FORMAÇÃO EM PARES: RELATO DAS EXPERIÊNCIAS DA REDE ESTADUAL DE EDUCAÇÃO DE GOIÁS
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.11957205Palavras-chave:
Formação Continuada, Recomposição da Aprendizagem, Práticas PedagógicasResumo
A formação continuada é crucial para professores, mantendo-os atualizados com as melhores práticas pedagógicas e avanços tecnológicos, impactando diretamente na aprendizagem dos alunos. Este estudo relata a experiência da formação continuada iniciada em 2023 pela Secretaria de Estado da Educação de Goiás, por meio do Cepfor, para professores de Língua Portuguesa e Matemática. Trata-se de um relato descritivo, utilizando bibliografias, pesquisas qualitativas e quantitativas, e dados de avaliação para compreender o impacto da formação. A Seduc por meio do Cepfor atua na valorização dos professores, criando canais de diálogo para atender às demandas específicas por intermédio do Programa de FormAção em Pares que promove formação entre professores por
meio de estudos orientados e troca de experiências. Dentro das temáticas abordadas tem-se a recomposição de aprendizagem, que se tornou um foco pós-pandemia, a aplicação do material Revisa Goiás e dos quatro pilares base da formação: Currículo, Planejamento, Metodologias e Avaliação. Os resultados indicam benefícios significativos da formação continuada, incluindo atualização de ferramentas educacionais, desenvolvimento de competências pedagógicas, e criação de um ambiente colaborativo. A formação continuada também se reflete na melhoria do desempenho dos alunos, conforme demonstrado em provas externas, e no
desenvolvimento de habilidades críticas e socioemocionais. Assim tem-se que a formação continuada é essencial para a melhoria contínua da educação, beneficiando diretamente professores, alunos e a comunidade escolar. Programas como o FormAção em Pares se mostram valiosos para a educação de alta qualidade e devem continuar a ser prioridade para instituições educacionais e governos.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Fabiana Cabrine da Silva, Luis Eduardo Paiva Mendes
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos Autorais
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a licença Creative Commons CC-BY 4.0 que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
O conteúdo relatado e as opiniões emitidas nos textos publicados nesta revista são de exclusiva responsabilidade dos autores.