A INFLUÊNCIA DA ATIVIDADE FÍSICA NA ANSIEDADE DE TESTES EM ESTUDANTES: ESTRATÉGIAS DE ENFRENTAMENTO - UMA REVISÃO INTEGRATIVA
THE INFLUENCE OF PHYSICAL ACTIVITY ON TEST ANXIETY IN STUDENTS: COPING STRATEGIES - AN INTEGRATIVE REVIEW
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.17726635Palabras clave:
Atividade física, exercícios, ansiedade, ansiedade de teste, saúde mental e estudantes.Resumen
Em ambientes educacionais, a ansiedade de teste é uma forma específica de ansiedade que ocorre em situações de avaliação caracterizada por estímulos específicos do contexto, promovendo alterações psicológicas, fisiológicas e comportamentais associadas a uma preocupação excessiva com os resultados. A revisão de literatura foi realizada com o objetivo de analisar a atividade física como estratégia de enfrentamento à ansiedade de teste em estudantes e suas interfaces com a saúde mental. As bases de dados: PubMed, Cohrane, Próspero, Web of Science, Scielo, ERIC e Scopus de janeiro 2008 a janeiro de 2024, permitiram selecionar artigos de revisão sistemática com e sem metanálise, em inglês, abrangendo as possíveis práticas da atividade física como estratégias de enfrentamento a ansiedade, em especial ansiedade de teste. A extração de dados foi realizada por meio do Rayyan. Encontrados 2943 artigos e 38 inclusos. Revisões sistemáticas evidenciam uma relação eficiente entre a atividade física e o enfrentamento à ansiedade geral, entretanto, ainda tímida referentes a ansiedade de teste. Os estudos corroboram com a influência positiva da atividade física no enfrentamento a ansiedade e apontam-na como uma intervenção necessária e promissora para mitigar a ansiedade, em especial a ansiedade de teste, com possíveis contribuições para uma melhor saúde física e mental da população e, principalmente, entre estudantes.
PALAVRAS-CHAVE: atividade física, exercícios, ansiedade, ansiedade de teste, saúde mental e estudantes.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2025 Simone Cintra Duarte Amorim

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Direitos Autorais
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a licença Creative Commons CC-BY 4.0 que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
O conteúdo relatado e as opiniões emitidas nos textos publicados nesta revista são de exclusiva responsabilidade dos autores.
