O USO DE APLICATIVOS NO ENSINO REMOTO DE MATEMÁTICA NO ENSINO MÉDIO DURANTE A PANDEMIA DA COVID-19: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DAS DISSERTAÇÕES DO PROFMAT
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.11937628Palavras-chave:
Ensino remoto, Matemática, Revisão sistemática, Softwares de aplicação (apps)Resumo
A Pandemia da COVID-19, doença causada pelo coronavírus, denominado SARS-CoV-2, impactou severamente o trabalho dos professores e professoras. A suspensão das aulas presenciais, como medida preventiva à disseminação do coronavírus, “empurrou” o profissional do magistério para o trabalho remoto, onde a mediação do processo de ensino e aprendizagem deu-se, muitas vezes, pelo intermédio de softwares de aplicação, os “apps”. Neste estudo investigamos e analisamos o trabalho docente realizado através do ensino remoto pelo intermédio de softwares de aplicação e desenvolvido na área de matemática com estudantes do Ensino Médio durante a Pandemia da COVID-19. Para tanto, utilizamos uma abordagem qualitativa, com finalidade exploratória e delineamento bibliográfico e documental. Apoiamos na revisão sistemática das dissertações do PROFMAT produzidas nos anos de 2020, 2021 e 2022
que tratam sobre o uso de aplicativos no ensino remoto da disciplina de matemática do Ensino Médio. A partir da coleta e análise dos dados, constatamos que os professores e professoras ao redor do Brasil mediaram o processo de ensino e aprendizagem principalmente através dos aplicativos Google Meet e WhatsApp, para a realização de aulas virtuais síncronas e compartilhamento
de arquivos digitais, complementando o trabalho nas aulas remotas com uma variedade de outros aplicativos. Os dados coletados e analisados também evidenciaram os desafios e êxitos encontrados no trabalho docente com as Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs) e as iniciativas de apoio e regulamentação do trabalho docente durante o regime de aulas não presenciais.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Aldney Barbosa Couto, Tiago Moreira Vargas

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos Autorais
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a licença Creative Commons CC-BY 4.0 que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
O conteúdo relatado e as opiniões emitidas nos textos publicados nesta revista são de exclusiva responsabilidade dos autores.