O USO DE VÍDEOS NA COMUNICAÇÃO E EDUCAÇÃO DOS SURDOS
O USO DE VÍDEOS NA COMUNICAÇÃO DOS SURDOS e A RELEVÂNCIA DO USO DE VÍDEOS NA EDUCAÇÃO DOS SURDOS
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.17726579Palavras-chave:
Comunidade surda, Educação, Línguas de sinais, Tecnologia, Vídeos em librasResumo
O presente estudo tem como tema o uso de vídeos na comunicação e educação dos surdos. O objetivo geral é explicar a importância do uso de vídeos na comunicação e na educação dos surdos. A metodologia desta investigação foi a pesquisa bibliográfica e análise documental. Os surdos caracterizavam-se por ser um grupo minoritário, usuários de uma língua visual-espacial e que outrora se encontravam distantes socialmente pela barreira da comunicação e discriminação, pois eram vistos como incapazes de exercer sua cidadania e viviam sustentados por suas famílias sem perspectiva de aceitação. Privados do uso de sua língua natural, eles eram obrigados a desenvolver a “fala” para obterem, assim, a aceitação social. Atualmente as pessoas surdas têm sua língua reconhecida e o direito à escolarização em sua própria língua garantido. As inovações na tecnologia digital facilitaram a comunicação e o uso dos vídeos em diversos aplicativos e plataformas, melhorando a acessibilidade dos surdos em âmbito geral. Também por meio dos vídeos é possível traduzir os conteúdos escolares, literaturas e demais informações pertinentes à comunidade surda.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 MEIRE BORGES DE OLIVEIRA SILVA

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos Autorais
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a licença Creative Commons CC-BY 4.0 que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
O conteúdo relatado e as opiniões emitidas nos textos publicados nesta revista são de exclusiva responsabilidade dos autores.
