OS EIXOS ESTRUTURANTES/EIXOS TRANSVERSAIS EM AULAS DE ESPANHOL: O DIA DA CONSCIÊNCIA NEGRA
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.11949421Palavras-chave:
Ensino de idiomas, Língua espanhola, Eixos estruturantes, Temas transversaisResumo
Este relato visou refletir sobre o desenvolvimento de um projeto avaliativo pedagógico, em classe de língua espanhola, que contemplou a temática do Dia da Consciência Negra, a partir da identificação e exposição, na língua de Cervantes, de obras literárias de autores afrodescendentes, de nacionalidade brasileira ou hispanofalantes. Trata-se de um relato de experiência, desenvolvido junto a estudantes jovens e adultos, em um Centro Interescolar de Línguas do Distrito Federal, a partir da descrição da aplicação de uma sequência didática, que visou a apresentação oral do projeto pelos alunos, durante um bimestre letivo. A pesquisa é qualitativa, e contempla a observação participante, com o seu registro por meio de diário de bordo. Na primeira parte, são apresentados o contexto,
a elaboração de classes motivadoras e orientadoras, além da aplicação do projeto. Na segunda, são feitas reflexões sobre as habilidades linguísticas e a conscientização social identificadas, após a experiência vivenciada. A terceira parte contempla as considerações finais, nas quais são indicados novos direcionamentos para futuras pesquisas. Entre suas conclusões, este estudo considera que a articulação do ensino de línguas, com a perspectiva dos eixos estruturantes (BNCC) ou eixos transversais (PCNs), torna-se fundamental para a reflexão sobre o ensino de línguas na formação humanística dos estudantes, como o experimentado no
relato, ao propor o reconhecimento da contribuição das pessoas afrodescendentes na construção cultural e intelectual do país, bem como ao estimular as discussões sobre questões de raça, preconceitos e discriminação, ainda presentes.
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