TRANSIÇÃO ESCOLAR: DESAFIOS DO ACESSO E PERMANÊNCIA NA EDUCAÇÃO PARA A JUVENTUDE DO DISTRITO FEDERAL.

Autores

  • Vanessa de Jesus Krominski UNESP- Campus Rio Claro
  • Débora Cristina Fonseca UNESP - Campus Rio Claro

DOI:

https://doi.org/10.5281/zenodo.10200852

Palavras-chave:

Transições escolares, Juventudes, Direito à educação, Evasão escolar

Resumo

A proposta deste artigo é discutir sobre a transição escolar de estudantes, do ponto de vista do direito à educação, e sua influência na compreensão da juventude contemporânea dentro do contexto da educação pública do Distrito Federal. Para tanto, realizou-se um levantamento bibliográfico e documental sobre à temática de investigação e a análise qualitativa dos dados oficiais disponíveis na Diretoria de Informações Educacionais da Secretaria de Educação do Distrito Federal referente ao período de 2010 a 2019. Especial atenção foi dada à análise das rupturas no processo educativo e da evasão escolar, bem como às ações políticas de acessibilidade e permanência no sistema de Ensino. Os principais resultados indicaram que o panorama histórico das rupturas nas transições escolares é persistente, com maior índice no 1º ano do Ensino Médio e que o acesso e a permanência, quando acontecem, são os trilhos de uma transição escolar fluida e sequencial. O estudo indica a necessidade de redirecionamento das políticas públicas educacionais, com foco para o sistema educacional como um todo e de forma específica para o acompanhamento sistemático para a transição do ensino fundamental para o médio, para além da culpabilização do estudante ou da escola, mas para as políticas de permanência e qualidade da educação.

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Publicado

29-11-2023

Como Citar

de Jesus Krominski, V., & Fonseca, D. C. (2023). TRANSIÇÃO ESCOLAR: DESAFIOS DO ACESSO E PERMANÊNCIA NA EDUCAÇÃO PARA A JUVENTUDE DO DISTRITO FEDERAL. Revista Educação Em Contexto, 2(2), 7–24. https://doi.org/10.5281/zenodo.10200852

Edição

Seção

Artigos