemporâneas da sociedade. A pesquisa foi conduzida por meio de uma revisão bibliográfica, com base em obras de autores da área da Educação, Psicologia e Liderança. Discutem-se aspectos fundamentais para a formação de líderes, como a inteligência emocional, a capacidade de motivar equipes e a construção de relações interpessoais saudáveis. Argumenta-se que a presença de professores engajados e de um ambiente educacional inspirador são fatores-chave para o fortalecimento de uma liderança ética, empática e responsável. Os resultados da análise indicam que a escola tem papel estratégico na promoção de valores e habilidades que transcendem o desempenho acadêmico, preparando os estudantes para enfrentar desafios sociais, profissionais e coletivos. Conclui-se que investir na formação de lideranças positivas desde a infância e adolescência é essencial para o fortalecimento da democracia, da justiça social e do desenvolvimento humano.</p> María Concepción Garabandal Morelos González, Richardison Da Costa Copyright (c) 2025 María Concepción Garabandal Morelos González, Richardison Da Costa https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://revistaseduc.educacao.go.gov.br/index.php/rec/article/view/250 Thu, 26 Jun 2025 00:00:00 +0000 O PROCESSO DE CRIAÇÃO TEXTUAL DOS ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL: UMA ABORDAGEM A PARTIR DA CRÍTICA GENÉTICA https://revistaseduc.educacao.go.gov.br/index.php/rec/article/view/252 <p>Diante dos desafios enfrentados no ensino da produção textual, especialmente pela ênfase no produto em detrimento do processo de escrita, este artigo propõe investigar o percurso criativo de alunos do 8º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública do Estado de Goiás, a partir dos pressupostos teóricos e metodológicos da Crítica Genética. A pesquisa analisou os manuscritos produzidos<br />pelos estudantes ao longo de diferentes etapas da produção escrita, incluindo rascunho ou primeiro esboço, revisões e reescritas, visando evidenciar os mecanismos construtivos que caracterizam o fazer textual. A análise concentrou-se nas rasuras, reorganizações estruturais e progressões temáticas, observadas à luz dos conceitos de texto móvel, memória da escritura, escritor-scriptor e autor-leitor. Os resultados apontam que a inserção da reescrita como prática pedagógica possibilita ao aluno assumir um papel ativo na construção de seu texto, ampliando sua consciência sobre o processo de escrita e favorecendo o desenvolvimento da autoria e da competência discursiva. A reescrita, portanto, revela-se não apenas como um exercício de correção, mas como um gesto de criação.</p> Lilian Rodrigues de Souza Oliveira Copyright (c) 2025 Lilian Rodrigues de Souza Oliveira https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://revistaseduc.educacao.go.gov.br/index.php/rec/article/view/252 Thu, 26 Jun 2025 00:00:00 +0000 MAPAS CONCEITUAIS COMO ESTRATÉGIAS DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE QUÍMICA https://revistaseduc.educacao.go.gov.br/index.php/rec/article/view/218 <p class="western" align="JUSTIFY">O mapa conceitual (MC) é uma representação gráfica de conceitos relacionados hierarquicamente entre si, de tal forma que a estrutura conceitual de uma área do conhecimento, ou tema, faça sentido e promova a Aprendizagem Significativa. Por outro lado, o ensino de Química tem sido caracterizado pelo uso de metodologias baseadas nas teorias de aprendizagem behavioristas, que privilegia a memorização de conteúdos fragmentados e descontextualizados. Assim, esta pesquisa objetivou identificar o contexto teórico/metodológico, relatado em Dissertações, que utilizam MCs como recurso metodológico em alguma etapa do processo de ensino e aprendizagem de alunos de Química do Ensino Médio. O acesso ao banco de dados da Biblioteca Digital Brasileira (BDTD) pelo uso de palavras-chave, resultou em 23 dissertações de Mestrado (profissional e acadêmico). A primeira Dissertação publicada é de 2011 e a quatro últimas de 2019. A análise de Bardin (2016) do corpus mostrou que os MCs aparecem em todas as etapas do processo de ensino e aprendizagem, em diversos conteúdos, série, confeccionado em grupo e/ou individual, no início e/ou no final das discussões, com ou sem análise quantitativa e são fundamentados em diversas teorias de aprendizagem, sendo a Teoria da Aprendizagem Significativa a mais citada. Todas as 23 Dissertações relatam resultados positivos para a aprendizagem, quando MCs são utilizados. Em relação ao ensino de Química, os MCs são estratégias que facilitam a apropriação da linguagem química pelos alunos, pois os três níveis de representação dessa área podem ser representados visualmente, contribuindo para a aprendizagem de conceitos e fenômenos considerados abstratos.