UM DISCURSO SOBRE AS CIÊNCIAS NA TRANSIÇÃO PARA UMA CIÊNCIA PÓS-MODERNA: UMA ANÁLISE DAS PRODUÇÕES (AUTO) BIOGRÁFICAS

Autores

  • Danusa Lima de Mesquita Souza Centro de Ensino em Período Integral Zulca Peixoto de Paiva, Cristalina - Goiás
  • Alan Rodrigues dos Santos Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Goiás - Regional Catalão

DOI:

https://doi.org/10.5281/zenodo.7842084

Palavras-chave:

Narrativa, Segunda Modernidade, Educação, Paradigma Emergente

Resumo

Este artigo tem como temática um estudo das produções (Auto) Biográficas do Programa de Pós-Graduação em Educação – PPGEDUC da Universidade Federal de Goiás – UFG/Regional Catalão – UFCAT “em transição” na linha de pesquisa: Políticas Educacionais, História da Educação e Pesquisa (Auto) Biográficas. O objetivo e discutir o paradigma emergente nas produções (Auto) Biográficas do Programa utilizando-se como referencial teórico “Um discurso sobre a ciência” de Boaventura de Sousa Santos. Buscamos responder a seguinte pergunta: Deste modo como a (auto) biografia tem incorporado o paradigma emergente nas produções do PPGEDUC? Especificamente, neste artigo, priorizaremos a discussão de duas teses apresentadas por Boaventura (1995): “Todo o conhecimento e autoconhecimento” e “todo conhecimento científico visa constituir-se em senso comum” pelo viés das pesquisas autobiográfica. Para realizar esta análise, primeiramente foi elaborado uma breve revisão bibliográfica de títulos e autores das dissertações, para a seleção do material que constitui este artigo, dessa forma, como resultados foram evidenciados os trabalhos de Silva (2017), Carrijo (2020), Ribeiro (2019), Ferreira (2015) e Vaz (2020). Ao final da análise, conclui-se que, a (auto) biografia lança um olhar a história do tempo presente e proporciona um olhar mais sensível e baseado nas subjetividades que faz parte dos esforços começados no paradigma emergente.

Downloads

Publicado

06-09-2022

Como Citar

Souza, D. L. de M., & Santos, A. R. dos. (2022). UM DISCURSO SOBRE AS CIÊNCIAS NA TRANSIÇÃO PARA UMA CIÊNCIA PÓS-MODERNA: UMA ANÁLISE DAS PRODUÇÕES (AUTO) BIOGRÁFICAS. Revista Educação Em Contexto, 1(1). https://doi.org/10.5281/zenodo.7842084

Edição

Seção

Ensaios