“AS BORBOLETAS DE ZAGORSK”: A MEDIAÇÃO PARA MINIMIZAR OS EFEITOS DO ENSINO REMOTO EMERGENCIAL NA APRENDIZAGEM DE QUÍMICA PARA ALUNOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.11947733Palavras-chave:
Atendimento Educacional Especializado, Experimentação, Ensino de QuímicaResumo
Este estudo objetiva discutir as possibilidades e entraves no processo de ensino e aprendizagem de Química para alunos com deficiência visual (DV) por meio da experimentação, sob a ótica das reflexões construídas a partir do documentário “As Borboletas de Zagorsk”. Foi proposto um experimento de separação de mistura com material alternativo realizado por DV objetivando minimizar os efeitos causados pelo isolamento social e as barreiras intensificadas pelo ensino remoto emergencial (ERE) durante a pandemia da COVID-19. Contendo elementos da pesquisa participante (PP), a intervenção foi realizada pelo Google Meet envolvendo alunos do ensino médio de uma instituição pública de apoio a DV, parceira do Laboratório de Pesquisas em Educação Química e Inclusão (LPEQI) da Universidade Federal de Goiás - UFG. Ressaltamos que apesar do experimento ter possibilitado sensações conscientes que comumente não são exploradas no ensino online a atividade foi condicionada à experiência da docente em atuar com DV. Nossos resultados sinalizam o envolvimento de alunos com DV em atividades experimentais com uma participação ativa e autônoma.
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