"ALÉM DO RÓTULO”: EXPLORANDO AS DIVERSAS DIMENSÕES DO AUTISMO

Autores

  • ISE HELENA VIEIRA Escola Estadual Pedro Alves de Moura - Secretaria de Estado da Educação de Goiás (SEDUC-GO)
  • Clodoaldo Valverde Universidade Estadual de Goiás (UEG) https://orcid.org/0000-0002-1656-4981

DOI:

https://doi.org/10.5281/zenodo.15723155

Palavras-chave:

Diagnóstico. Inclusão escolar. Família., diagnostico, inclusão, família

Resumo

Este estudo trata-se de uma revisão da literatura científica com ênfase em questões relacionadas ao Transtorno do Espectro Autista. A pesquisa realizada investiga, de forma específica, o impacto sociocultural do autismo nas famílias, nas escolas e na sociedade, levando em conta aspectos como nível socioeconômico e acesso a serviços de saúde. Além disso, analisa-se também estratégias para promover a inclusão de pessoas com autismo em múltiplos espaços sociais, como no universo do trabalho por meio de políticas eficazes e práticas educativas centradas nas especificidades do público em questão. Foram examinados oito artigos publicados entre 2009 e 2020, obtidos em bases de dados do Google Acadêmico, com a preferência por estudos anteriores à pandemia de COVID-19, a fim de evitar qualquer influência da pandemia no comportamento social da pessoa com TEA. A seleção dos artigos considerou títulos e resumos, assim, a extração de dados foi realizada durante a análise. Os estudos foram categorizados conforme seus autores e ano de publicação para compreender a evolução das pesquisas.  Do ponto de vista metodológico, optou-se por uma pesquisa com caraterização qualitativa, com base em referências bibliográficas, seguindo as perspectivas de Lakatos e Marconi, que enfatizam uma abordagem sistemática e com vigilância epistemológica na coleta e análise de dados. O estudo apontou a necessidade contínua de investimentos em uma educação inclusiva que não apenas reconheça, mas também valorize a diversidade dos alunos com TEA. Todos os artigos abrangidos destacam a importância de aprofundar o conhecimento sobre o assunto, promovendo a inclusão educacional e social.

Biografia do Autor

Clodoaldo Valverde, Universidade Estadual de Goiás (UEG)

Graduações em Pedagogia, Direito, Engenharia Mecânica, Física, Licenciatura e Bacharelado. Mestrado em Física e Doutorado em Física Computacional pela Universidade Federal de Goiás. Universidade Estadual de Goiás, Anápolis–GO. Universidade Paulista - UNIP, Goiânia–GO.
E-mail: valverde@ueg.br.

Downloads

Publicado

26-06-2025

Como Citar

VIEIRA, I. H., & Valverde, C. (2025). "ALÉM DO RÓTULO”: EXPLORANDO AS DIVERSAS DIMENSÕES DO AUTISMO. Revista Educação Em Contexto, 4(1), 99–114. https://doi.org/10.5281/zenodo.15723155

Edição

Seção

Artigos