</p> Eliane Giselle Silva, Shalimar Calegari Zanatta, Hederson Aparecido Almeida Copyright (c) 2025 Eliane Giselle Silva, Shalimar Calegari Zanatta, Hederson Aparecido Almeida https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://revistaseduc.educacao.go.gov.br/index.php/rec/article/view/218 Thu, 26 Jun 2025 00:00:00 +0000 CENTROS DE CULTURA NA EDUCAÇÃO:ENTRE OS SABERES POPULARES E A FORMAÇÃO ESCOLAR https://revistaseduc.educacao.go.gov.br/index.php/rec/article/view/254 <p>O presente artigo traz uma reflexão crítica a respeito da importância dos centros culturais no cerne da educação básica brasileira, compreendendo esses espaços como territórios educativos e de formação cidadã. Nesse sentido, investiga-se em que medida essas instituições contribuem para a articulação entre os saberes populares e a formação escolar. Adota-se, para isso, uma metodologia de caráter qualitativo, pautada em revisão bibliográfica e em análise documental, com foco na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB). Busca-se, através desta discussão, compreender a relevância da integração entre os centros culturais e o conhecimento escolar, avaliando de que modo esses espaços contribuem para o debate sobre cultura na escola. Espera-se que esta pesquisa contribua para que os centros de cultura sejam vistos como legítimos espaços de aprendizagem e experiências formativas integradas ao currículo escolar. O estudo conclui que a educação, na medida em que se abre à cultura em suas múltiplas manifestações, torna-se mais sensível à realidade dos sujeitos e, por conseguinte, mais apta à promoção do pertencimento e da identidade dos educandos.</p> Vera Lúcia Gonçalves Ferreira, Haroldo Reimer, Mary Anne Vieira Silva Copyright (c) 2025 Vera Lúcia Gonçalves Ferreira, Haroldo Reimer, Mary Anne Vieira Silva https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://revistaseduc.educacao.go.gov.br/index.php/rec/article/view/254 Thu, 26 Jun 2025 00:00:00 +0000 O CHORO EM GOIÁS: UM LEVANTAMENTO DISCOGRÁFICO https://revistaseduc.educacao.go.gov.br/index.php/rec/article/view/237 <p>O presente artigo investiga o movimento do gênero choro no Estado de Goiás por meio de um levantamento bibliográfico e discográfico. O estudo analisa seus aspectos históricos, principais compositores e intérpretes, bem como as obras lançadas por gravadoras, de forma independente ou financiadas por leis de incentivo à cultura, no período de 1958 a 2020. Com este levantamento,<br />busca-se organizar e catalogar estas informações, facilitando o trabalho de pesquisadores, instrumentistas e alunos dos das práticas de conjunto de choro oferecidas em Goiânia.</p> José Reis de Geus Copyright (c) 2025 José Reis de Geus https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://revistaseduc.educacao.go.gov.br/index.php/rec/article/view/237 Thu, 26 Jun 2025 00:00:00 +0000 "ALÉM DO RÓTULO”: EXPLORANDO AS DIVERSAS DIMENSÕES DO AUTISMO https://revistaseduc.educacao.go.gov.br/index.php/rec/article/view/222 <p>Este estudo trata-se de uma revisão da literatura científica com ênfase em questões relacionadas ao Transtorno do Espectro Autista. A pesquisa realizada investiga, de forma específica, o impacto sociocultural do autismo nas famílias, nas escolas e na sociedade, levando em conta aspectos como nível socioeconômico e acesso a serviços de saúde. Além disso, analisa-se também estratégias para promover a inclusão de pessoas com autismo em múltiplos espaços sociais, como no universo do trabalho por meio de políticas eficazes e práticas educativas centradas nas especificidades do público em questão. Foram examinados oito artigos publicados entre 2009 e 2020, obtidos em bases de dados do Google Acadêmico, com a preferência por estudos anteriores à pandemia de COVID-19, a fim de evitar qualquer influência da pandemia no comportamento social da pessoa com TEA. A