A RELAÇÃO CONTEÚDO E FORMA NAS QUESTÕES DE FÍSICA NOS EXAMES DE MADUREZA EM GOIÁS (1968 – 1972)

Autores

  • Ana Santana Moreira Colégio Estadual Solon Amaral, Goiânia - Goiás
  • Rones de Deus Paranhos Universidade Federal de Goiás

DOI:

https://doi.org/10.5281/zenodo.10201664

Palavras-chave:

Conteúdos da Física, Educação de Adultos, Exames de certificação.

Resumo

Esta investigação tem como objeto de análise as questões de Física das provas de Ciências Físicas e Biológicas (CFB) dos Exames de Madureza (1968 – 1972) aplicados em Goiás. Justifica-se o recorte temporal por ser as únicas provas dos Exames de Madureza digitalizados que constituem o acervo do Centro Memória Viva – Universidade Federal de Goiás (CMV-UFG). O objetivo é analisar as provas de CFB dos Exames de Madureza para compreender a relação conteúdo e forma presente nas questões de Física. A lente epistemológica foi aproximações com a perspectiva histórico-dialético ao descrever os elementos empíricos imediatos e posteriormente realizar mergulhos analíticos para compreender o que está para além do aparente. Tem uma abordagem quali quantitativa e caracteriza-se metodologicamente como uma pesquisa documental de caráter historiográfico. Foram analisadas 100 questões de Física em 8 edições de aplicação do exame de certificação. A análise das provas de Física evidencia que os conteúdos seguiam a mesma sequência dos livros didáticos que foram responsáveis pela organização didático-pedagógica nas escolas. Em relação a esses conteúdos, as provas dos Exames de Madureza marcam a predominância da área de Mecânica. Acerca da relação com a forma, foi identificada a recorrência de questões pragmático-funcional e descritiva, conforme a categorização proposta por Moreira (2023). Não teve questões dentro da categoria representacional, além da escassez de enunciados que utilizassem suporte. Isto reflete o projeto formativo do período marcado pela racionalidade técnica e reprodução de conceitos sem relações com o contexto real do candidato.

Biografia do Autor

Ana Santana Moreira, Colégio Estadual Solon Amaral, Goiânia - Goiás

Doutoranda em Educação na Universidade Federal de Goiás. Mestra em Educação em Ciências e Matemática pela UFG. Professora efetiva da Secretaria de Estado da Educação de Goiás. Membra do Fórum Goiano de EJA.

Rones de Deus Paranhos, Universidade Federal de Goiás

Doutor em Educação pela Universidade de Brasília. Professor do Instituto de Ciências Biológicas, dos Programas de Pós-graduação em Educação e em Educação em Ciências e Matemática da Universidade Federal de Goiás. Membro do Fórum Goiano de EJA.

Downloads

Publicado

29-11-2023

Como Citar

Moreira, A. S., & Paranhos, R. de D. (2023). A RELAÇÃO CONTEÚDO E FORMA NAS QUESTÕES DE FÍSICA NOS EXAMES DE MADUREZA EM GOIÁS (1968 – 1972). Revista Educação Em Contexto, 2(2), 145–162. https://doi.org/10.5281/zenodo.10201664

Edição

Seção

Artigos