POLÍTICAS PÚBLICAS DE FORMAÇÃO DO PROFESSOR BILÍNGUE LIBRAS/ PORTUGUÊS NO BRASIL: AS ESPECIFICIDADES DO PROCESSO FORMATIVO DO PEDAGOGO BILÍNGUE NO IFG PARA ALÉM DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.10201622Palavras-chave:
Educação inclusiva, Formação de professores, Pedagogia bilíngue, Políticas educacionaisResumo
Esse artigo apresenta uma ref lexão sobre o processo formativo de professores numa perspectiva da educação bilíngue para além da educação inclusiva, analisando a concepção de docência e de educação bilíngue evidenciada no curso de Licenciatura em Pedagogia Bilíngue Libras/Português ofertado na Educação Profissional e Tecnológica (EPT) do IFG - Câmpus Aparecida de Goiânia. Trata-se de uma pesquisa de cunho teórico, documental, com enfoque exploratório, subsidiada pelos trabalhos de Perlin e Strobel (2009), Quadros (1997, 2004, 2005, 2019), Skliar (1997, 1999, 2005), Libâneo (2002, 2004), Mantoan (2003), Garcia (2012), Saviani (2019), Duarte (2001). Na parte documental, foram analisados o Projeto Pedagógico do Curso de Pedagogia Bilíngue: Libras/Português - PPC (2018) e leis no âmbito da educação inclusiva. A pesquisa contou ainda com entrevistas semiestruturadas para a coleta de dados com os docentes que atuaram no curso no ano de 2022. Os resultados apontam que a proposta pedagógica do curso e a formação dos sujeitos surdos se dão além do ensino de duas línguas, a Libras para os surdos e o português para os ouvintes. Apontam também a necessidade de fortalecimento e articulação das políticas públicas de formação de professores, bem como a implementação das políticas institucionais voltadas para a garantia de uma jornada de formação de professores aliada à proposta bilíngue do curso de maneira crítica e dialética.
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