A RELAÇÃO CONTEÚDO E FORMA NAS QUESTÕES DE FÍSICA NOS EXAMES DE MADUREZA EM GOIÁS (1968 – 1972)
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.10201664Palavras-chave:
Conteúdos da Física, Educação de Adultos, Exames de certificação.Resumo
Esta investigação tem como objeto de análise as questões de Física das provas de Ciências Físicas e Biológicas (CFB) dos Exames de Madureza (1968 – 1972) aplicados em Goiás. Justifica-se o recorte temporal por ser as únicas provas dos Exames de Madureza digitalizados que constituem o acervo do Centro Memória Viva – Universidade Federal de Goiás (CMV-UFG). O objetivo é analisar as provas de CFB dos Exames de Madureza para compreender a relação conteúdo e forma presente nas questões de Física. A lente epistemológica foi aproximações com a perspectiva histórico-dialético ao descrever os elementos empíricos imediatos e posteriormente realizar mergulhos analíticos para compreender o que está para além do aparente. Tem uma abordagem quali quantitativa e caracteriza-se metodologicamente como uma pesquisa documental de caráter historiográfico. Foram analisadas 100 questões de Física em 8 edições de aplicação do exame de certificação. A análise das provas de Física evidencia que os conteúdos seguiam a mesma sequência dos livros didáticos que foram responsáveis pela organização didático-pedagógica nas escolas. Em relação a esses conteúdos, as provas dos Exames de Madureza marcam a predominância da área de Mecânica. Acerca da relação com a forma, foi identificada a recorrência de questões pragmático-funcional e descritiva, conforme a categorização proposta por Moreira (2023). Não teve questões dentro da categoria representacional, além da escassez de enunciados que utilizassem suporte. Isto reflete o projeto formativo do período marcado pela racionalidade técnica e reprodução de conceitos sem relações com o contexto real do candidato.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Ana Santana Moreira, Rones de Deus Paranhos

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos Autorais
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a licença Creative Commons CC-BY 4.0 que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
O conteúdo relatado e as opiniões emitidas nos textos publicados nesta revista são de exclusiva responsabilidade dos autores.