seleção dos artigos considerou títulos e resumos, assim, a extração de dados foi realizada durante a análise. Os estudos foram categorizados conforme seus autores e ano de publicação para compreender a evolução das pesquisas. Do ponto de vista metodológico, optou-se por uma pesquisa com caraterização qualitativa, com base em referências bibliográficas, seguindo as perspectivas de Lakatos e Marconi, que enfatizam uma abordagem sistemática e com vigilância epistemológica na coleta e análise de dados. O estudo apontou a necessidade contínua de investimentos em uma educação inclusiva que não apenas reconheça, mas também valorize a diversidade dos alunos com TEA. Todos os artigos abrangidos destacam a importância de aprofundar o conhecimento sobre o assunto, promovendo a inclusão educacional e social.</p> ISE HELENA VIEIRA, Clodoaldo Valverde Copyright (c) 2025 ISE HELENA VIEIRA, Clodoaldo Valverde https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://revistaseduc.educacao.go.gov.br/index.php/rec/article/view/222 Thu, 26 Jun 2025 00:00:00 +0000 CARACTERIZAÇÃO DAS ABORDAGENS DE ALIMENTAÇÃO E NUTRIÇÃO NOS LIVROS DIDÁTICOS ADOTADOS NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL https://revistaseduc.educacao.go.gov.br/index.php/rec/article/view/217 <p>Caracterizar as abordagens de alimentação e nutrição, e a sua presença com a intenção de promover a Educação Alimentar e Nutricional (EAN) nos livros didáticos adotados nos anos iniciais do ensino fundamental em Salvador/Bahia. Metodologia: Trata-se de uma análise descritiva da presença, no caderno do professor, de conteúdos de alimentação, alimentos, nutrição e nutrientes. Foram analisados livros didáticos pertencentes à coleção Nossa Rede, adotados nas escolas municipais de ensino fundamental do município de Salvador/Bahia. A produção dos dados foi realizada a partir de um instrumento inspirado no proposto por Nobre e colaboradores, com adequações quanto à ampliação do número de categorias e ajustes quanto às seções. A finalidade do instrumento é verificar “se” e “como” nutrição, nutrientes, alimentação e alimentos ou EAN se apresentam nos livros didáticos. A análise dos dados foi realizada via estatística descritiva conforme a disciplina escolar, série escolar, categorias e tipo de atividade. Resultados: Os conteúdos relativos à alimentação e nutrição (25,92%) estão presentes nos livros didáticos, mas sem intenção evidente de EAN. Os conteúdos abordados variaram conforme ano escolar e disciplina. As categorias: 1 (conteúdo/ilustrações de alimentos sem relação com o conteúdo abordado), 5 (práticas/hábitos alimentares, comportamentos/aspectos relativos à cultura alimentar), 4 (produção, cultivo,<br />comércio e/ou aquisição de alimentos), 20 (a comida em linguagem figurada) e 3 (alimentação e história) foram as mais prevalentes. Conclusão: Observa-se que os livros didáticos avaliados apresentam conteúdos relativos à alimentação e nutrição, mas poucos tiveram o intuito de trabalhar com a intenção de EAN.</p> Jailma Costa Brito, Tatiane Silva da Silva, Juliede de Andrade Alves, Virgínia Campos Machado Copyright (c) 2025 Jailma Costa Brito, Tatiane Silva da Silva, Juliede de Andrade Alves, Virgínia Campos Machado https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://revistaseduc.educacao.go.gov.br/index.php/rec/article/view/217 Thu, 26 Jun 2025 00:00:00 +0000 EXPLORANDO A QUÍMICA FORENSE PARA MOTIVAR O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DE QUÍMICA https://revistaseduc.educacao.go.gov.br/index.php/rec/article/view/208 <p>A falta de interesse e motivação dos estudantes pode comprometer a aprendizagem no ensino de Química. Com base nisso, este trabalho propõe dinamizar e tornar o aprendizado mais significativo por meio da aplicação da Química Forense como metodologia alternativa, integrando investigações reais para desenvolver habilidades críticas e aumentar o engajamento dos alunos na disciplina. Para isso, foi realizada uma aula simulando uma cena de crime com uma turma do 2º ano do Ensino Médio do CEPI Osvaldo da Costa Meireles, composta por 26 alunos com diferentes níveis de interesse e habilidades em ciências. Durante a aula, os alunos participaram de experimentos práticos, como a análise de impressões digitais, a detecção de sangue com luminol e a identificação de DNA, o que ajudou a conectar conceitos teóricos com situações reais e a desenvolver habilidades investigativas e de resolução de problemas. No entanto, a abordagem também revelou a necessidade de um planejamento cuidadoso para evitar criar uma percepção fantasiosa da química forense. Assim, recomenda-se expandir a utilização da química forense em outros contextos educacionais e realizar estudos a longo prazo para avaliar seu impacto no desempenho acadêmico e no interesse dos alunos, além de obter feedback dos professores sobre a viabilidade e os desafios dessa metodologia.