JOGOS GRAFO-TÁTEIS NO DESENVOLVIMENTO DE CRIANÇAS CEGAS
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.8014398Resumo
Educação de qualidade é mais do que acesso e permanência na escola. O estudante com deficiência precisa ser incluído de fato. O presente artigo aborda a aprendizagem e o desenvolvimento da criança cega na educação infantil, a importância do brinquedo
e da brincadeira nesse processo e pontua a relevância do material pedagógico acessível, da mediação e da interação com os pares no processo ensino aprendizagem. O objetivo central deste trabalho é relatar o resultado da pesquisa “Elaboração, Produção e Análise de Jogos Grafo-táteis em Poliácido Lático (PLA) e Medium Density Fiberborad (MDF) para Educação Infantil” desenvolvida durante o Mestrado Profissional em Ensino na Educação Básica do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu do CEPAE/UFG. No desenvolvimento da pesquisa, foram produzidos jogos grafo-táteis em MDF e em PLA a partir de um protótipo inicial de Arquivos Digitais que foram avaliados por professores especialistas no atendimento de pessoas com deficiência visual e mães de crianças cegas com idade de 4 e 5. Com base na avaliação desses sujeitos, os Arquivos Digitais foram modificados para atender às sugestões e estão disponibilizados gratuitamente para impressão. Esperamos com este artigo fomentar novos estudos acerca de materiais grafo-táteis em PLA ou MDF para a inclusão de crianças cegas na educação infantil.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Waléria Freitas Oliveira Prado, Ana Paula Salles da Silva

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos Autorais
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a licença Creative Commons CC-BY 4.0 que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
O conteúdo relatado e as opiniões emitidas nos textos publicados nesta revista são de exclusiva responsabilidade dos autores.