Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista.
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word.
  • Onde disponível, os URLs para as referências foram fornecidos.
  • O texto está em espaço 1,5 linhas; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
  • O arquivo de texto do manuscrito não contém os nomes dos autores.

Diretrizes para Autores

Instruções aos Autores

A Revista Educação em Contexto - REC é uma publicação on-line, de acesso aberto, com periodicidade semestral do Centro de Estudos, Pesquisa e Formação dos Profissionais da Educação - Cepfor da Secretaria de Estado da Educação de Goiás - Seduc. Tem por objetivo publicar estudos originais e inéditos que contribuem com avanços no debate do conhecimento científico na área da Educação.

A REC recebe manuscritos para publicação durante o ano todo nas seguintes categorias:

  1. Artigos: manuscritos originais, decorrentes de pesquisas empíricas e/ou teóricas, que apresentem contribuições ao conhecimento na área educacional. Estes textos devem partir de perguntas ou hipóteses, apoiadas em referencias teóricos e metodológicos detalhados no texto. Os artigos deverão apresentar as seguintes seções: Título, Título em inglês, Resumo, Palavras-Chave, Abstract, Key words, Introdução, Metodologia, Resultados, Discussão, Considerações Finais e Referências. Deverão conter entre 15 e 20 laudas, incluindo referências, gráficos, tabelas e notas, quando houver. Modelo de submissão de artigo (Template): CLIQUE PARA DOWNLOAD DO MODELO
  2. Ensaios: textos que apresentam críticas, reflexões e impressões sobre um determinado tema. Consiste na exposição de ideias e pontos de vista do(s) autor(es) sobre o tema, com base em pesquisa bibliográfica, apresentando conclusões originais. Os ensaios deverão apresentar as seguintes seções: Título, Resumo, Palavras-Chave, Introdução, Desenvolvimento (no desenvolvimento os autores deverão usar os títulos apropriados para as seções ao invés de usar a palavra desenvolvimento), Considerações Finais e Referências. Deverão conter entre 10 e 15 laudas, incluindo referências, gráficos, tabelas e notas, quando houver. Modelo de submissão de ensaio (Template): CLIQUE PARA DOWNLOAD DO MODELO
  3. Relatos de Experiência: textos que apresentam experiências relevantes para o enriquecimento das práticas educacionais. Os relatos podem ser apresentados sob a perspectiva da escola, da sala de aula, dos professores e dos alunos. Os relatos deverão apresentar as seguintes seções: Título, Resumo, Palavras-Chave, Desenvolvimento (no desenvolvimento os autores deverão usar os títulos apropriados para as seções ao invés de usar a palavra desenvolvimento), Considerações Finais e Referências. Deverão conter entre 08 e 12 laudas, incluindo referências, gráficos, tabelas, imagens e notas, quando houver. Modelo de submissão de relato de experiência (Template): CLIQUE PARA DOWNLOAD DO MODELO
  4. Resenha: texto que serve para apresentar outro (texto-base), descrevendo-o e enumerando aspectos considerados relevantes sobre ele. Para apresentá-lo, é necessário além de dar uma ideia resumida dos assuntos tratados, apresentar o maior número de informações sobre esse texto-base. Para tanto, é necessário considerar fatores que, ao lado de uma abordagem crítica e de relações intertextuais, darão ao leitor os requisitos mínimos para que ele compreenda o objetivo da análise da obra na construção da resenha. As resenhas deverão apresentar as seguintes seções: Nome do autor da resenha, Informações sobre a obra, Descrição do conteúdo, Análise crítica e Considerações finais, obedecendo a seguinte formatação: Word, em espaço 1,5 e fonte 12 - Times New Roman, com ou sem notas de rodapé. A configuração da página deve ser A4 (21 cm x 29,7 cm) com margens inferior, superior, direita e esquerda de 2,5 cm. Não paginar o texto. Deverão conter no máximo 5 laudas. Modelo de submissão de resenha (Template): CLIQUE PARA DOWNLOAD DO MODELO

Os Artigos, Ensaios e Relatos de Experiência devem estar de acordo com os seguintes critérios:

