METODOLOGIAS PEDAGÓGICAS: PRÁTICAS EMPÁTICAS, HUMANIZADAS E DE PROTAGONISMO JUVENIL – UMA REVISÃO SISTEMÁTICA

Autores

  • Welyngyton Fernando Alves Centro de Ensino em Período Integral (CEPI) Gricon e Silva -Secretaria de Estado da Educação de Goiás (SEDUC-GO) https://orcid.org/0000-0002-9251-3625

DOI:

https://doi.org/10.5281/zenodo.15721890%20

Palavras-chave:

educação, metodologias ativas , Protagonismo juvenil, Aprendizagem Humanizada, Revisão Sistemática

Resumo

A educação contemporânea demanda metodologias pedagógicas que promovam a aprendizagem significativa, engajadora e humanizada. O objetivo deste estudo foi realizar uma revisão sistemática sobre metodologias pedagógicas que enfatizam a empatia, a humanização e o protagonismo juvenil, analisando os impactos dessas abordagens na aprendizagem. Para tanto, foram analisados artigos publicados entre 2000 e 2023 em bases indexadas como Scopus, Web of Science e Google Scholar. Os resultados apontam que metodologias ativas, como a Aprendizagem Baseada em Projetos, a Aprendizagem Cooperativa e a Cultura Maker, desempenham um papel fundamental na construção do conhecimento e na autonomia dos estudantes. Conclui-se que práticas pedagógicas que valorizam o protagonismo juvenil estão alinhadas às necessidades educacionais do século XXI, promovendo uma educação mais inclusiva e crítica.

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Publicado

26-06-2025

Como Citar

Alves, W. F. (2025). METODOLOGIAS PEDAGÓGICAS: PRÁTICAS EMPÁTICAS, HUMANIZADAS E DE PROTAGONISMO JUVENIL – UMA REVISÃO SISTEMÁTICA. Revista Educação Em Contexto, 4(1), 9–20. https://doi.org/10.5281/zenodo.15721890

Edição

Seção

Artigos