</p> Adriana Toshie Okagawa Silva Copyright (c) 2025 Adriana Toshie Okagawa Silva https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://revistaseduc.educacao.go.gov.br/index.php/rec/article/view/208 Thu, 26 Jun 2025 00:00:00 +0000 INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NA EDUCAÇÃO: FUNDAMENTOS, APLICAÇÕES E IMPACTOS NO CENÁRIO EDUCACIONAL https://revistaseduc.educacao.go.gov.br/index.php/rec/article/view/240 <p>Este artigo tem como objetivo explorar os fundamentos teóricos e as aplicações práticas da Inteligência Artificial (IA) no contexto educacional, destacando seu potencial para transformar os processos de ensino e aprendizagem. Partindo da perspectiva de que a IA é uma extensão das capacidades humanas, o estudo busca superar a falsa dicotomia entre IA e inteligência humana, promovendo uma relação sinérgica entre tecnologia e aprendizagem. Por meio de uma revisão bibliográfica sistemática, foram analisados artigos científicos, livros e relatórios publicados nos últimos anos, com foco em três eixos principais: os conceitos básicos da IA, suas tecnologias associadas e os casos de uso na educação. A metodologia adotada permitiu identificar as principais tendências, benefícios e desafios da integração da IA no ambiente educacional. Entre os resultados, destacam-se os desafios como o distanciamento entre a cultura escolar e a cultura juvenil, e a necessidade de capacitação dos professores para integrar as tecnologias digitais de forma crítica e reflexiva. Conclui-se que a IA oferece oportunidades significativas para inovar a educação, mas também apresenta desafios éticos e técnicos que precisam ser abordados, como a garantia de uma utilização ética e equitativa das tecnologias. Este estudo contribui para a discussão sobre o papel da IA na educação, fornecendo insights para pesquisadores, educadores e gestores.</p> Flávia Batista da Silva Vilela Copyright (c) 2025 Flávia Batista da Silva Vilela https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://revistaseduc.educacao.go.gov.br/index.php/rec/article/view/240 Thu, 26 Jun 2025 00:00:00 +0000 TEORIA DA COMPLEXIDADE E EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: O DESAFIO DA RELIGAÇÃO DOS SABERES. https://revistaseduc.educacao.go.gov.br/index.php/rec/article/view/220 <p>Este artigo investiga a contribuição da Teoria da Complexidade para a promoção de uma educação matemática integrada e interdisciplinar, voltada à religação dos saberes no contexto educacional. Primeiramente, fundamenta-se a Teoria da Complexidade no mundo contemporâneo, destacando como ela pode favorecer uma abordagem educacional mais dialógica e satisfatória para estudantes e professores. A discussão aborda o potencial do conhecimento complexo para ressignificar práticas e superar os desafios do ensino fragmentado da Matemática, tradicionalmente tratado de forma isolada de outros saberes. A problemática central está em explorar maneiras de superar essa fragmentação, promovendo uma abordagem interdisciplinar que conecte a Matemática a diferentes áreas do conhecimento, favorecendo uma aprendizagem mais integrada e significativa. A metodologia utilizada foi uma pesquisa bibliográfica, voltada a compreender as diversas nuances teóricas sobre o tema. Os resultados evidenciam a relevância da Teoria da Complexidade na superação dos desafios do ensino tradicional, proporcionando aos docentes alternativas para tornar o ensino de Matemática mais atraente e significativo por meio de uma visão integradora e conectada. Assim, a complexidade do conhecimento revela-se tanto um desafio quanto uma oportunidade para uma educação que promova a religação dos saberes, beneficiando a aprendizagem dos estudantes e contribuindo para práticas docentes mais enriquecedoras.