AS CONTRIBUIÇÕES DA DANÇA NO DESENVOLVIMENTO DAS COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS DE ALUNOS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA (TEA)
The contributions of dance in the development of socio-emotional skills of students with autistic spectrum disorder (ASD)
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.14187884Palavras-chave:
Dança, Competências socioemocionais, Alunos, Transtorno do espectro autistaResumo
Adaptada às necessidades do aluno com transtorno do espectro autista (TEA), a dança oferece benefícios significativos para esse público-alvo. Para tanto, o presente artigo objetivou investigar as contribuições da dança no processo de desenvolvimento das competências socioemocionais de alunos com TEA, matriculados no ensino fundamental I da rede pública. A questão problema norteadora deste estudo é: de que forma a dança pode contribuir no processo de desenvolvimento das competências socioemocionais de alunos com Transtorno do Espectro Autista? Considerou-se que a dança possui potencial para contribuir no processo de socialização de alunos com Transtorno do Espectro Autista. Trata-se de uma metodologia aplicada, descritiva e qualiquantitativa iniciada por estudo bibliográfico na aproximação do tema, seguida de um estudo de campo no Centro de Ensino Especial Luz do Amanhecer, com a elaboração de um produto Técnico-Tecnológico a partir da pesquisa. Os resultados mostram que a dança oferece múltiplos benefícios para o desenvolvimento das competências socioemocionais de alunos com TEA. A regulação emocional, a autoconfiança, a autoestima e a coordenação motora, a dança pode ser uma ferramenta poderosa e eficaz no apoio ao desenvolvimento integral desses alunos com TEA.
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