PROJETOS POLÍTICOS PEDAGÓGICOS E A PRÁTICA DOCENTE QUANTO À EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM QUIRINÓPOLIS, GOIÁS, BRASIL
Pedagogical political projects and teaching practices regarding environmental education in Quirinópolis, Goiás, Brazil
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.14187995Palabras clave:
Educação, Educação para a sustentabilidade, Ensino básico, Gestão escolarResumen
O Projeto Político Pedagógico (PPP) é um documento de gestão escolar, obrigatório para as escolas públicas, estabelecido na legislação federal brasileira. Neste sentido, esta pesquisa objetivou realizar uma análise das abordagens relacionadas à Educação Ambiental (EA), inseridas no PPP e se há uma previsão da EA como um componente comum às disciplinas para ser desenvolvida de modo interdisciplinar e transversal nas escolas públicas de Ensino Fundamental (anos finais) e Ensino Médio do município de Quirinópolis, Goiás; além de buscar compreender como a EA é ensinada nas escolas públicas deste município e o engajamento dos professores no planejamento e execução de projetos relacionados à EA, mediante entrevista com questionários semiestruturados. A EA não está prevista nos PPPs de forma efetiva nas escolas de Quirinópolis, sendo a EA elencada nesses documentos meramente para cumprir a obrigatoriedade da abordagem do tema, não sendo abordada nos projetos interdisciplinares. A transversalidade e a interdisciplinaridade, no âmbito da EA, são incipientes e raramente abordadas nos PPPs, sem um detalhamento necessário para sua prática efetiva. A EA é contemplada de forma incipiente em datas específicas que se relacionam com a pauta ambiental. A maioria dos professores, mesmo possuindo formação acadêmica adequada e sentindo-se capacitados, listaram como problemas que impedem ou dificultam desenvolver ações no âmbito da EA o extenso currículo a ser cumprido durante o ano letivo e a falta de material didático referente ao tema, além da ausência de projetos interdisciplinares e transdisciplinares que impedem ou dificultam a abordagem da EA na educação formal.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2024 Fernanda Rosa Moraes, Isa Lucia de Morais
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Direitos Autorais
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a licença Creative Commons CC-BY 4.0 que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
O conteúdo relatado e as opiniões emitidas nos textos publicados nesta revista são de exclusiva responsabilidade dos autores.