NARRAÇÃO DE HISTÓRIAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL: PARA ALÉM DO BRINCAR LIVRE

Storytelling in early childhood education: beyond free play

Autores

  • Maria Jade Pohl Sanches Universidade Federal da Bahia
  • Fernando Russo Costa do Bomfim Fundação Hermínio Ometto - UNIARARAS

DOI:

https://doi.org/10.5281/zenodo.14188106

Palavras-chave:

Brincadeira, Intervenção, Narração, Mediação

Resumo

Neste relato analisamos a relação entre brincadeira livre e a intervenção do educador na Educação Infantil, destacando a importância de um equilíbrio para o desenvolvimento infantil. A prática foi realizada em uma escola municipal de Santa Maria – RS, com uma turma de 20 crianças de 1 a 5 anos ao longo de quatro meses. O objetivo foi promover a narração de histórias como uma prática central que enriquece as brincadeiras e assegura a mediação intencional do professor. A metodologia utilizada consistiu em integrar a narração de histórias ao cotidiano escolar, criando um ambiente acolhedor e estimulante onde cada criança se sentisse vista, ouvida e valorizada, reforçando o papel educativo da brincadeira. Os resultados indicaram que a narração de histórias inserida no cotidiano escolar potencializou a brincadeira livre e promoveu interações mais significativas entre as crianças. Concluímos que o equilíbrio entre brincadeira livre e intervenção pedagógica é essencial para o desenvolvimento integral na Educação Infantil.

Biografia do Autor

Maria Jade Pohl Sanches, Universidade Federal da Bahia

Licenciada no curso de Letras - Letras Inglês na Faculdade Estácio de Sá (RJ) (2021 - 2023). Graduada no curso de Letras - Português na Faculdade Estácio de Sá (RJ) (2021 - 2023). Especialista em Psicopedagogia Clínica e Institucional na Universidade Franciscana (UFN) (2021 - 2022). Especialista em Administração, Orientação e Supervisão Escolar no Instituto Brasileiro de Formação (UNIBF) (2021 - 2022). Especialista em Letras e LIBRAS na Faculdade de Venda Nova do Imigrante (FAVENI) (2021 - 2022). Pós - Graduada em Transtorno do Espectro Autista pela União de Ensino Superior do Vale do Ivaí (UNESVI) (2022 - 2023). Mestranda em Educação com a linha de pesquisa: Linguagem, Subjetivações e Práxis Pedagógica na Universidade Federal da Bahia (UFBA) (2023 - Atual).

Fernando Russo Costa do Bomfim, Fundação Hermínio Ometto - UNIARARAS

Mestre (2014) e Doutor (2018) em Ciências pelo Programa de Pós-graduação em Ciência Cirúrgica Interdisciplinar do Departamento de Cirurgia da Universidade Federal de São Paulo - Escola Paulista de Medicina (UNIFESP/EPM) na linha de Pesquisa de laser em cirurgia com ênfase em biologia molecular. Foi Professor supervisor do Estágio em Biologia Molecular e Análises Clínicas do Curso de Biomedicina da Fundação Hermínio Ometto - UNIARARAS. 

Downloads

Publicado

22-11-2024

Como Citar

Sanches, M. J. P., & Bomfim, F. R. C. do. (2024). NARRAÇÃO DE HISTÓRIAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL: PARA ALÉM DO BRINCAR LIVRE: Storytelling in early childhood education: beyond free play. Revista Educação Em Contexto, 3(2), 183–194. https://doi.org/10.5281/zenodo.14188106

Edição

Seção

Relatos de Experiência