O USO EXCESSIVO DE TECNOLOGIA E A SUA INFLUÊNCIA NA SALA DE AULA

The excessive use of technology and its influence in the classroom

Autores/as

  • Ricardo Santos UNASP

DOI:

https://doi.org/10.5281/zenodo.14187938

Palabras clave:

Estimulo, Excesso, Influencia, Sala de Aula, Tecnologia

Resumen

A tecnologia teve uma grande evolução ao longo dos últimos anos, e isso pode-se ver através das brincadeiras que eram realizadas pelas crianças de antigamente e as atuais. Vivemos em um tempo em que os bebês já possuem contato com recursos tecnológicos e algumas crianças têm mais facilidade em lidar com estes mecanismos do que muitos adultos. Entretanto este uso de tecnologia através de smartphones, computadores, tablets e vídeo games tem se tornado tão frequente que o seu uso não é apenas visto dentro dos lares, mas em ambientes públicos como restaurantes, praças, parques e escolas. O objetivo deste estudo foi averiguar como o uso excessivo destes recursos tecnológicos tem influenciado o comportamento dos alunos em sala de aula e o seu consequente desempenho acadêmico. Para tanto, foi realizado um levantamento bibliográfico nas bases de dados Scielo e Google Acadêmico, considerando os últimos 10 anos. Verificou-se nos últimos anos, uma crescente quantidade de crianças e adolescentes com diversas doenças psicológicas. O estudo evidenciou que uma importante causa deste problema foi o excessivo contato com as redes sociais, os jogos online e demais opções que a internet disponibiliza para essa faixa etária. Há uma necessidade de controle por parte dos pais, para que seus filhos não fiquem tempo demais nos celulares, mas também de uma postura e ação das administrações escolares para se minimizar o uso destes aparelhos priorizando o estudo no livro, caderno e lousa, para que o aluno tenha um crescimento pedagógico adequado.

Publicado

2024-11-22

Cómo citar

Santos, R. (2024). O USO EXCESSIVO DE TECNOLOGIA E A SUA INFLUÊNCIA NA SALA DE AULA: The excessive use of technology and its influence in the classroom. Revista Educação Em Contexto, 3(2), 77–88. https://doi.org/10.5281/zenodo.14187938

Número

Sección

Artigos