EDUCAÇÃO FINANCEIRA: UMA PROPOSTA DIDÁTICA EM SALA DE AULA COM O USO DE PLANILHAS ELETRÔNICAS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5281/zenodo.11660814

Palavras-chave:

Educação. Finanças. Matemática financeira.

Resumo

A educação financeira abarca todo o processo de busca, compreensão e aplicação de conceitos cotidianos tangentes às noções básicas de matemática financeira, economia e finanças. Este estudo, qualitativo, documental e em campo, relata uma experiência com os discentes da 3ª série do Ensino Médio de um colégio da Rede Estadual de Goiás, objetivando-se compreender os conhecimentos prévios desses alunos com respeito às noções de educação financeira bem como os conhecimentos após a realização de atividades em campo. A ideia central deste estudo foi que os alunos participantes da pesquisa compreendam conceitos básicos de matemática financeira, economia e finanças, tais como: ativos e passivos; fluxo de caixa; controle de gastos; porcentagem e descontos e noções de empréstimos e investimentos. E, ainda mais, buscou-se que esses conceitos fossem trabalhados com o uso de planilhas eletrônicas, um software facilitador da compreensão desses conteúdos. A ação de trabalhar a educação financeira com o uso das planilhas eletrônicas provou-se eficiente na compreensão dos alunos, conforme se observou na análise dos questionários finais e durante a realização das tarefas aplicadas. Diante disso, percebe-se o fator essencial de trabalhar a educação financeira na educação básica, pois essa estimula o senso crítico e auxilia na tomada de decisões cotidianas com respeito às finanças pessoais e coletivas.

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Publicado

17-06-2024

Como Citar

Couto, A. A. do, & Silva, G. J. P. da. (2024). EDUCAÇÃO FINANCEIRA: UMA PROPOSTA DIDÁTICA EM SALA DE AULA COM O USO DE PLANILHAS ELETRÔNICAS. Revista Educação Em Contexto, 3(1), 9–24. https://doi.org/10.5281/zenodo.11660814

Edição

Seção

Artigos