</p> <p>&nbsp;</p> Maria Jordelma Rodrigues Nascimento, Zenaide Dias Teixeira, Jorge Manoel Adão, Sônia Bessa Copyright (c) 2025 Maria Jordelma Rodrigues Nascimento, Zenaide Dias Teixeira, Jorge Manoel Adão, Sônia Bessa https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://revistaseduc.educacao.go.gov.br/index.php/rec/article/view/220 Thu, 26 Jun 2025 00:00:00 +0000 PERCEPÇÕES DE JOVENS E ADULTOS SURDOS SOBRE A EDUCAÇÃO BILÍNGUE https://revistaseduc.educacao.go.gov.br/index.php/rec/article/view/221 <h4>Este artigo é um recorte de uma pesquisa de mestrado que analisou como o ensino da Libras está sendo desenvolvido nas escolas bilíngues e o quanto de conhecimento as pessoas surdas possuem sobre ela. Neste estudo serão apresentados os resultados referentes ao eixo que refletiu sobre as percepções de jovens e adultos surdos acerca da condição de ser bilíngue e da educação bilíngue. Ele está embasado em concepções de aquisição e desenvolvimento da língua/linguagem por meio das relações sociais humanas. Seguimos também a premissa que o aprendizado de uma segunda língua se apoia no conhecimento que a pessoa detém de sua língua materna. Os dados aqui apresentados foram coletados por meio de entrevistas individuais e coletivas com pessoas surdas, em que foi possível constatar que a Libras cumpre o seu papel como L1, favorecendo o desenvolvimento linguístico, cognitivo, social, emocional e comunicativo das pessoas surdas, porém, os entrevistados relatam que não foram expostos ao ensino da sua organização linguística. Este fato influencia na aprendizagem da Língua Portuguesa como L2. Apontamos uma reflexão sobre a necessidade de iniciar o ensino dos aspectos linguísticos da Libras, levando os alunos a conhecê-la plenamente, para que ela seja um aporte para o aprendizado da Língua Portuguesa e consigam transitar entre as duas línguas.</h4> Desiree Ferreira Nogueira, Claudia Regina Vieira Copyright (c) 2025 Desiree Ferreira Nogueira, Claudia Regina Vieira https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://revistaseduc.educacao.go.gov.br/index.php/rec/article/view/221 Thu, 26 Jun 2025 00:00:00 +0000 GOIÁS COMO PROTAGONISTA: INOVAÇÃO NAS POLÍTICAS EDUCACIONAIS https://revistaseduc.educacao.go.gov.br/index.php/rec/article/view/255 <p>O presente estudo examina as transformações na gestão educacional brasileira contemporânea, com ênfase no Estado de Goiás, destacando os desafios e as inovações decorrentes da implementação de políticas orientadas por resultados. A pesquisa, de natureza bibliográfica, fundamenta-se na análise de livros, artigos científicos e documentos oficiais. O objetivo central é analisar as políticas públicas implementadas na gestão educacional que promovem resultados eficientes e favorecem o desenvolvimento integral dos estudantes no estado de Goiás. O estudo também investiga os impactos dessas políticas nas desigualdades educacionais, com atenção às iniciativas voltadas para a inclusão digital e o ensino em tempo integral. Conclui-se que a gestão por resultados tem gerado avanços significativos em eficiência, comprovada em indicadores educacionais, como o IDEB. Esses progressos ressaltam a importância de adotar estratégias que valorizem as inovações tecnológicas, a diversidade cultural, a equidade e o desenvolvimento crítico dos alunos.</p> Maria Zilda Vaz, Paula Cristina de Oliveira Ferreira Corrêa, Roberto Oliveira Copyright (c) 2025 Maria Zilda Vaz, Paula Cristina de Oliveira Ferreira Corrêa, Roberto Oliveira https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://revistaseduc.educacao.go.gov.br/index.php/rec/article/view/255 Thu, 26 Jun 2025 00:00:00 +0000 AFROLATINIDADES: A SAGA DO SAMBA E SUAS VARIAÇÕES MUSICAIS NO BRASIL E PARTE DO CONTINENTE AMERICANO https://revistaseduc.educacao.go.gov.br/index.php/rec/article/view/224 <p>Este ensaio, realizado como pré-requisito para a aprovação na disciplina ‘Música e Sociedade’, cursada na Escola de Aperfeiçoamento de Profissionais da Educação (EAPE), sediada na capital federal Brasília, objetiva demonstrar a origem e a trajetória de suas variações musicais, ou seja, a epopeia do Samba, a partir da África Central, berço do “Homem anatomicamente moderno” (LEALEY, 1994; apud MACHADO, 2014, p. 14), até migrar para solos latinos e se dispersar, no Brasil