LEITURA DE POESIA E FORMAÇÃO DO LEITOR LITERÁRIO NA EDUCAÇÃO BÁSICA: A PRODUÇÃO POÉTICA DE CORA CORALINA EM SALA DE AULA

Autores

  • Edina Faria de Almeida CEPMG João Augusto Perillo - Goiás

DOI:

https://doi.org/10.5281/zenodo.8014466

Palavras-chave:

Ensino, Literatura, Leitura de poesia, Formação de leitor

Resumo

Este artigo consiste em investigar o processo de formação do leitor de poesia na escola e como se constitui a relação leitor, texto e autor, com ênfase especial no jovem adolescente leitor da poesia da escritora Cora Coralina. O corpus de análise é composto pelo livro Poemas dos Becos de Goiás e Estórias Mais, pelo conjunto da obra da poeta e pelos dados amostrais obtidos a partir da intervenção pedagógico-metodológica feita em uma turma de alunos do 8º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública da cidade de Goiás. Objetivou-se investigar como a leitura da poesia de Cora Coralina, sob a perspectiva da memória e da identidade, pode contribuir para a formação leitora do jovem aluno dos anos finais do ensino fundamental e despertar nele o gosto pela poesia. O estudo teve como fundamento teórico, entre outros autores, Candido (2004), Rouxel, Langlade e Rezende (2013), Zilberman e Magalhães (1987), Cosson (2019), Todorov (2010), Jouve (2012) e Andruetto (2017). Para a consecução do objetivo proposto, realizou-se a pesquisa bibliográfica e a pesquisa- ação com intervenção pedagógica. A mediação direta com o jovem estudante e leitor visou, como resultado, a produção de um documentário intitulado Cora Coralina: entre poemas e memórias, que buscou mesclar as linguagens acadêmica, pedagógica e poética, com vistas a evidenciar a composição dos poemas e vivências de Cora Coralina na criação e na perspectiva subjetiva do aluno em meio a lugares poetizados da cidade de Goiás.

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Publicado

14-06-2023

Como Citar

Almeida, E. F. de. (2023). LEITURA DE POESIA E FORMAÇÃO DO LEITOR LITERÁRIO NA EDUCAÇÃO BÁSICA: A PRODUÇÃO POÉTICA DE CORA CORALINA EM SALA DE AULA. Revista Educação Em Contexto, 2(1), 121–134. https://doi.org/10.5281/zenodo.8014466

Edição

Seção

Ensaios