AS CONTRIBUIÇÕES DA DANÇA NO DESENVOLVIMENTO DAS COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS DE ALUNOS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA (TEA)

The contributions of dance in the development of socio-emotional skills of students with autistic spectrum disorder (ASD)

Autores/as

  • Renata Alves Maciel Pereira Colégio Estadual Professor Alfredo Nasser https://orcid.org/0009-0001-6691-5866
  • Antônio dos Santos Silva Centro Universitário Vale do Rio Verde - UNINCOR

DOI:

https://doi.org/10.5281/zenodo.14187884

Palabras clave:

Dança, Competências socioemocionais, Alunos, Transtorno do espectro autista

Resumen

Adaptada às necessidades do aluno com transtorno do espectro autista (TEA), a dança oferece benefícios significativos para esse público-alvo. Para tanto, o presente artigo objetivou investigar as contribuições da dança no processo de desenvolvimento das competências socioemocionais de alunos com TEA, matriculados no ensino fundamental I da rede pública. A questão problema norteadora deste estudo é: de que forma a dança pode contribuir no processo de desenvolvimento das competências socioemocionais de alunos com Transtorno do Espectro Autista? Considerou-se que a dança possui potencial para contribuir no processo de socialização de alunos com Transtorno do Espectro Autista. Trata-se de uma metodologia aplicada, descritiva e qualiquantitativa iniciada por estudo bibliográfico na aproximação do tema, seguida de um estudo de campo no Centro de Ensino Especial Luz do Amanhecer, com a elaboração de um produto Técnico-Tecnológico a partir da pesquisa. Os resultados mostram que a dança oferece múltiplos benefícios para o desenvolvimento das competências socioemocionais de alunos com TEA. A regulação emocional, a autoconfiança, a autoestima e a coordenação motora, a dança pode ser uma ferramenta poderosa e eficaz no apoio ao desenvolvimento integral desses alunos com TEA.

Publicado

2024-11-22

Cómo citar

Pereira, R. A. M., & Silva, A. dos S. (2024). AS CONTRIBUIÇÕES DA DANÇA NO DESENVOLVIMENTO DAS COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS DE ALUNOS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA (TEA): The contributions of dance in the development of socio-emotional skills of students with autistic spectrum disorder (ASD). Revista Educação Em Contexto, 3(2), 41–61. https://doi.org/10.5281/zenodo.14187884

Número

Sección

Artigos