DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM: ASPECTOS SOCIAIS E EMOCIONAIS QUE INTERFEREM NA ESCRITA
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.8014371Palavras-chave:
Escrita. Leitura. Processo Ensino-Aprendizagem.Resumo
O trabalho de aprendizagem da língua escrita, dentro da sua complexidade, contribui sobremaneira para a formação de crianças leitoras e produtoras de textos, sendo o professor um elemento essencial à sua execução, pelo seu compromisso, pelo trabalho interdisciplinar que direciona o aprender para diferentes níveis e dimensões, pela oportunidade da pesquisa que o capacita a traçar novas ações pedagógicas na busca de seus objetivos educacionais, no entanto, não podemos nos esquecer que o aluno é, e sempre será, o elemento central de todo esse processo, fazendo do ensino e da aprendizagem, uma via de mão dupla. Inserir-se nas práticas sociais próprias da cultura escrita implica comportamentos, procedimentos e destrezas típicos de quem vive no mundo da leitura, como movimentar-se numa biblioteca, frequentar livrarias, estar atento aos escritos urbanos, e aos materiais escritos que circulam na escola e no bairro. Essas atitudes e comportamentos não se restringem a um momento específico, nem podem ser considerados capacidades relativas a uma idade ou ciclo. Constituem componentes de todo o processo de escolarização e são frutos de um trabalho contínuo, onde a interrupção desse processo acarretaria um retrocesso na prática da leitura e, mais ainda, em um prejuízo ao processo de ensino e aprendizagem.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Aline Quintela Marques
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos Autorais
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a licença Creative Commons CC-BY 4.0 que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
O conteúdo relatado e as opiniões emitidas nos textos publicados nesta revista são de exclusiva responsabilidade dos autores.