O USO DE APLICATIVOS NO ENSINO REMOTO DE MATEMÁTICA NO ENSINO MÉDIO DURANTE A PANDEMIA DA COVID-19: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DAS DISSERTAÇÕES DO PROFMAT

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5281/zenodo.11937628

Palavras-chave:

Ensino remoto, Matemática, Revisão sistemática, Softwares de aplicação (apps)

Resumo

A Pandemia da COVID-19, doença causada pelo coronavírus, denominado SARS-CoV-2, impactou severamente o trabalho dos professores e professoras. A suspensão das aulas presenciais, como medida preventiva à disseminação do coronavírus, “empurrou” o profissional do magistério para o trabalho remoto, onde a mediação do processo de ensino e aprendizagem deu-se, muitas vezes, pelo intermédio de softwares de aplicação, os “apps”. Neste estudo investigamos e analisamos o trabalho docente realizado através do ensino remoto pelo intermédio de softwares de aplicação e desenvolvido na área de matemática com estudantes do Ensino Médio durante a Pandemia da COVID-19. Para tanto, utilizamos uma abordagem qualitativa, com finalidade exploratória e delineamento bibliográfico e documental. Apoiamos na revisão sistemática das dissertações do PROFMAT produzidas nos anos de 2020, 2021 e 2022
que tratam sobre o uso de aplicativos no ensino remoto da disciplina de matemática do Ensino Médio. A partir da coleta e análise dos dados, constatamos que os professores e professoras ao redor do Brasil mediaram o processo de ensino e aprendizagem principalmente através dos aplicativos Google Meet e WhatsApp, para a realização de aulas virtuais síncronas e compartilhamento
de arquivos digitais, complementando o trabalho nas aulas remotas com uma variedade de outros aplicativos. Os dados coletados e analisados também evidenciaram os desafios e êxitos encontrados no trabalho docente com as Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs) e as iniciativas de apoio e regulamentação do trabalho docente durante o regime de aulas não presenciais.

Biografia do Autor

Aldney Barbosa Couto, Colégio Estadual da Polícia Militar de Goiás de Itauçu, Itauçu - GO.

Licenciatura em Matemática pela Universidade Estadual de Goiás. Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional pela Universidade Federal de Goiás. Professor do Colégio Estadual da Polícia Militar de Goiás de Itauçu, Itauçu - GO. E-mail: aldney.couto@seduc.go.gov.br

Tiago Moreira Vargas, Instituto de Matemática e Estatística da Universidade Federal de Goiás

Bacharel e Mestre em Matemática pela Universidade Federal de Goiás. Doutor em Estatística pelo Instituto de Matemática e Estatística da Universidade de São Paulo (USP). Foi professor adjunto da Faculdade de Matemática da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) de 2013 a 2017. Desde 2017 é professor adjunto do Instituto de Matemática e Estatística da Universidade Federal de Goiás (UFG).

Downloads

Publicado

17-06-2024

Como Citar

Couto, A. B., & Vargas, T. M. (2024). O USO DE APLICATIVOS NO ENSINO REMOTO DE MATEMÁTICA NO ENSINO MÉDIO DURANTE A PANDEMIA DA COVID-19: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DAS DISSERTAÇÕES DO PROFMAT. Revista Educação Em Contexto, 3(1), 105–124. https://doi.org/10.5281/zenodo.11937628

Edição

Seção

Artigos