PROPOSTA MAKER DE ENSINO: USO DE UMA HORTA ESCOLAR COMO LABORATÓRIO VIVO PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS

Autores

  • Joanete de Souza Costa CEPI Professor Genesco Ferreira Bretas, Goiânia - GO
  • Cláudio Roberto Machado Benite Instituto de Química da Universidade Federal de Goiás (UFG)

DOI:

https://doi.org/10.5281/zenodo.11954949

Palavras-chave:

Ensino de Ciências, Educação Maker, Prototipagem, Lixo orgânico

Resumo

O ambiente escolar é um local que permite o aprofundamento de debates sobre problemas que envolvem a comunidade escolar, como o lixo orgânico. Um caminho para se desenvolver possibilidades de ações para conscientizar os estudantes em relação ao descarte e reuso dos restos de alimentos produzidos pela merenda escolar. Incitada por situações da realidade social (o acúmulo de lixo orgânico), a professora dispôs da cultura maker (prototipagem) enquanto proposta de ação para a construção de uma horta escolar (atividade) com o intuito de ocupar um espaço ocioso de uma escola pública estadual e prototipar composteiras que pudessem metabolizar a matéria orgânica descartada para auxiliar na fertilização do solo da horta. Como possibilidade de constituição de um laboratório vivo para o ensino de Ciências que manifestou a criatividade, a participação ativa e colaborativa, o uso das tecnologias de informação e comunicação (TIC) como ferramenta de ensino e a articulação das áreas STEAM para a aprendizagem dos envolvidos. O trabalho teve por objetivo a utilização da proposta maker de ensino de ciências, enquanto estratégia para ensino de Ciências a partir da prototipagem de uma composteira para a fertilização de uma horta como meio de estimular os alunos à busca de soluções criativas para questões socioambientais. Como essencial para o Ensino de Ciências a temática ambiental reforça o despertar com pensamento crítico e criativo tornando o aprendizado essencial para sua formação como cidadão, ampliando seu pensar pela
sustentabilidade em benefício de sua sociedade.

Biografia do Autor

Cláudio Roberto Machado Benite, Instituto de Química da Universidade Federal de Goiás (UFG)

Graduação em Química pela Universidade do Grande Rio. Mestrado em Educação em Ciências e Matemática pela Universidade Federal de Goiás. Doutorado em Química pela Universidade Federal de Goiás. Professor do Instituto de Química da Universidade Federal de Goiás.

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Publicado

17-06-2024

Como Citar

Costa, J. de S., & Benite, C. R. M. (2024). PROPOSTA MAKER DE ENSINO: USO DE UMA HORTA ESCOLAR COMO LABORATÓRIO VIVO PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS. Revista Educação Em Contexto, 3(1), 181–189. https://doi.org/10.5281/zenodo.11954949

Edição

Seção

Relatos de Experiência