A EDUCAÇÃO POR TRÁS DAS GRADES: ANÁLISE DECOLONIAL E NECROPOLÍTICA DO PERFIL DOS PRESOS DO CONJUNTO PENAL DE JUAZEIRO, BA

Education behind bars: a decolonial and necropolitical analysis of the profile of inmates at the Juazeiro penal complex, BA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5281/zenodo.14187849

Palavras-chave:

Educação prisional, Decolonialidade, Necropolítica, Ressocialização

Resumo

O presente artigo é um recorte de uma pesquisa de trabalho de conclusão de curso, que visa explorar as interseções entre necropolítica, decolonialidade e o perfil educacional dos presos no Conjunto Penal de Juazeiro (CPJ). A pesquisa utiliza dados da Secretaria Nacional de Políticas Penais (SENAPPEN) e relatórios do Sistema de Informações Penitenciárias (SISDEPEN), coletados em março de 2024, para analisar como essas abordagens teóricas influenciam e refletem nas condições educacionais e de vida dos detentos. A educação é reconhecida internacionalmente como um direito fundamental de todos os seres humanos. A abordagem quantitativa ocorreu por meio de uma pesquisa de levantamento de dados secundários e a abordagem qualitativa foi realizada por meio de uma pesquisa exploratória, caracterizada como um estudo de caso do tipo único incorporado, fundamentada em teorias da criminologia crítica, explorando as percepções sobre o perfil educacional dos detentos, as oportunidades educacionais disponíveis e as barreiras enfrentadas no CPJ. Os resultados mostram baixos níveis educacionais entre os presos ao ingressar no sistema prisional e baixa participação em programas educacionais, refletindo a necropolítica através de superlotação, condições de vida e a falta de acesso adequado a serviços básicos, incluindo a educação, que perpetuam a marginalização social dos presos. Com base nos resultados, recomendamos uma reestruturação multifacetada das políticas prisionais com base nos direitos humanos e na promoção de uma educação inclusiva como caminho para reintegração, na promoção da justiça social e no combate à exclusão.

Biografia do Autor

Vanderléia Lopes da Silva, UNEB

Mestre em Direito do Trabalho e Relações Internacionais pela UNTREF, mestranda em Educação, Cultura e Território Semiáridos – PPGESA,  Pós-Graduada em Coordenação Pedagógica pela UFBA, Graduada em Advocacia e Pedagoga pela Universidade do Estado da Bahia UNEB, Mestranda do Curso de especialização e no Programa de Pós-graduação em Educação Cultura e Territórios Semiárido – PPGESA, é Advogada autônoma e  Coordenadora Pedagógica efetiva do Município de Juazeiro - Bahia

Josenilton Nunes Vieira , Universidade do Estado da Bahia

Doutor em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2009), Mestre em Educação pela Universidade Federal da Bahia (2002), Graduado em Pedagogia pela Universidade do Estado da Bahia (1993). É professor adjunto da Universidade do Estado da Bahia, lotado no Departamento de Ciências Humanas III, Juazeiro, BA. Professor e Coordenador do Curso de especialização e no Programa de Pós-graduação em Educação Cultura e Territórios Semiárido - PPGESA (mestrado).

Downloads

Publicado

22-11-2024

Como Citar

Silva, V. L. da ., & Vieira , J. N. (2024). A EDUCAÇÃO POR TRÁS DAS GRADES: ANÁLISE DECOLONIAL E NECROPOLÍTICA DO PERFIL DOS PRESOS DO CONJUNTO PENAL DE JUAZEIRO, BA: Education behind bars: a decolonial and necropolitical analysis of the profile of inmates at the Juazeiro penal complex, BA. Revista Educação Em Contexto, 3(2), 23–39. https://doi.org/10.5281/zenodo.14187849

Edição

Seção

Artigos