REFLEXÕES SOBRE A ESCOLA E A FORMAÇÃO NA CONTEMPORANEIDADE

Autores

  • Cintia Aparecida Mendes Silva CEPMG Polivalente Modelo Vasco dos Reis, Goiânia - Goiás
  • Liliane Barros de Almeida Cardoso Programa de Pós-Graduação em Educação – UEG/Inhumas
  • Simone de Magalhães Vieira Barcelos Programa de Pós-Graduação em Educação – UEG/Inhumas

DOI:

https://doi.org/10.5281/zenodo.7842040

Palavras-chave:

educação, leitura, escrita, formação humana

Resumo

Este ensaio tem por finalidade refletir sobre o trabalho intelectual na educação escolar. A pesquisa é de cunho teórico decorrente de revisão bibliográfica sobre o tema em questão. Busca-se, por meio da discussão histórico-filosofia clássica pensar as concepções: educação, conhecimento e saber. Discorre-se, ainda, sobre a educação ocidental contemporânea com vistas a compreender o exercício da leitura e da escrita na educação e na escola. Daí a pertinência e importância do presente estudo ao se dedicar a pôr em questão o trabalho intelectual, quer dizer, a leitura e a escrita como formas de pensar o mundo e a educação e como atividades que estão intrinsecamente ligadas à formação do homem em sentido amplo. Dentre os autores referência do presente estudo, estão: Coêlho (2008, 2009, 2011, 2012) e Chauí (2016, 1980). A fundamentação teórica assumida no percurso deste estudo permite asseverar que, apesar de estar em curso um projeto de educação para a instrumentalização, é possível materializar o trabalho intelectual na escola contemporânea, mas para que isso se confirme é necessário reconhecer a leitura e a escrita como atividades intelectuais constitutivas da formação do sujeito em sentido amplo. A escola contemporânea é uma realidade complexa e dinâmica que merece ser melhor investigada.

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Publicado

06-09-2022

Como Citar

Silva, C. A. M. ., Cardoso, L. B. de A., & Barcelos, S. de M. V. (2022). REFLEXÕES SOBRE A ESCOLA E A FORMAÇÃO NA CONTEMPORANEIDADE. Revista Educação Em Contexto, 1(1). https://doi.org/10.5281/zenodo.7842040

Edição

Seção

Ensaios