FORMAÇÃO CONTINUADA PARA PROFESSORES INGRESSANTES NA REDE ESTADUAL DE EDUCAÇÃO DE GOIÁS

Autores

  • Giselle Garcia de Oliveira Centro de Estudos, Pesquisa e Formação dos Profissionais da Educação - SEDUC-GO
  • Evania Martins Lima Centro de Estudos, Pesquisa e Formação dos Profissionais da Educação - SEDUC-GO https://orcid.org/0009-0005-6062-5314
  • Fábio Júlio Alves Borges Centro de Estudos, Pesquisa e Formação dos Profissionais da Educação - SEDUC-GO https://orcid.org/0000-0001-5082-0662

DOI:

https://doi.org/10.5281/zenodo.11945871

Palavras-chave:

Professor ingressante, Estágio probatório, Formação continuada

Resumo

O início de uma carreira profissional é complexo e requer tempo para sua consolidação. No caso do profissional docente em estágio probatório em uma instituição pública de ensino, são inúmeros os desafios enfrentados para exercer suas funções e garantir sua efetivação. Observando essas questões é de suma importância que as redes de ensino ofereçam condições para esse fazer-se profissional. Com tais considerações, o presente relato de experiência tem como objeto de abordagem o programa de formação continuada para professores ingressantes na rede estadual de educação do estado de Goiás e tem como objetivo fazer apontamentos concretos acerca da importância dessa ação para acolher e preparar esse profissional para o exercício de suas funções em conformidade com as diretrizes institucionais e pedagógicas da rede. Fez-se uso da pesquisa bibliográfica para abordar o caráter teórico e legal da temática, além da utilização de documentos oficiais, projetos, questionários avaliativos e relatórios para abordar os dados do programa e apresentar os resultados parciais junto ao seu público-alvo. Por fim, esse relato demonstra os caminhos percorridos por esse programa ainda em curso, ressaltando a inovação e a materialização dessa política educacional e institucional na rede.

Downloads

Publicado

17-06-2024

Como Citar

Oliveira, G. G. de, Lima, E. M., & Borges, F. J. A. (2024). FORMAÇÃO CONTINUADA PARA PROFESSORES INGRESSANTES NA REDE ESTADUAL DE EDUCAÇÃO DE GOIÁS. Revista Educação Em Contexto, 3(1), 145–158. https://doi.org/10.5281/zenodo.11945871

Edição

Seção

Relatos de Experiência

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)