PROGRAMA ALFABETIZAÇÃO E FAMÍLIA: POLÍTICA PÚBLICA PARA EDUCAÇÃO CONTINUADA EM GOIÁS
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.11943280Palavras-chave:
Alfabetização, EJA, Política públicaResumo
Este relato tem como objetivo analisar o contexto histórico dos programas de alfabetização voltados para jovens, adultos e idosos e o impacto do Programa Alfabetização e Família no Estado de Goiás. A pesquisa adotou uma abordagem qualitativa, utilizando a dialética como método de apresentação e análise, além da revisão da literatura bibliográfica e análise de documentos relacionados à política de alfabetização nacional e estadual. Os resultados apontam que Goiás registrou a maior redução na taxa de analfabetismo no Brasil entre os beneficiários do programa, com um decréscimo de 32,2% de 2016 a 2023, segundo PNAD Contínua. Considerando o número de pessoas alfabetizadas pelo programa no período de 2019 a 2023, o programa contribuiu com 17,89% na redução do analfabetismo em Goiás. Tais resultados evidenciam a efetividade do programa na promoção da alfabetização e inclusão social. A meta estabelecida para 2024 é alfabetizar aproximadamente 6 mil pessoas em situação de analfabetismo distribuídos em 600 novas turmas. Nesse sentido, o Programa Alfabetização e Família demonstra potencial para consolidar-se como uma política educacional permanente, contribuindo significativamente para o cumprimento das metas de alfabetização e educação previstas nos planos nacional e estadual, e reforçando o compromisso governamental com a oferta de uma educação de qualidade para todos.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Divino Alves Bueno, Helimar Vieira morais, Neide Ribeiro de Paula, Rafael Vieira de Araújo
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos Autorais
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a licença Creative Commons CC-BY 4.0 que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
O conteúdo relatado e as opiniões emitidas nos textos publicados nesta revista são de exclusiva responsabilidade dos autores.