METODOLOGIAS PEDAGÓGICAS: PRÁTICAS EMPÁTICAS, HUMANIZADAS E DE PROTAGONISMO JUVENIL – UMA REVISÃO SISTEMÁTICA
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.15721890%20Palavras-chave:
educação, metodologias ativas , Protagonismo juvenil, Aprendizagem Humanizada, Revisão SistemáticaResumo
A educação contemporânea demanda metodologias pedagógicas que promovam a aprendizagem significativa, engajadora e humanizada. O objetivo deste estudo foi realizar uma revisão sistemática sobre metodologias pedagógicas que enfatizam a empatia, a humanização e o protagonismo juvenil, analisando os impactos dessas abordagens na aprendizagem. Para tanto, foram analisados artigos publicados entre 2000 e 2023 em bases indexadas como Scopus, Web of Science e Google Scholar. Os resultados apontam que metodologias ativas, como a Aprendizagem Baseada em Projetos, a Aprendizagem Cooperativa e a Cultura Maker, desempenham um papel fundamental na construção do conhecimento e na autonomia dos estudantes. Conclui-se que práticas pedagógicas que valorizam o protagonismo juvenil estão alinhadas às necessidades educacionais do século XXI, promovendo uma educação mais inclusiva e crítica.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Welyngyton Fernando Alves

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos Autorais
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a licença Creative Commons CC-BY 4.0 que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
O conteúdo relatado e as opiniões emitidas nos textos publicados nesta revista são de exclusiva responsabilidade dos autores.