Sobre a Revista

FOCO E ESCOPO

A Revista Educação em Contexto – REC, registrada sob o número ISSN: 2764-8982,  é uma publicação eletrônica da Secretaria de Estado da Educação de Goiás. A REC é de acesso aberto sob licença CC BY e publica, sem custos, manuscritos originais e inéditos, em português, sobre temas educacionais nos gêneros artigo, ensaio, relato de experiência e resenha.

A submissão de manuscritos é de fluxo contínuo e a periodicidade é semestral, com a publicação de duas edições anuais (junho e novembro). O objetivo da REC é promover o debate entre pesquisadores, professores e estudantes da área da educação e divulgar o conhecimento científico produzido, de forma a incentivar a realização de novos estudos. A REC prioriza estudos que abordam metodologias inovadoras, políticas públicas de educação, práticas e experiências exitosas em sala de aula, avaliações educacionais  e reflexões teóricas.

O prazo de resposta (incluindo a avaliação por pares) é, em média, de três meses, podendo variar de acordo com a complexidade das avaliações e correções sugeridas. As datas de recebimento e aprovação de cada manuscrito são informadas no texto publicado.

PERIODICIDADE

A Revista Educação em Contexto tem periodicidade semestral, publicando, anualmente, dois números, nos meses de junho e novembro.

POLÍTICA DE ACESSO LIVRE

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização do conhecimento. Para isso, utiliza a plataforma de publicação de periódicos de código aberto Open Journal Systems (OJS), para o gerenciamento e publicação de seu conteúdo.

TAXAS DE SUBMISSÃO E PROCESSAMENTO DE ARTIGOS (ARTICLE PROCESSING CHARGES - APC)

Esta revista não cobra dos autores nenhum tipo de taxa de submissão, processamento ou de publicação de artigos.

POLÍTICA DE DIREITOS AUTORAIS (COPYRIGHT)

Os autores detêm os direitos autorais dos artigos publicados e concedem à Revista Educação em Contexto o direito de primeira publicação. O conetúdo dos textos publicados é de exclusiva responsabilidade dos autores. Todos os textos publicados estão licenciados sob uma licença Creative Commons CC-BY 4.0 a qual permite compartilhar (copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato) e adaptar (remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial) os textos publicados, desde que a Revista Educação em Contexto receba o crédito pela publicação original.

LICENÇA

Todos os artigos publicados por esta revista obedecem a licença Creative Commons - Attribution 4.0 International (CC BY 4.0).

ÉTICA E BOAS PRÁTICAS DE PUBLICAÇÃO

A Revista Educação em Contexto, dedica-se a publicação de textos originais e inéditos de qualidade editorial. Ao fomentar o intercâmbio de pesquisas de abrangência regional, nacional e internacional prima pela ética científica de todos os envolvidos - Editores, Conselho Editorial, Conselho Científico, Pareceristas ad hoc e Autores, e pauta seus procedimentos em conformidade com as diretrizes do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e o código de conduta e normas de boas práticas para editores de periódicos do Committee on Publication Ethics (COPE).

PLÁGIO

Esta revista utiliza softwares para detecção de plágio. Os trabalhos que apresentarem indícios de plágio ou autoplágio serão prontamente rejeitados e arquivados.

PRESERVAÇÃO DIGITAL

A Revista Educação em Contexto está incluída na Rede de Serviços de Preservação Digital  Cariniana, uma iniciativa do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT). Esta revista utiliza o sistema LOCKSS, desenvolvido pela universidade de Stanford, permitindo que as bibliotecas participantes criem arquivos permanentes para fins de preservação e restauração. Mais informações em: http://lockss.org

PROCESSO DE AVALIAÇÃO PELOS PARES

Os textos submetidos são avaliados primeiramente pela equipe editorial, que pode solicitar correções e complementos. Os textos que não se enquadrarem no escopo da revista, que não cumprirem os requisitos mandatórios ou que estiverem em desacordo com o template disponibilizado na página da revista serão recusados. Os textos devem ser originais e inéditos. Não serão aceitos textos que tenham sido encaminhados para avaliação em outros periódicos.

Após passar pela primeira avaliação da equipe editorial, os textos serão enviados a dois especilialistas sobre o tema abordado, que deverão emitir parecer e apresentar sugestões de reformulações e melhorias. Os pareceres deverão ser claros e objetivos e apresentar uma avaliação crítica dos textos com intutuito de melhorar sua qualidade. Os pareceristas terão um prazo máximo de trinta dias corridos, a partir da data de entrega do texto, para a apresentação do parecer ao Conselho Editorial. Caso um parecerista aprove a publicação e outro não, caberá ao Conselho Editorial decidir pela publicação ou não.

O sistema de revisão é duplo-cego (double blind peer review): os nomes dos pareceristas permanecerão em sigilo, omitindo-se também os nomes dos autores perante os pareceristas.

No processo de avaliação, consideram-se três situações: texto aprovado para publicação, texto reencaminhado ao autor para modificações ou texto recusado. Os textos modificados pelos autores serão encaminhados aos mesmos pareceristas que avaliaram a primeira versão.

O texto e as demais informações disponibilizadas no processo de avaliação devem ser tratados com sigilo e não podem ser utilizados para outra finalidade.