FORMAÇÃO CONTINUADA PARA PROFESSORES INGRESSANTES NA REDE ESTADUAL DE EDUCAÇÃO DE GOIÁS
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.11945871Palavras-chave:
Professor ingressante, Estágio probatório, Formação continuadaResumo
O início de uma carreira profissional é complexo e requer tempo para sua consolidação. No caso do profissional docente em estágio probatório em uma instituição pública de ensino, são inúmeros os desafios enfrentados para exercer suas funções e garantir sua efetivação. Observando essas questões é de suma importância que as redes de ensino ofereçam condições para esse fazer-se profissional. Com tais considerações, o presente relato de experiência tem como objeto de abordagem o programa de formação continuada para professores ingressantes na rede estadual de educação do estado de Goiás e tem como objetivo fazer apontamentos concretos acerca da importância dessa ação para acolher e preparar esse profissional para o exercício de suas funções em conformidade com as diretrizes institucionais e pedagógicas da rede. Fez-se uso da pesquisa bibliográfica para abordar o caráter teórico e legal da temática, além da utilização de documentos oficiais, projetos, questionários avaliativos e relatórios para abordar os dados do programa e apresentar os resultados parciais junto ao seu público-alvo. Por fim, esse relato demonstra os caminhos percorridos por esse programa ainda em curso, ressaltando a inovação e a materialização dessa política educacional e institucional na rede.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Giselle Garcia de Oliveira, Evania Martins Lima, Fábio Júlio Alves Borges
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos Autorais
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a licença Creative Commons CC-BY 4.0 que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
O conteúdo relatado e as opiniões emitidas nos textos publicados nesta revista são de exclusiva responsabilidade dos autores.