FORMAÇÃO EM PARES: RELATO DAS EXPERIÊNCIAS DA REDE ESTADUAL DE EDUCAÇÃO DE GOIÁS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5281/zenodo.11957205

Palavras-chave:

Formação Continuada, Recomposição da Aprendizagem, Práticas Pedagógicas

Resumo

A formação continuada é crucial para professores, mantendo-os atualizados com as melhores práticas pedagógicas e avanços tecnológicos, impactando diretamente na aprendizagem dos alunos. Este estudo relata a experiência da formação continuada iniciada em 2023 pela Secretaria de Estado da Educação de Goiás, por meio do Cepfor, para professores de Língua Portuguesa e Matemática. Trata-se de um relato descritivo, utilizando bibliografias, pesquisas qualitativas e quantitativas, e dados de avaliação para compreender o impacto da formação. A Seduc por meio do Cepfor atua na valorização dos professores, criando canais de diálogo para atender às demandas específicas por intermédio do Programa de FormAção em Pares que promove formação entre professores por
meio de estudos orientados e troca de experiências. Dentro das temáticas abordadas tem-se a recomposição de aprendizagem, que se tornou um foco pós-pandemia, a aplicação do material Revisa Goiás e dos quatro pilares base da formação: Currículo, Planejamento, Metodologias e Avaliação. Os resultados indicam benefícios significativos da formação continuada, incluindo atualização de ferramentas educacionais, desenvolvimento de competências pedagógicas, e criação de um ambiente colaborativo. A formação continuada também se reflete na melhoria do desempenho dos alunos, conforme demonstrado em provas externas, e no
desenvolvimento de habilidades críticas e socioemocionais. Assim tem-se que a formação continuada é essencial para a melhoria contínua da educação, beneficiando diretamente professores, alunos e a comunidade escolar. Programas como o FormAção em Pares se mostram valiosos para a educação de alta qualidade e devem continuar a ser prioridade para instituições educacionais e governos.

Biografia do Autor

Fabiana Cabrine da Silva, Centro de Estudos, Pesquisa e Formação dos Profissionais da Educação - SEDUC-GO

Engenheira de Minas pelo Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais

Licenciada em Matemática pela Universidade Norte do Paraná

Pós graduanda em Tecnologias Educacionais e Educação a Distância pelo IFG.

Luis Eduardo Paiva Mendes, Centro de Estudos, Pesquisa e Formação dos Profissionais da Educação - SEDUC-GO

Licenciado em Letras-Português pela Universidade Federal do Pampa e Uniasselvi. Especialista em Linguagens, suas tecnologias e o mundo do trabalho pela Universidade Federal do Piauí.

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Publicado

17-06-2024

Como Citar

Cabrine da Silva, F., & Mendes, L. E. P. (2024). FORMAÇÃO EM PARES: RELATO DAS EXPERIÊNCIAS DA REDE ESTADUAL DE EDUCAÇÃO DE GOIÁS. Revista Educação Em Contexto, 3(1), 191–202. https://doi.org/10.5281/zenodo.11957205

Edição

Seção

Relatos de Experiência