e no continente americano. A partir de uma abordagem metodológica contemporânea, o Autor faz uma revisão científico-literária meticulosa, destrinchando o texto, de maneira lúdica, poética e objetiva, e, assim, levando os leitores assíduos, além de demais interessados na temática educativa e histórica musical, a partir das próximas páginas, a uma incrível aventura e deleite, rumo às Américas e ao Brasil - incubadora do Samba - cujo cartão postal reluz, imortalizado na tradicional pintura carnavalesca do Rio de Janeiro, estampado por meio do Samba-enredo e variedades, estendido ainda a outros estados da federação brasileira, além de exportado para uma infinidade de países latinos, europeus e africanos. Portanto, tecida essa breve apreeentação preliminar, o autor encerra o presente resumo, estimando, desde já, aos interessados na temática uma aprazível, descontraída e reveladora degustação literária!</p> Nélio Soares Machado Copyright (c) 2025 Nélio Soares Machado https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://revistaseduc.educacao.go.gov.br/index.php/rec/article/view/224 Thu, 26 Jun 2025 00:00:00 +0000 ESTRATÉGIAS DE ENFRENTAMENTO AO BULLYING HOMOFÓBICO NO AMBIENTE ESCOLAR https://revistaseduc.educacao.go.gov.br/index.php/rec/article/view/214 <p>O estudo aborda a questão do bullying homofóbico nas escolas, destacando-o como uma manifestação significativa de opressão que afeta a inclusão e o bem-estar dos alunos. O objetivo do estudo é refletir sobre o bullying homofóbico, suas diferentes formas de manifestação, e propor soluções e estratégias para superá-lo no ambiente escolar. A metodologia empregada inclui uma revisão da literatura existente sobre o tema e a análise de práticas pedagógicas que podem ser adotadas para criar um ambiente escolar mais inclusivo e seguro para todos os alunos, independentemente de sua orientação sexual ou identidade de gênero. As considerações finais ressaltam a importância de uma abordagem multifacetada e o papel crucial dos educadores na promoção de uma cultura de respeito e diversidade. Por fim, o estudo conclui que somente por meio de um compromisso coletivo entre gestores, professores e a comunidade escolar será possível construir uma sociedade mais justa e igualitária, onde a educação atua como ferramenta de transformação social​.</p> Mailson Moreira dos Santos Gama Copyright (c) 2025 Mailson Moreira dos Santos Gama https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://revistaseduc.educacao.go.gov.br/index.php/rec/article/view/214 Thu, 26 Jun 2025 00:00:00 +0000 ENTRE ALGORITMOS E PENSADORES: REFLEXÕES SOBRE O USO DA INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NO ENSINO MÉDIO DE HISTÓRIA E FILOSOFIA https://revistaseduc.educacao.go.gov.br/index.php/rec/article/view/228 <p>Este artigo apresenta uma experiência pedagógica que integrou a Inteligência Artificial (IA) ao ensino médio nas disciplinas de História<br />e Filosofia, visando estimular o pensamento crítico e ampliar a capacidade argumentativa dos estudantes. Por meio de atividades como simulações de diálogos com figuras históricas, debates mediados por IA e análise de textos filosóficos, buscou-se avaliar o potencial e os limites dessa tecnologia no contexto das Ciências Humanas. A metodologia incluiu oficinas, atividades interativas e análise qualitativa das interações em sala. A fundamentação teórica baseia-se em autores como Pierre Lévy, Edgar Morin e Paulo Freire. Os resultados apontam que, com mediação adequada, a IA pode enriquecer o processo educativo, sem substituir a presença e o papel insubstituível do professor.</p> Túlio Augusto Alves da Silva Copyright (c) 2025 Túlio Augusto Alves da Silva https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://revistaseduc.educacao.go.gov.br/index.php/rec/article/view/228 Thu, 26 Jun 2025 00:00:00 +0000 AMPLIANDO HORIZONTES RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE A LEITURA E ESCRITA PARA ALÉM DA CODIFICAÇÃO NAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL II https://revistaseduc.educacao.go.gov.br/index.php/rec/article/view/247 <p><span style="font-weight: 400;">O presente relato de experiência versa sobre o período de estágio nas séries iniciais do ensino fundamental I, que teve como objetivo compreender que a leitura e escrita não devem ser limitadas