Sobre a Revista

FOCO E ESCOPO

A Revista Educação em Contexto – REC, registrada sob o número ISSN: 2764-8982,  é uma publicação eletrônica da Secretaria de Estado da Educação de Goiás. A REC é de acesso aberto sob licença CC BY e publica, sem custos, manuscritos originais e inéditos, em português, sobre temas educacionais nos gêneros artigo, ensaio, relato de experiência e resenha.

A submissão de manuscritos é de fluxo contínuo e a periodicidade é semestral, com a publicação de duas edições anuais (junho e novembro). O objetivo da REC é promover o debate entre pesquisadores, professores e estudantes da área da educação e divulgar o conhecimento científico produzido, de forma a incentivar a realização de novos estudos. A REC prioriza estudos que abordam metodologias inovadoras, políticas públicas de educação, práticas e experiências exitosas em sala de aula, avaliações educacionais  e reflexões teóricas.

O prazo de resposta (incluindo a avaliação por pares) é, em média, de três meses, podendo variar de acordo com a complexidade das avaliações e correções sugeridas. As datas de recebimento e aprovação de cada manuscrito são informadas no texto publicado.

PERIODICIDADE

A Revista Educação em Contexto tem periodicidade semestral, publicando, anualmente, dois números, nos meses de junho e novembro.

POLÍTICA DE ACESSO LIVRE

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização do conhecimento. Para isso, utiliza a plataforma de publicação de periódicos de código aberto Open Journal Systems (OJS), para o gerenciamento e publicação de seu conteúdo.

TAXAS DE SUBMISSÃO E PROCESSAMENTO DE ARTIGOS (ARTICLE PROCESSING CHARGES - APC)

Esta revista não cobra dos autores nenhum tipo de taxa de submissão, processamento ou de publicação de artigos.

POLÍTICA DE DIREITOS AUTORAIS (COPYRIGHT)

Autores concordam com a transferência dos direitos de publicação para a Revista Educação em Contexto. Os direitos autorais dos artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista para a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando a Revista Educação em Contexto como a fonte da primeira publicação. O conetúdo dos textos é de exclusiva responsabilidade dos autores.

LICENÇA

Todos os artigos publicados por esta revista obedecem a licença Creative Commons - Attribution 4.0 International (CC BY 4.0).

PLÁGIO

Esta revista utiliza softwares para detecção de plágio. Os trabalhos que apresentarem indícios de plágio ou autoplágio serão prontamente rejeitados e arquivados.

PRESERVAÇÃO DIGITAL

A Revista Educação em Contexto está incluída na Rede de Serviços de Preservação Digital  Cariniana, uma iniciativa do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT). Esta revista utiliza o sistema LOCKSS, desenvolvido pela universidade de Stanford, permitindo que as bibliotecas participantes criem arquivos permanentes para fins de preservação e restauração. Mais informações em: http://lockss.org

PROCESSO DE AVALIAÇÃO PELOS PARES

Os textos submetidos são avaliados primeiramente pela equipe editorial, que pode solicitar correções e complementos. Os textos que não se enquadrarem no escopo da revista, que não cumprirem os requisitos mandatórios ou que estiverem em desacordo com o template disponibilizado na página da revista serão recusados. Os textos devem ser originais e inéditos. Não serão aceitos textos que tenham sido encaminhados para avaliação em outros periódicos.

Após passar pela primeira avaliação da equipe editorial, os textos serão enviados a dois especilialistas sobre o tema abordado, que deverão emitir parecer e apresentar sugestões de reformulações e melhorias. Os pareceres deverão ser claros e objetivos e apresentar uma avaliação crítica dos textos com intutuito de melhorar sua qualidade. Os pareceristas terão um prazo máximo de trinta dias corridos, a partir da data de entrega do texto, para a apresentação do parecer ao Conselho Editorial. Caso um parecerista aprove a publicação e outro não, caberá ao Conselho Editorial decidir pela publicação ou não.

O sistema de revisão é duplo-cego (double blind peer review): os nomes dos pareceristas permanecerão em sigilo, omitindo-se também os nomes dos autores perante os pareceristas.

No processo de avaliação, consideram-se três situações: texto aprovado para publicação, texto reencaminhado ao autor para modificações ou texto recusado. Os textos modificados pelos autores serão encaminhados aos mesmos pareceristas que avaliaram a primeira versão.

O texto e as demais informações disponibilizadas no processo de avaliação devem ser tratados com sigilo e não podem ser utilizados para outra finalidade.