LEITURA DE POESIA E FORMAÇÃO DO LEITOR LITERÁRIO NA EDUCAÇÃO BÁSICA: A PRODUÇÃO POÉTICA DE CORA CORALINA EM SALA DE AULA
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.8014466Palavras-chave:
Ensino, Literatura, Leitura de poesia, Formação de leitorResumo
Este artigo consiste em investigar o processo de formação do leitor de poesia na escola e como se constitui a relação leitor, texto e autor, com ênfase especial no jovem adolescente leitor da poesia da escritora Cora Coralina. O corpus de análise é composto pelo livro Poemas dos Becos de Goiás e Estórias Mais, pelo conjunto da obra da poeta e pelos dados amostrais obtidos a partir da intervenção pedagógico-metodológica feita em uma turma de alunos do 8º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública da cidade de Goiás. Objetivou-se investigar como a leitura da poesia de Cora Coralina, sob a perspectiva da memória e da identidade, pode contribuir para a formação leitora do jovem aluno dos anos finais do ensino fundamental e despertar nele o gosto pela poesia. O estudo teve como fundamento teórico, entre outros autores, Candido (2004), Rouxel, Langlade e Rezende (2013), Zilberman e Magalhães (1987), Cosson (2019), Todorov (2010), Jouve (2012) e Andruetto (2017). Para a consecução do objetivo proposto, realizou-se a pesquisa bibliográfica e a pesquisa- ação com intervenção pedagógica. A mediação direta com o jovem estudante e leitor visou, como resultado, a produção de um documentário intitulado Cora Coralina: entre poemas e memórias, que buscou mesclar as linguagens acadêmica, pedagógica e poética, com vistas a evidenciar a composição dos poemas e vivências de Cora Coralina na criação e na perspectiva subjetiva do aluno em meio a lugares poetizados da cidade de Goiás.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Edina Faria de Almeida
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos Autorais
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a licença Creative Commons CC-BY 4.0 que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
O conteúdo relatado e as opiniões emitidas nos textos publicados nesta revista são de exclusiva responsabilidade dos autores.