apenas à codificação de palavras. Durante o planejamento, foram promovidas discussões sobre as abordagens de ensino de Mizukami (1986) e sobre a compreensão da leitura de Freire (1989), que nortearam a organização teórico-prática do estágio. Ademais, o referido período foi dividido em três momentos distintos: a observação que consistiu na compreensão da dinâmica da instituição escolar escolhida, o período de docência para o desenvolvimento das atividades planejadas e a culminância do projeto de estágio. Em suma, o processo de estágio contribuiu tanto para o desenvolvimento dos estudantes, quanto para a formação pessoal e profissional da estagiária.</span></p> Sheiva Azevedo dos Santos Copyright (c) 2025 Sheiva Azevedo dos Santos https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://revistaseduc.educacao.go.gov.br/index.php/rec/article/view/247 Thu, 26 Jun 2025 00:00:00 +0000 RELATO DE EXPERIÊNCIA DO SEGUNDO ESTÁGIO EM LÍNGUA PORTUGUESA https://revistaseduc.educacao.go.gov.br/index.php/rec/article/view/232 <p>Trata-se de uma pesquisa de abordagem autoetnográfica sobre a experiência do estágio curricular supervisionado em Língua Portuguesa e Literaturas II, feito entre abril e agosto de 2022, em uma escola pública de Guarulhos–SP. O objetivo central foi documentar observações, práticas pedagógicas e reflexões sobre a formação docente, alinhando-se às diretrizes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). A metodologia incluiu observação de dez aulas, elaboração de sequências didáticas multimodais e literárias,<br />e regência por meio de videoaula. Os resultados evidenciaram a importância do planejamento pedagógico contextualizado, a eficácia<br />de estratégias que integram multiletramento e a necessidade de abordagens críticas no ensino de literatura. Conclui-se que o estágio fortaleceu a identidade profissional do estagiário, destacando a relevância de práticas reflexivas e da articulação entre teoria<br />acadêmica e realidade escolar.</p> Higor Lima da Silva Copyright (c) 2025 Higor Lima da Silva https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://revistaseduc.educacao.go.gov.br/index.php/rec/article/view/232 Thu, 26 Jun 2025 00:00:00 +0000 ARTE E CIÊNCIAS: DESCOBRINDO ESPÉCIES E CRIANDO ANIMAIS COM FOLHAS NA ESCOLA MUNICIPAL PEDRO GOMES DE MENEZES EM GOIÂNIA-GO https://revistaseduc.educacao.go.gov.br/index.php/rec/article/view/219 <p>Este relato de experiência apresenta um projeto interdisciplinar realizado com alunos do 5º Ano A da Escola Municipal Pedro Gomes de Menezes, integrando Arte e Ciências. A atividade consistiu na coleta de folhas no ambiente escolar para a identificação das espécies de árvores presentes, seguida da criação de desenhos criativos representando animais com as folhas coletadas. O projeto teve como objetivo promover a consciência ambiental, o desenvolvimento da criatividade e o aprendizado prático. A metodologia incluiu atividades de exploração do espaço escolar, pesquisa e expressão artística. Como resultados, observou-se o engajamento dos estudantes, ampliação do conhecimento sobre biodiversidade local e produções artísticas significativas. Conclui-se que a interdisciplinaridade e o uso de materiais naturais enriquecem o processo de ensino-aprendizagem.</p> Paulino Antonio da Silva Moreira Copyright (c) 2025 Paulino Antonio da Silva Moreira https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://revistaseduc.educacao.go.gov.br/index.php/rec/article/view/219 Thu, 26 Jun 2025 00:00:00 +0000 PERCEPÇÃO DOS ESTUDANTES SOBRE O USO DE SUBSTÂNCIAS PSICOATIVAS https://revistaseduc.educacao.go.gov.br/index.php/rec/article/view/209 <p>O uso de drogas recreativas entre adolescentes representa um desafio significativo para a saúde pública, afetando a saúde física e mental, bem como o desenvolvimento social e acadêmico dos jovens. À vista disso, o presente trabalho propõe refletir sobre a percepção dos estudantes sobre o uso de drogas por meio de uma pesquisa qualitativa, incluindo uma revisão bibliográfica, rodas de conversa em três turmas da primeira à terceira série do CEPI Osvaldo da Costa Meireles e dois experimentos conduzidos para entender os danos causados no organismo: um envolvendo o cigarro e outro com o álcool. A pesquisa visa compreender como as atitudes dos alunos influenciam suas escolhas e comportamentos em relação às drogas, identificar lacunas no conhecimento sobre os riscos e implicações legais do uso de substâncias, e avaliar o impacto da crescente aceitação do uso de drogas. O objetivo é desenvolver estratégias de prevenção mais eficazes, promover um ambiente escolar mais consciente e capacitar os adolescentes a enfrentar os desafios relacionados ao uso de drogas.