  • Ter no máximo cinco autores por manuscrito.
  • Os nomes dos autores não devem constar no arquivo do manuscrito enviado a REC (os dados dos autores serão solicitados após a avaliação e aceite do manuscrito).
  • Estar escrito em português, em Word, com espaçamento entre linhas de 1,5 e fonte 12 - Times New Roman, com ou sem notas de rodapé. A configuração da página deve ser A4 (21 cm x 29,7 cm) com margens inferior, superior, direita e esquerda de 2,5 cm. Todas as páginas devem estar numeradas sequencialmente.
  • O título deve estar centralizado, com fonte Times New Roman, tamanho 14, espaço simples, em negrito e em letras maiúsculas. As demais informações devem estar em fonte Times New Roman, tamanho 12, espaçamento simples, letras minúsculas e sem negrito.
  • Os títulos das seções (Introdução, Métodos, Resultados, Discussão e Considerações Finais) devem ser escritos com letras maiúsculas, fonte Times New Roman, tamanho 12 e em negrito.
  • O Resumo deve indicar brevemente o objetivo da pesquisa, a metodologia utilizada, os principais resultados e principais conclusões. Deve conter no máximo 250 palavras, com espaço simples entre linhas, fonte Times New Roman, tamanho 10.
  • Após o Resumo devem ser indicadas de 3 a 5 Palavras-chave em ordem alfabética, evitando-se termos gerais e palavras presentes no Título, em fonte Times New Roman, tamanho 10.
  • Tabelas, quadros e figuras devem ser mencionadas no texto e numeradas de acordo com a sequência em que aparecem (Exemplo: Tabela 1). As tabelas e quadros devem ter título na parte superior e fonte (autoria e/ou organização, elaboração, adaptação) na parte inferior (fonte 10, Times New Roman e espaçamento simples). As figuras (ilustrações, mapas, croquis, organogramas, fluxogramas e outros) devem ter título e fonte (autoria e/ou organização, elaboração, adaptação) na parte inferior (fonte 10, Times New Roman e espaçamento simples). Devem ainda ser enviadas em formato JPEG ou PNG com resolução de 300 dpi, já inseridas no corpo do texto.
  • As citações diretas, no texto, de até 3 linhas, devem estar contidas entre aspas duplas. As citações diretas, no texto, com mais de três linhas, devem ser destacadas com recuo de 4 cm da margem esquerda, sem as aspas, espaço simples e fonte 10 - Times New Roman.
  • As Referências devem estar de acordo com as normas do modelo (template) disponibilizado acima para cada categoria.
  • Os textos devem seguir o modelo (template) disponibilizado para cada categoria. Manuscritos fora do modelo correspondente serão recusados.

 

Avaliação Pelos Pares

Os trabalhos serão enviados obrigatoriamente a dois pareceristas, cujos nomes permanecerão em sigilo, omitindo-se também o(s) nome(s) do(s) autor(es). Os trabalhos, para serem publicados, deverão receber pareceres favoráveis unânimes. O Conselho Editorial da Revista selecionará 2 pareceristas com especialidade e/ou afinidade em relação ao conteúdo temático dos trabalhos sob apreciação. Caso um parecerista aprove a publicação e outro não, caberá ao Conselho Editorial decidir pela publicação ou não. Aos pareceristas é reservado o direito de apresentar parecer favorável condicionado à reformulação do artigo ou trabalho congênere, apresentar sugestões para reformulação, bem como o direito de sugerir a edição do texto reformulado, desde que as eventuais alterações não afetem o seu conteúdo. Os pareceres deverão ser legíveis e apresentar uma avaliação crítica dos artigos ou trabalhos congêneres, relevando a importância desses. Caso o parecer aponte reformulações num determinado trabalho, todos os trechos deverão ser apontados com destaque de parágrafos e/ou páginas, conforme o caso. Aos pareceristas é dado um prazo máximo de trinta dias corridos, a partir da data de entrega do artigo, para a apresentação do parecer ao Conselho Editorial da Revista. Esse prazo poderá ser prorrogado por período igual ou menor, a critério do Conselho Editorial, precedido de pedido, por escrito, do parecerista, desde que a dilação do prazo não incorra em atraso nos trabalhos de composição e divulgação da Revista. O parecerista que, por motivo plenamente justificável (caso fortuito ou motivo de força maior) não puder emitir parecer em tempo hábil, ainda que seja possível a dilação de prazo prevista, deverá informar por escrito ao Conselho Editorial, pedindo sua substituição por outro parecerista. O parecerista que em duas vezes consecutivas ou alternadas não apresentar os pareceres em tempo hábil será automaticamente substituído por outro, tendo seu nome excluído do rol de pareceristas da Revista Educação em Contexto.

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