REFLEXÕES SOBRE UMA EXPERIÊNCIA DE LEITURA LITERÁRIA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

Reflections on a literary reading experience in the education of young people and adults

Autores

  • Vanessa dos Santos Lima Colégio Estadual Benedito Lucimar Hesketh da Silva https://orcid.org/0009-0001-4398-667X
  • João Carlos Biella Universidade Federal de Uberlândia - UFU

DOI:

https://doi.org/10.5281/zenodo.14187950

Palavras-chave:

Comunidade de leitores. Letramento literário. Memórias. Subjetividade.

Resumo

Este artigo é resultado de uma pesquisa de mestrado, realizada no Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Letras (ProfLetras), da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), e aborda uma experiência de leitura e escrita literária na Educação de Jovens e Adultos, a partir de narrativas de memórias do escritor mineiro Bartolomeu Campos de Queirós. A aplicação se deu numa turma de 9° ano do Ensino Fundamental, turno noturno, de uma escola pública da periferia da cidade de Goiânia - GO e seu objetivo foi o de favorecer o contato com o texto literário, a apropriação, a produção de sentidos e o resgate de emoções. Para isso, foram trabalhadas as obras Indez (2004), Por parte de pai (1995), O olho de vidro do meu avô (2021) e Vermelho Amargo (2017), do referido autor, oportunizando as interações subjetivas em círculos de compartilhamento e o registro de impressões em diários de leitura, bem como a escrita literária responsiva. Os aportes teóricos do letramento literário, leitura subjetiva, círculo de leitura e escrita criativa foram utilizados e favoreceram a utilização de ferramentas voltadas para a interação, diálogo, reflexões e apropriação das narrativas. A pesquisa está pautada pela metodologia da Pesquisa-Ação de Thiollent (2011) e teve como resultado um processo inicial de letramento literário no público da EJA, com a formação de uma comunidade de leitores, evidenciando que o diálogo entre o lido e o vivido pode ser bastante significativo para essa modalidade de ensino.

Biografia do Autor

Vanessa dos Santos Lima, Colégio Estadual Benedito Lucimar Hesketh da Silva

Mestra em Estudos Literários pelo Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Letras - PROFLETRAS - da Universidade Federal de Uberlândia. Professora da Secretaria Estadual de Educação de Goiás e da Prefeitura Municipal de Goiânia - GO.

João Carlos Biella, Universidade Federal de Uberlândia - UFU

Doutor em Estudos Literários pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Professor adjunto da Universidade Federal de Uberlândia.

Downloads

Publicado

22-11-2024

Como Citar

Lima, V. dos S., & Biella, J. C. . (2024). REFLEXÕES SOBRE UMA EXPERIÊNCIA DE LEITURA LITERÁRIA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: Reflections on a literary reading experience in the education of young people and adults. Revista Educação Em Contexto, 3(2), 89–103. https://doi.org/10.5281/zenodo.14187950

Edição

Seção

Artigos