GUIA DE BIODIVERSIDADE DA FLONA DE SILVÂNIA: TRILHAS INTERPRETATIVAS EM ESPAÇOS NÃO FORMAIS DE ENSINO

Autores

  • Maria Luisa Dias Batista Coordenação Regional de Educação de Jussara, Goiás.
  • Hélida Ferreira da Cunha Universidade Estadual de Goiás

DOI:

https://doi.org/10.5281/zenodo.7841832

Palavras-chave:

Cerrado, Ensino de Ciências, Livro Informativo, Produto Educacional, Trilhas interpretativas

Resumo

Aulas fora da sala de aula são uma das formas de promover o ensino- aprendizado do conhecimento científico. Os espaços não formais de ensino motivam o interesse pela ciência de forma atrativa, engajadora e lúdica. Nesse sentido, o presente trabalho teve como objetivo apresentar e discutir a criação de um produto educacional. O produto é um livro informativo, chamado aqui de “Guia”, cuja temática é aprender sobre a biodiversidade do Cerrado em trilhas interpretativas de uma Unidade de Conservação. O material pode ser utilizado também por professores da Educação Básica como material complementar às aulas em ambientes não formais. Para a construção do produto educacional, foram consultados outros materiais semelhantes para inspiração e comparação e, entre os elegidos, citam-se guias que abordam unidades de conservação. O presente guia é composto por resultados de pesquisas científicas realizadas na Floresta Nacional de Silvânia e apresenta sugestões de atividades a serem desenvolvidas, pontos de interpretação, sugestões para visitantes e dicas de apoio ao professor. Sendo essas características o diferencial do material que aborda o bioma Cerrado. Além disso, faz-se imprescindível salientar a dificuldade de ter acesso a outros materiais paradidáticos semelhantes, já que não ficam dispostos no site das unidades de conservação. O presente Guia pode não só ajudar o professor e a comunidade a terem acesso ao conhecimento científico, como também fazer a conexão entre alguns conteúdos escolares e a realidade dos estudantes.

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Publicado

06-09-2022

Como Citar

Batista, M. L. D., & Cunha, H. F. da. (2022). GUIA DE BIODIVERSIDADE DA FLONA DE SILVÂNIA: TRILHAS INTERPRETATIVAS EM ESPAÇOS NÃO FORMAIS DE ENSINO. Revista Educação Em Contexto, 1(1). https://doi.org/10.5281/zenodo.7841832

Edição

Seção

Artigos