CONSTRUÇÃO DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA NO BRASIL: REFLEXÕES SOBRE AS INFLUÊNCIAS DA TEORIA HISTÓRICO-CULTURAL DE VYGOTSKY SOBRE AS ATUAIS PRÁTICAS ESCOLARES

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5281/zenodo.11934845

Palavras-chave:

Defectologia, Educação, Inclusão, Sociocultural, Vygotsky

Resumo

O presente artigo tem por escopo traçar um panorama da construção da concepção de educação inclusiva no território brasileiro, examinando os múltiplos elementos — políticos, jurídicos, ideológicos e teóricos — que exercem influência e moldam suas bases. Centralizamos nossa abordagem na teoria histórico-cultural desenvolvida por Lev Vygotsky e nos seus estudos em Defectologia, onde postula que a deficiência constitui uma construção social, passível de superação por meio de estratégias de compensação social. Esta perspectiva defende que as adversidades não devem conduzir à submissão, mas sim alavancar a busca por trajetórias alternativas que facilitem o processo de aprendizagem. Ao longo deste estudo, ressaltamos o uso dos preceitos de Vygotsky, particularmente a Zona de Desenvolvimento Proximal, no contexto educacional brasileiro, ao mesmo tempo que mostramos as barreiras e resistências enfrentadas na implementação de tais práticas. Por meio de uma revisão de literatura relevante e a análise de casos selecionados como exemplos, buscamos demonstrar como a adoção da abordagem vygotskyana pode fomentar mudanças importantes na educação inclusiva, potencializando transformações que se alinham aos princípios de equidade e justiça social preconizados pelo ordenamento jurídico brasileiro.

Biografia do Autor

Joel Fernandes, Secretaria de Estado da Educação de Goiás (SEDUC-GO)

Licenciado em Física, pela Universidade Federal de Goiás, pós-graduado Lato-Sensu em Planejamento Educacional UNIVERSO, mestrando da Pós-graduação Stricto-Sensu em Ensino de Ciências PPEC-UEG, Campus Anápolis de Ciências Exatas e Tecnológicas Henrique Santillo, professor da Rede Estadual de Goiás. Contato: jffotomania@gmail.com

 

Clodoaldo Valverde, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências da Universidade Estadual de Goiás (UEG)

Graduações em Pedagogia, Direito, Engenharia Mecânica, Física Licenciatura e Física Bacharelado.  Mestrado em Física e Doutorado em Física Computacional pela Universidade Federal de Goiás. Suas principais linhas de pesquisa envolvem: 1- Educação Especial, com foco no desenvolvimento de protótipos e metodologias para o ensino de indivíduos com deficiência; e 2- Engenharia de Materiais não metais, centrada nas propriedades ópticas lineares e não lineares e na nanotecnologia. Professor da Universidade Estadual de Goiás (UEG).

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Publicado

17-06-2024

Como Citar

Fernandes, J., & Valverde, C. (2024). CONSTRUÇÃO DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA NO BRASIL: REFLEXÕES SOBRE AS INFLUÊNCIAS DA TEORIA HISTÓRICO-CULTURAL DE VYGOTSKY SOBRE AS ATUAIS PRÁTICAS ESCOLARES. Revista Educação Em Contexto, 3(1), 73–89. https://doi.org/10.5281/zenodo.11934845

Edição

Seção

Artigos