AS CONTRIBUIÇÕES DA DANÇA NO DESENVOLVIMENTO DAS COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS DE ALUNOS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA (TEA)
The contributions of dance in the development of socio-emotional skills of students with autistic spectrum disorder (ASD)
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.14187884Palavras-chave:
Dança, Competências socioemocionais, Alunos, Transtorno do espectro autistaResumo
Adaptada às necessidades do aluno com transtorno do espectro autista (TEA), a dança oferece benefícios significativos para esse público-alvo. Para tanto, o presente artigo objetivou investigar as contribuições da dança no processo de desenvolvimento das competências socioemocionais de alunos com TEA, matriculados no ensino fundamental I da rede pública. A questão problema norteadora deste estudo é: de que forma a dança pode contribuir no processo de desenvolvimento das competências socioemocionais de alunos com Transtorno do Espectro Autista? Considerou-se que a dança possui potencial para contribuir no processo de socialização de alunos com Transtorno do Espectro Autista. Trata-se de uma metodologia aplicada, descritiva e qualiquantitativa iniciada por estudo bibliográfico na aproximação do tema, seguida de um estudo de campo no Centro de Ensino Especial Luz do Amanhecer, com a elaboração de um produto Técnico-Tecnológico a partir da pesquisa. Os resultados mostram que a dança oferece múltiplos benefícios para o desenvolvimento das competências socioemocionais de alunos com TEA. A regulação emocional, a autoconfiança, a autoestima e a coordenação motora, a dança pode ser uma ferramenta poderosa e eficaz no apoio ao desenvolvimento integral desses alunos com TEA.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Renata Alves Maciel Pereira
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos Autorais
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a licença Creative Commons CC-BY 4.0 que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
O conteúdo relatado e as opiniões emitidas nos textos publicados nesta revista são de exclusiva responsabilidade dos autores.