EDUCAÇÃO PROFISSIONAL TECNOLÓGICA E ENSINO MÉDIO INTEGRADO: CONSIDERAÇÕES A PARTIR DAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS INTEGRADORAS
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.10201003Palavras-chave:
Ensino médio integrado, Práticas educativas, Educação profissional e tecnológica, Integração curricular, Formação integralResumo
O objetivo deste artigo é verificar a importância das práticas pedagógicas integradoras associadas ao Ensino Médio Integrado, tendo como ênfase a educação profissional e a formação integral. Este artigo é o produto de uma pesquisa bibliográfica, com investigação da literatura, mediante revisão, com consulta na Revista Brasileira de Educação, livros, Google Acadêmico e Revista Holos. Os termos de busca utilizados foram Educação Profissional e Tecnológica, Práticas Pedagógicas Integradoras, Ensino Médio Integrado, currículo integrado e formação integral. Como resultado, tem-se que as práticas no Ensino Médio Integrado, alicerçadas pelo currículo integrado e pela pedagogia histórico-crítica, contribuem na formação emancipadora do estudante. Nesse sentido, estas práticas fortalecem o fazer pedagógico e integrado ao projeto social e político da escola. Assim sendo, conclui-se que, com a implementação destas práticas no Ensino Médio Integrado, pode-se chegar à tão esperada formação integral.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Luiz Mário Lopes Cardoso, Matias Noll, Heloisa Carneiro de Souza, Luciana Santos da Rosa, Emmanuela Ferreira de Lima
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos Autorais
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a licença Creative Commons CC-BY 4.0 que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
O conteúdo relatado e as opiniões emitidas nos textos publicados nesta revista são de exclusiva responsabilidade dos autores.