REFLEXÕES SOBRE A IMPLEMENTAÇÃO DO FUNDEB NA EDUCAÇÃO BRASILEIRA

Autores

  • Kêila Paula Monteiro Rezende Colégio Estadual da Polícia Militar de Goiás Nivo das Neves, Caldas Novas
  • Fernanda Welter Adams Universidade Federal da Bahia
  • Geraldo Sadoyama Universidade Federal de Goiás
  • Adriana dos Santos Prado Sadoyama Universidade Federal de Catalão

DOI:

https://doi.org/10.5281/zenodo.10201224

Palavras-chave:

Fundeb, Financiamento, Qualidade da educação, Pesquisa bibliográfica

Resumo

O Fundeb, criado a partir da Emenda Constitucional nº 53, de 20 de dezembro de 2006, e regulamentado pela Lei nº 11.494, de 20 de junho de 2007 e pelo Decreto nº 6.253, de 13 de novembro de 2007, tem como finalidade assegurar aos indivíduos uma educação pública de qualidade. A partir do exposto, problematizamos: Como o Fundeb vem sendo abordado nas atuais pesquisas? Portanto, o objetivo deste trabalho é a analisar quais aspectos do Fundeb estão sendo abordados nas atuais pesquisas sobre a temática. Para  tanto, utilizamos a abordagem qualitativa a partir da pesquisa bibliográfica que se constituiu no levantamento de artigos sobre a temática. Como banco de dados determinamos o Scientific Electronic Library Online (Scielo). Para a realização do levantamento dos artigos, definimos os seguintes descritores: Políticas Públicas, Financiamento da Educação, Investimento em Educação Pública e Fundeb. Com o levantamento, sete artigos foram encontrados e fizeram parte da análise, todos foram publicados em revistas da área da educação entre os anos de 2011 e 2021. A análise dos trabalhos demostrou uma preocupação em apresentar uma discussão histórica sobre as políticas relacionadas tanto à conquista da educação pública quanto ao financiamento dessa educação. Portanto, se observa a necessidade de ampliação em pesquisas que discutam a efetivação do Fundeb.

 

 

Biografia do Autor

Fernanda Welter Adams, Universidade Federal da Bahia

Doutoranda do programa de Pós-Graduação em Ensino, Filosofia e História das Ciências da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Mestre em Educação (2018) pelo programa de Pós-Graduação da Universidade Federal de Goiás/Regional Catalão com pesquisa na linha Práticas Educativas, Políticas Educacionais e Inclusão. Especialista em Educação Especial - Ênfase em Tecnologias Assistivas e Comunicação Alternativa, pela Universidade de Candido Mendes (2020). Especialista em " Metodologias do Ensino da Química" pela AVM Faculdade Integrada (2016) .Graduada Licenciatura em Química (2014) pela Universidade Federal de Goiás/Regional Catalão , onde foi Bolsista PIBID e desenvolveu pesquisa na área de Ensino de Química, com ênfase em Jogos Didáticos e ensino CTS e licenciada em Pedagogia pelo Instituto Maximus (2019), onde desenvolveu pesquisa sobre o ensino de ciências na educação infantil. Atua no grupo de pesquisa - GEPEEC (Grupo de Estudos, Pesquisa e Extensão em Ensino de Ciências e Formação de Professores) da Universidade Federal de Catalão. Experiência professora do Ensino Fundamental I e II, Ensino Médio, Ensino Médio Integrado com o Técnico e Ensino Superior, bem como tutora Presencial do Curso de Formação Pedagógica do Instituto Federal Goiás, e tutora a Distância - (Plataforma Moodle-UFG/CIAR) do "Curso de Aperfeiçoamento em Letramento para o Estudante com Deficiência?. Experiência como Supervisora do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) vinculado ao Instituto Federal Goiano de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano/Campus Morrinhos com vigência 01/08/2018 a 31/01/2019. Dedica-se ao estudo do ensino de Química e Ciências, Formação de Professores de Química e Educação Especial.

 

Geraldo Sadoyama, Universidade Federal de Goiás

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Uberlândia (1995), mestrado em Imunologia e Parasitologia Aplicadas pela Universidade Federal de Uberlândia (1998) e doutorado em Imunologia e Parasitologia Aplicadas pela Universidade Federal de Uberlândia (2004). Atualmente é professor associado 4 da Universidade Federal de Goiás. É Sub-coordenador e Professor permanente do Curso de Mestrado Profissional em Gestão Organizacional da Universidade Federal de Catalão/UFCAT. É Diretor do Instituto de Biotecnologia - IBiotec/UFCAT (2016-2022). Atua na graduação, nos cursos de Ciências Biológicas (licenciatura e Bacharelado), Medicina e Enfermagem. No mestrado de Gestão Organizacional atua em disciplinas de: Seminários de Dissertação; Métodos Qualitativos/Quantitavos; Gestão da Qualidade e Segurança nas Organizações. Desenvolve trabalhos interdisciplinares na área de gestão, educação e saúde (educação comportamental, qualidade de serviços, cultura organizacional, cultura de segurança, infecção e epidemiologia hospitalar), Microbiologia/biotecnologia/técnicas laboratoriais e rota tecnológica.

 

Adriana dos Santos Prado Sadoyama, Universidade Federal de Catalão

Possui graduação em Letras Português Inglês e Suas Literaturas pela Universidade de Marília (1997), Graduação em Pedagogia pela Universidade de Uberaba.Mestrado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e doutorado em Linguística e Língua Portuguesa pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Professora Efetiva da Universidade Federal de Catalão alocada na Faculdade de Educação nas áreas de Metodologia da Língua Portuguesa, Cultura ,currículo e avaliação, Estágio Supervisionado da Educação Infantil e Anos Iniciais e Arte e Educação. Estudos na área de formação de professores, políticas Educacionais. Projetos de pesquisa voltados para a área de leitura, formação leitora e compreensão leitora; bem como para estudos Educação Emocional e adoecimento docente. Coordenadora do Projeto de extensão em letramentos múltiplos na formação de professores dos anos iniciais em parceria com o município de Catalão, Educação Emocional e Educação Permanente em Docência. Professora do Programa de Mestrado em Gestão Organizacional na linha de indivíduos com a linha de pesquisa gestão da qualidade em Educação/ Qualidade de vida do trabalhador da Educação e Educação Emocional. Vice- Líder do grupo de pesquisa Qualidade educacional. Coordenadora do Grupo de estudos Qualidade na Educação Brasileira: Metas e perspectivas. Atua como professora a 30 anos desde a Educação Infantil, Ensino Fundamental I e II, Ensino Médio e Ensino Superior. Orientações de graduação, especialização e Mestrado.

 

Downloads

Publicado

29-11-2023

Como Citar

Rezende, K. P. M., Adams, F. W., Sadoyama, G. ., & Sadoyama, A. dos S. P. (2023). REFLEXÕES SOBRE A IMPLEMENTAÇÃO DO FUNDEB NA EDUCAÇÃO BRASILEIRA. Revista Educação Em Contexto, 2(2), 83–99. https://doi.org/10.5281/zenodo.10201224

Edição

Seção

Artigos