PROJETOS POLÍTICOS PEDAGÓGICOS E A PRÁTICA DOCENTE QUANTO À EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM QUIRINÓPOLIS, GOIÁS, BRASIL

Pedagogical political projects and teaching practices regarding environmental education in Quirinópolis, Goiás, Brazil

Autores/as

  • Fernanda Rosa Moraes UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS
  • Isa Lucia de Morais UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS

DOI:

https://doi.org/10.5281/zenodo.14187995

Palabras clave:

Educação, Educação para a sustentabilidade, Ensino básico, Gestão escolar

Resumen

O Projeto Político Pedagógico (PPP) é um documento de gestão escolar, obrigatório para as escolas públicas, estabelecido na legislação federal brasileira. Neste sentido, esta pesquisa objetivou realizar uma análise das abordagens relacionadas à Educação Ambiental (EA), inseridas no PPP e se há uma previsão da EA como um componente comum às disciplinas para ser desenvolvida de modo interdisciplinar e transversal nas escolas públicas de Ensino Fundamental (anos finais) e Ensino Médio do município de Quirinópolis, Goiás; além de buscar compreender como a EA é ensinada nas escolas públicas deste município e o engajamento dos professores no planejamento e execução de projetos relacionados à EA, mediante entrevista com questionários semiestruturados. A EA não está prevista nos PPPs de forma efetiva nas escolas de Quirinópolis, sendo a EA elencada nesses documentos meramente para cumprir a obrigatoriedade da abordagem do tema, não sendo abordada nos projetos interdisciplinares. A transversalidade e a interdisciplinaridade, no âmbito da EA, são incipientes e raramente abordadas nos PPPs, sem um detalhamento necessário para sua prática efetiva. A EA é contemplada de forma incipiente em datas específicas que se relacionam com a pauta ambiental. A maioria dos professores, mesmo possuindo formação acadêmica adequada e sentindo-se capacitados, listaram como problemas que impedem ou dificultam desenvolver ações no âmbito da EA o extenso currículo a ser cumprido durante o ano letivo e a falta de material didático referente ao tema, além da ausência de projetos interdisciplinares e transdisciplinares que impedem ou dificultam a abordagem da EA na educação formal.

Biografía del autor/a

Isa Lucia de Morais, UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Uberlândia (2000), mestrado em Ecologia e Conservação de Recursos Naturais pela Universidade Federal de Uberlândia - UFU - (2003), doutorado em Ciências Ambientais pela Universidade Federal de Goiás e pós-doutorado pela UFU. Docente do Curso de Ciências Biológicas da Universidade Estadual de Goiás, Câmpus Sudoeste, Sede Quirinópolis, do Mestrado em Ambiente e Sociedade, Câmpus Sudoeste, Sede Quirinópolis. Tem experiência em pesquisas sobre a diversidade vegetal do Cerrado, etnobotânica e Educação Ambiental. É membro da Sociedade Brasileira de Botânica. É fundadora e curadora do Herbário José Ângelo Rizzo da UEG, Câmpus Sudoeste, Sede Quirinópolis. É coordenadora do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ambiente e Sociedade (PPGAS), Câmpus Sudoeste, Sede Quirinópolis. É Editora de Assuntos da Nordic Journal of Botany. É mãe da Alana e da Athena.

Publicado

2024-11-22

Cómo citar

Moraes, F. R., & Morais, I. L. de. (2024). PROJETOS POLÍTICOS PEDAGÓGICOS E A PRÁTICA DOCENTE QUANTO À EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM QUIRINÓPOLIS, GOIÁS, BRASIL: Pedagogical political projects and teaching practices regarding environmental education in Quirinópolis, Goiás, Brazil. Revista Educação Em Contexto, 3(2), 133–146. https://doi.org/10.5281/zenodo.14187995

Número

Sección

Artigos