A EDUCAÇÃO COMO FUNÇÃO SOCIAL PARA JOHN DEWEY

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5281/zenodo.17726904

Palavras-chave:

Conhecimento. Contribuição. Democracia., Conhecimento, Contribuição; Democracia

Resumo

Este estudo investiga o papel da escola como agente de transformação social na perspectiva de John Dewey, analisando suas contribuições para a construção de uma sociedade democrática e justa. Para Dewey, a escola era essencial no desenvolvimento de atitudes intelectuais como reflexão, iniciativa e responsabilidade social, fundamentais para uma sociedade participativa. A pesquisa justifica-se pela necessidade de compreender como a educação, em sua visão, não só insere o indivíduo na cultura, mas também o liberta de paradigmas tradicionais, ampliando sua compreensão por meio do contato com diversas dimensões do conhecimento – éticas, políticas, econômicas e ambientais. 

Objetiva-se examinar as contribuições de Dewey sobre a escola como instrumento de mudança social, destacando seu papel na democracia como processo contínuo. Além disso, busca-se demonstrar como a educação, para o autor, transcende a transmissão cultural, tornando-se ferramenta de emancipação intelectual e ressignificação da realidade. 

A metodologia consiste na análise das obras de Dewey, focando em suas concepções de educação, democracia e função social da escola, articulando-as com a transformação social. Complementarmente, será feita uma revisão crítica de literatura secundária para discutir a aplicabilidade contemporânea de suas ideias, sintetizando os princípios que vinculam educação à formação de cidadãos críticos e participativos. O estudo pretende reforçar a atualidade do pensamento deweyano para repensar a educação como alicerce de sociedades democráticas.

REC

Downloads

Publicado

28-11-2025

Como Citar

Da Silva Pereira, E. (2025). A EDUCAÇÃO COMO FUNÇÃO SOCIAL PARA JOHN DEWEY . Revista Educação Em Contexto, 4(2), 155–166. https://doi.org/10.5281/zenodo.17726904

Edição

Seção

Artigos