</p> Adriana Toshie Okagawa Silva Copyright (c) 2025 Adriana Toshie Okagawa Silva https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://revistaseduc.educacao.go.gov.br/index.php/rec/article/view/209 Thu, 26 Jun 2025 00:00:00 +0000 APRENDENDO INGLÊS COM PROMPTS: UMA EXPERIÊNCIA INTERATIVA NO CONTEXTO DO TURISMO EM GOIÁS https://revistaseduc.educacao.go.gov.br/index.php/rec/article/view/243 <p>Este trabalho discute a utilização de <em>prompts</em> baseados em Inteligência Artificial (IA) como ferramenta pedagógica para o ensino de língua inglesa, considerando o turismo em Goiás como abordagem temática. Partindo da relevância crescente das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDICs) e do uso da IA na educação, o estudo explora estratégias para o desenvolvimento das quatro habilidades linguísticas (compreensão oral, produção oral, leitura e escrita). Fundamentado em teóricos como Kurzweil (2013), Lightbown e Spada (2006), Brown (2007) e Harmer (2007), o trabalho destaca a importância de metodologias ativas e contextualizadas para uma aprendizagem significativa. A pesquisa qualitativa foi conduzida por uma professora de inglês da rede estadual de Goiás (SEDUC-GO) e um professor do Instituto Federal Goiano (IF Goiano), com base em leituras acadêmicas, experimentações práticas e reflexões sobre o uso de prompts em contextos educacionais. Os resultados sugerem que o uso de IA, especialmente por meio de <em>prompts</em> bem estruturados, pode potencializar o desenvolvimento das habilidades linguísticas, promover maior engajamento dos estudantes e contribuir para uma prática pedagógica mais dinâmica e personalizada.</p> <p> </p> Karyelly Guimarães Moreira, Rafael Rodrigues Feitosa Copyright (c) 2025 Karyelly Guimarães Moreira, Rafael Rodrigues Feitosa https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://revistaseduc.educacao.go.gov.br/index.php/rec/article/view/243 Thu, 26 Jun 2025 00:00:00 +0000 PRODUÇÃO DE PAPEL USANDO FOLHAS DE PEQUI E CAJU-DO-CERRADO PARA PROMOÇÃO DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL COM ALUNOS DO ENSINO MÉDIO. https://revistaseduc.educacao.go.gov.br/index.php/rec/article/view/211 <p>Este trabalho investigou o desenvolvimento de papel sustentável a partir de folhas secas de plantas nativas do Cerrado brasileiro, especificamente Caryocar brasiliense (pequi) e Anacardium humile (caju-do-cerrado). O Cerrado, uma região de grande biodiversidade e importância ecológica, é alvo da degradação ambiental, tornando o projeto relevante para conscientização ambiental e a exploração de recursos naturais locais. A metodologia envolveu a extração de celulose das folhas secas dessas plantas para a produção de papel reciclado, promovendo a integração de práticas pedagógicas de educação ambiental em uma escola de ensino médio em Goiás. Os estudantes coletaram, processaram e utilizaram as folhas para extrair celulose, que foi posteriormente misturada com papel reciclado para desenvolver novas folhas de papel. Os resultados mostraram que o rendimento de celulose das folhas secas foi menor em comparação ao eucalipto, uma planta mais utilizada na indústria de papel. No entanto, o projeto destacou a importância de valorizar a biodiversidade do Cerrado e explorar alternativas sustentáveis. A participação dos estudantes em feiras de ciências e o uso de plataformas digitais para divulgar os resultados contribuíram para o engajamento com a temática ambiental e para o fortalecimento do protagonismo juvenil. O trabalho reforçou a importância da educação ambiental para a conscientização sobre a conservação dos biomas brasileiros, além de incentivar o desenvolvimento de produtos sustentáveis no ambiente escolar.</p> Gabrielle Rosa Silva Copyright (c) 2025 Gabrielle Rosa Silva https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://revistaseduc.educacao.go.gov.br/index.php/rec/article/view/211 Thu, 26 Jun 2025 00:00:00 +0000