MÃES RECICLADORAS: CONSTRUÇÃO E VALIDAÇÃO DE CARTILHA DIDÁTICA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL PARA CRIANÇAS DO ENSINO BÁSICO
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.8014304Resumo
O objetivo deste estudo foi construir e validar uma cartilha didática sobre mães recicladoras. O processo de elaboração da cartilha ocorreu por meio de pesquisa-ação realizada em uma associação na região central do Rio Grande do Sul. Participaram 16 trabalhadoras de uma cooperativa de coleta de lixo. As ações foram desenvolvidas de agosto/2022 a novembro/2022 por meio de rodas de conversas e entrega de kit para produção de desenhos. A validação ocorreu por meio de aplicação de instrumento em dois grupos distintos, sendo os especialistas (n=12) e o público-alvo (n=233), utilizando o Índice de Validação de Conteúdo (IVC) com nível de confiança de 95%. O material foi obtido durante as oficinas, através de análise dos desenhos feitos pelas recicladoras, que compõem o roteiro do produto final. A cartilha versa sobre a função da mãe que trabalha na função de seleção de materiais recicláveis e no cuidado ao meio ambiente, a necessidade de efetivar atitudes ecológicas e humanitárias para fortalecimento, valorização, bem-estar, qualidade de vida e garantia dos direitos fundamentais dos recicladores ao mesmo tempo que promove a educação ambiental às crianças do ensino básico.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Giselia Aparecida dos Reis Bellinaso, Luciane Najar Smeha
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos Autorais
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a licença Creative Commons CC-BY 4.0 que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
O conteúdo relatado e as opiniões emitidas nos textos publicados nesta revista são de exclusiva responsabilidade dos autores.