PROJETOS POLÍTICOS PEDAGÓGICOS E A PRÁTICA DOCENTE QUANTO À EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM QUIRINÓPOLIS, GOIÁS, BRASIL

Pedagogical political projects and teaching practices regarding environmental education in Quirinópolis, Goiás, Brazil

Autores

  • Fernanda Rosa Moraes UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS
  • Isa Lucia de Morais UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS

DOI:

https://doi.org/10.5281/zenodo.14187995

Palavras-chave:

Educação, Educação para a sustentabilidade, Ensino básico, Gestão escolar

Resumo

O Projeto Político Pedagógico (PPP) é um documento de gestão escolar, obrigatório para as escolas públicas, estabelecido na legislação federal brasileira. Neste sentido, esta pesquisa objetivou realizar uma análise das abordagens relacionadas à Educação Ambiental (EA), inseridas no PPP e se há uma previsão da EA como um componente comum às disciplinas para ser desenvolvida de modo interdisciplinar e transversal nas escolas públicas de Ensino Fundamental (anos finais) e Ensino Médio do município de Quirinópolis, Goiás; além de buscar compreender como a EA é ensinada nas escolas públicas deste município e o engajamento dos professores no planejamento e execução de projetos relacionados à EA, mediante entrevista com questionários semiestruturados. A EA não está prevista nos PPPs de forma efetiva nas escolas de Quirinópolis, sendo a EA elencada nesses documentos meramente para cumprir a obrigatoriedade da abordagem do tema, não sendo abordada nos projetos interdisciplinares. A transversalidade e a interdisciplinaridade, no âmbito da EA, são incipientes e raramente abordadas nos PPPs, sem um detalhamento necessário para sua prática efetiva. A EA é contemplada de forma incipiente em datas específicas que se relacionam com a pauta ambiental. A maioria dos professores, mesmo possuindo formação acadêmica adequada e sentindo-se capacitados, listaram como problemas que impedem ou dificultam desenvolver ações no âmbito da EA o extenso currículo a ser cumprido durante o ano letivo e a falta de material didático referente ao tema, além da ausência de projetos interdisciplinares e transdisciplinares que impedem ou dificultam a abordagem da EA na educação formal.

Biografia do Autor

Isa Lucia de Morais, UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Uberlândia (2000), mestrado em Ecologia e Conservação de Recursos Naturais pela Universidade Federal de Uberlândia - UFU - (2003), doutorado em Ciências Ambientais pela Universidade Federal de Goiás e pós-doutorado pela UFU. Docente do Curso de Ciências Biológicas da Universidade Estadual de Goiás, Câmpus Sudoeste, Sede Quirinópolis, do Mestrado em Ambiente e Sociedade, Câmpus Sudoeste, Sede Quirinópolis. Tem experiência em pesquisas sobre a diversidade vegetal do Cerrado, etnobotânica e Educação Ambiental. É membro da Sociedade Brasileira de Botânica. É fundadora e curadora do Herbário José Ângelo Rizzo da UEG, Câmpus Sudoeste, Sede Quirinópolis. É coordenadora do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ambiente e Sociedade (PPGAS), Câmpus Sudoeste, Sede Quirinópolis. É Editora de Assuntos da Nordic Journal of Botany. É mãe da Alana e da Athena.

Downloads

Publicado

22-11-2024

Como Citar

Moraes, F. R., & Morais, I. L. de. (2024). PROJETOS POLÍTICOS PEDAGÓGICOS E A PRÁTICA DOCENTE QUANTO À EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM QUIRINÓPOLIS, GOIÁS, BRASIL: Pedagogical political projects and teaching practices regarding environmental education in Quirinópolis, Goiás, Brazil. Revista Educação Em Contexto, 3(2), 133–146. https://doi.org/10.5281/zenodo.14187995

Edição

Seção

Artigos