EXORTAÇÃO AOS CROCODILOS: NAS VEREDAS DO ROMANCE HISTÓRICO
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.8014343Palavras-chave:
Romance histórico contemporâneo. Gyorgy Lukács. Walter Scott. Antônio Lobo Antunes. Exortação aos Crocodilos.Resumo
O produto do romance histórico é a história. O fundador desse gênero, segundo Luckács (2011), é Walter Scott, com a criação do romance Waverley, em 1814. Scott dá vida humana a tipos sociais históricos, enfatizando as personagens coadjuvantes, colocando-as como heróis medianos, que não se aliam a nenhuma das partes do conflito. Foi eleito como corpus da investigação o romance português Exortação aos Crocodilos, de Antônio Lobo Antunes (2001), sob a hipótese de que esse seja um romance histórico contemporâneo, uma vez que apresenta características que fortalecem essa pressuposição. A obra supracitada aborda a história de Portugal após a Revolução dos Cravos, citando consequências, violências, medos e angústias que se instalaram no país na referida época. Antunes reaviva e apresenta o movimento da história de Portugal, por meio de monólogos interiores de quatro personagens, com características fulcrais do romance histórico, abordadas por Lukács (2011).
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Leicina Alves Xavier Pires
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos Autorais
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a licença Creative Commons CC-BY 4.0 que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
O conteúdo relatado e as opiniões emitidas nos textos publicados nesta revista são de exclusiva responsabilidade dos autores.