ATO E POTÊNCIA: CAMINHOS PARA REFLETIR O DESENVOLVIMENTO DA PESSOA SURDA
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.8014544Palabras clave:
Potencial, Desenvolvimento, SurdoResumen
O presente ensaio propõe refletir sobre o potencial da pessoa surda que, por vezes, tem a sua realização limitada em razão do caráter excludente da organização sociocultural, ordenada em desfavor à pessoa com deficiência. Nesse sentido, a potência de realização da pessoa surda é demonstrada como o seu atributo definidor em contraste à leitura social equivocada que a determina como incapaz. Sob esse viés, este estudo utilizou uma fundamentação acerca dos conceitos de ato e potência de Aristóteles, reconhecendo a pessoa surda enquanto ser racional em ato, perfeitamente capaz de realizar aquilo que se
apresenta a ela como potência racional. Estes são também abordados a partir das concepções de Vygotsky, mostrando a divergência que existe entre os desenvolvimentos, natural e cultural, e ressaltando a necessidade de desenvolvimento cultural como forma de compensação da deficiência.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2023 Ivone Moreira Coelho Lopes

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Direitos Autorais
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a licença Creative Commons CC-BY 4.0 que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
O conteúdo relatado e as opiniões emitidas nos textos publicados nesta revista são de exclusiva responsabilidade dos autores.