SALA INVERTIDA - DESAFIOS E FORMAÇÃO DOCENTE

Autores

  • Elaeny Glaucia Rodrigues Colégio Estadual Zico Monteiro, Uruana - Goiás

DOI:

https://doi.org/10.5281/zenodo.10201601

Palavras-chave:

Motivação, Experiência, Metodologias ativas, Ferramenta, Sala de aula invertida

Resumo

O estudo e a aplicabilidade das metodologias ativas dentro dos espaços escolares torna-se uma emergência em um cenário onde os propósitos relacionados ao resgate do interesse estudantil, cada vez mais é vista como uma necessidade. O presente artigo visa discutir diferentes metodologias ativas, especificamente a Sala de Aula Invertida, bem como compreender os desafios para seu implemento. O objetivo geral é analisar as diferentes metodologias, bem como selecionar a que mais demonstra efetividade em turmas de Ensino Médio. Os objetivos específicos são caracterizar a metodologia ativa da Sala de aula Invertida; compreender os desafios impostos frente a esta metodologia; estabelecer o perfil de docente capaz de empregá-la. O trabalho versou-se na metodologia de pesquisa bibliográfica, foi dividido em tópicos, encerrada com as considerações finais e a apresentação no último tópico de uma experiência prática da metodologia de Sala de Aula Invertida. Ao longo do trabalho verificou-se que a problemática, assim como os objetivos geral e específicos foram alcançados sem, contudo, ser possível esgotar-se os estudos sobre a mesma, dada sua complexidade, além disso pode-se mensurar nas considerações finais que a metodologia da Sala de Aula Invertida mostrou-se uma ferramenta eficaz motivacional e de alcance dos alunos com maior índice de desinteresse escolar.

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Publicado

29-11-2023

Como Citar

Rodrigues, E. G. (2023). SALA INVERTIDA - DESAFIOS E FORMAÇÃO DOCENTE. Revista Educação Em Contexto, 2(2), 101–111. https://doi.org/10.5281/zenodo.10201601

Edição

Seção

Artigos