PRODUÇÃO DE PAPEL USANDO FOLHAS DE PEQUI E CAJU-DO-CERRADO PARA PROMOÇÃO DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL COM ALUNOS DO ENSINO MÉDIO.
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.15723569Palabras clave:
Cerrado, sustentabilidade, iniciação científicaResumen
Este trabalho investigou o desenvolvimento de papel sustentável a partir de folhas secas de plantas nativas do Cerrado brasileiro, especificamente Caryocar brasiliense (pequi) e Anacardium humile (caju-do-cerrado). O Cerrado, uma região de grande biodiversidade e importância ecológica, é alvo da degradação ambiental, tornando o projeto relevante para conscientização ambiental e a exploração de recursos naturais locais. A metodologia envolveu a extração de celulose das folhas secas dessas plantas para a produção de papel reciclado, promovendo a integração de práticas pedagógicas de educação ambiental em uma escola de ensino médio em Goiás. Os estudantes coletaram, processaram e utilizaram as folhas para extrair celulose, que foi posteriormente misturada com papel reciclado para desenvolver novas folhas de papel. Os resultados mostraram que o rendimento de celulose das folhas secas foi menor em comparação ao eucalipto, uma planta mais utilizada na indústria de papel. No entanto, o projeto destacou a importância de valorizar a biodiversidade do Cerrado e explorar alternativas sustentáveis. A participação dos estudantes em feiras de ciências e o uso de plataformas digitais para divulgar os resultados contribuíram para o engajamento com a temática ambiental e para o fortalecimento do protagonismo juvenil. O trabalho reforçou a importância da educação ambiental para a conscientização sobre a conservação dos biomas brasileiros, além de incentivar o desenvolvimento de produtos sustentáveis no ambiente escolar.
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