EDUCAÇÃO PROFISSIONAL TECNOLÓGICA E ENSINO MÉDIO INTEGRADO: CONSIDERAÇÕES A PARTIR DAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS INTEGRADORAS
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.10201003Palavras-chave:
Ensino médio integrado, Práticas educativas, Educação profissional e tecnológica, Integração curricular, Formação integralResumo
O objetivo deste artigo é verificar a importância das práticas pedagógicas integradoras associadas ao Ensino Médio Integrado, tendo como ênfase a educação profissional e a formação integral. Este artigo é o produto de uma pesquisa bibliográfica, com investigação da literatura, mediante revisão, com consulta na Revista Brasileira de Educação, livros, Google Acadêmico e Revista Holos. Os termos de busca utilizados foram Educação Profissional e Tecnológica, Práticas Pedagógicas Integradoras, Ensino Médio Integrado, currículo integrado e formação integral. Como resultado, tem-se que as práticas no Ensino Médio Integrado, alicerçadas pelo currículo integrado e pela pedagogia histórico-crítica, contribuem na formação emancipadora do estudante. Nesse sentido, estas práticas fortalecem o fazer pedagógico e integrado ao projeto social e político da escola. Assim sendo, conclui-se que, com a implementação destas práticas no Ensino Médio Integrado, pode-se chegar à tão esperada formação integral.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 REVISTA EDUCAÇÃO EM CONTEXTO
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos Autorais
Autores concordam com a transferência dos direitos de publicação para a Revista Educação em Contexto. Os direitos autorais dos artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista para a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando a Revista Educação em Contexto como a fonte da primeira publicação.
O conteúdo relatado e as opiniões emitidas nos textos publicados nesta revista são de exclusiva responsabilidade dos autores.