O ESPAÇO PÚBLICO COMO AMBIENTE DO ENSINO DE GEOGRAFIA

Public space as an environment for teacing geography

Autores/as

  • Wellington Gabriel de Borba Secretaria de Estado da Educação de Goiás (SEDUC-GO)

DOI:

https://doi.org/10.5281/zenodo.14188085

Palabras clave:

Cidadania, Direito à cidade, Analfabetismo geográfico, Ensino por conceitos

Resumen

O presente trabalho faz um relato de experiência sobre um percurso didático de Geografia, realizado com estudantes do Ensino Médio e que utilizou das potencialidades do trabalho de campo para abordar a desigualdade de acesso e de uso dos espaços públicos do bairro do colégio campo da pesquisa, localizado no município de Goiânia. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, colaborativa entre pesquisador e professor e que serviu como um dos procedimentos de uma dissertação de mestrado. O relato fundamenta-se na relação entre democracia, cidadania e educação, bem como no compromisso de ensinar a cidade com o intuito de favorecer a construção de um pensamento crítico e propositivo da realidade, fundamentado no pensamento geográfico, perspectiva sócio construtivista, segundo a qual o pensamento é formado pelo domínio dos conceitos inerentes a uma disciplina escolar. O espaço público é a dimensão de cidade ensinada, visitada e analisada no processo de ensino aprendizado. Conclui-se que tal encaminhamento didático permitiu aos estudantes acionar os conhecimentos aprendidos para produzir sínteses críticas e propositivas a respeito da cidade, bem como das nuances geográficas que a compõe.

Publicado

2024-11-22

Cómo citar

Borba, W. G. de. (2024). O ESPAÇO PÚBLICO COMO AMBIENTE DO ENSINO DE GEOGRAFIA: Public space as an environment for teacing geography. Revista Educação Em Contexto, 3(2), 171–182. https://doi.org/10.5281/zenodo.14188085

Número

Sección

Relatos de Experiência