REFLEXÕES SOBRE A ESCOLA E A FORMAÇÃO NA CONTEMPORANEIDADE
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.7842040Palavras-chave:
educação, leitura, escrita, formação humanaResumo
Este ensaio tem por finalidade refletir sobre o trabalho intelectual na educação escolar. A pesquisa é de cunho teórico decorrente de revisão bibliográfica sobre o tema em questão. Busca-se, por meio da discussão histórico-filosofia clássica pensar as concepções: educação, conhecimento e saber. Discorre-se, ainda, sobre a educação ocidental contemporânea com vistas a compreender o exercício da leitura e da escrita na educação e na escola. Daí a pertinência e importância do presente estudo ao se dedicar a pôr em questão o trabalho intelectual, quer dizer, a leitura e a escrita como formas de pensar o mundo e a educação e como atividades que estão intrinsecamente ligadas à formação do homem em sentido amplo. Dentre os autores referência do presente estudo, estão: Coêlho (2008, 2009, 2011, 2012) e Chauí (2016, 1980). A fundamentação teórica assumida no percurso deste estudo permite asseverar que, apesar de estar em curso um projeto de educação para a instrumentalização, é possível materializar o trabalho intelectual na escola contemporânea, mas para que isso se confirme é necessário reconhecer a leitura e a escrita como atividades intelectuais constitutivas da formação do sujeito em sentido amplo. A escola contemporânea é uma realidade complexa e dinâmica que merece ser melhor investigada.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Cintia Aparecida Mendes Silva, Liliane Barros de Almeida Cardoso, Simone de Magalhães Vieira Barcelos

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos Autorais
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a licença Creative Commons CC-BY 4.0 que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
O conteúdo relatado e as opiniões emitidas nos textos publicados nesta revista são de exclusiva responsabilidade dos autores.