CENTROS DE CULTURA NA EDUCAÇÃO:ENTRE OS SABERES POPULARES E A FORMAÇÃO ESCOLAR

BRIDGING POPULAR KNOWLEDGE AND FORMAL SCHOOLING

Autores/as

  • Vera Lúcia Gonçalves Ferreira Secretaria de Estado da Educação de Goiás (Seduc-GO)
  • Haroldo Reimer Universidade Estadual de Goiás - (UEG)
  • Mary Anne Vieira Silva Universidade Estadual de Goiás (UEG) https://orcid.org/0009-0000-8994-8372

DOI:

https://doi.org/10.5281/zenodo.15722235

Palabras clave:

Centro de cultura, Educação básica, Identidade, Memória

Resumen

O presente artigo traz uma reflexão crítica a respeito da importância dos centros culturais no cerne da educação básica brasileira, compreendendo esses espaços como territórios educativos e de formação cidadã. Nesse sentido, investiga-se em que medida essas instituições contribuem para a articulação entre os saberes populares e a formação escolar. Adota-se, para isso, uma metodologia de caráter qualitativo, pautada em revisão bibliográfica e em análise documental, com foco na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB). Busca-se, através desta discussão, compreender a relevância da integração entre os centros culturais e o conhecimento escolar, avaliando de que modo esses espaços contribuem para o debate sobre cultura na escola. Espera-se que esta pesquisa contribua para que os centros de cultura sejam vistos como legítimos espaços de aprendizagem e experiências formativas integradas ao currículo escolar. O estudo conclui que a educação, na medida em que se abre à cultura em suas múltiplas manifestações, torna-se mais sensível à realidade dos sujeitos e, por conseguinte, mais apta à promoção do pertencimento e da identidade dos educandos.

Biografía del autor/a

Haroldo Reimer, Universidade Estadual de Goiás - (UEG)

Pós-doutorado em História, Universidade Estadual de Campinas (2010 a 2013), doutorado em Teologia,
pela Kirchliche Hochscule Bethel, Alemanha (1986 a 1990) Bacharel em Teologia pela Escola Superior
de Teologia de São Leopoldo, RS(1980 a 1984); Licenciatura em Filosofia pela Universidade Católica
de Goiás (2002 a 2004); Bacharel em Direito pela PUC Goiás (2006 a 2010) Professor na Universidade
Estadual de Goiás (UEG Iporá), ); Docente do Programa de Pós-graduação em História (UEG Morrinhos).
E-mail: haroldo.reimer@ueg.br

Mary Anne Vieira Silva, Universidade Estadual de Goiás (UEG)

3 Pós-Doutorado em Geografia pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) (2019). Doutora
em Geografia pela Universidade Federal de Goiás (UFG) (2013). Mestre em Geografia Humana pela
Universidade de São Paulo (USP) (2001). Graduada em Geografia (licenciatura e bacharelado) pela
Universidade Federal do Ceará (UFC) (1994). Professora na Universidade Estadual de Goiás (UEG).
E-mail: mary.silva@ueg.br

Publicado

2025-06-26

Cómo citar

Gonçalves Ferreira, V. L., Reimer, H., & Vieira Silva, M. A. (2025). CENTROS DE CULTURA NA EDUCAÇÃO:ENTRE OS SABERES POPULARES E A FORMAÇÃO ESCOLAR: BRIDGING POPULAR KNOWLEDGE AND FORMAL SCHOOLING. Revista Educação Em Contexto, 4(1), 73–82. https://doi.org/10.5281/zenodo.15722235

Número

Sección

Artigos