REFLEXÕES SOBRE UMA EXPERIÊNCIA DE LEITURA LITERÁRIA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
Reflections on a literary reading experience in the education of young people and adults
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.14187950Palavras-chave:
Comunidade de leitores. Letramento literário. Memórias. Subjetividade.Resumo
Este artigo é resultado de uma pesquisa de mestrado, realizada no Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Letras (ProfLetras), da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), e aborda uma experiência de leitura e escrita literária na Educação de Jovens e Adultos, a partir de narrativas de memórias do escritor mineiro Bartolomeu Campos de Queirós. A aplicação se deu numa turma de 9° ano do Ensino Fundamental, turno noturno, de uma escola pública da periferia da cidade de Goiânia - GO e seu objetivo foi o de favorecer o contato com o texto literário, a apropriação, a produção de sentidos e o resgate de emoções. Para isso, foram trabalhadas as obras Indez (2004), Por parte de pai (1995), O olho de vidro do meu avô (2021) e Vermelho Amargo (2017), do referido autor, oportunizando as interações subjetivas em círculos de compartilhamento e o registro de impressões em diários de leitura, bem como a escrita literária responsiva. Os aportes teóricos do letramento literário, leitura subjetiva, círculo de leitura e escrita criativa foram utilizados e favoreceram a utilização de ferramentas voltadas para a interação, diálogo, reflexões e apropriação das narrativas. A pesquisa está pautada pela metodologia da Pesquisa-Ação de Thiollent (2011) e teve como resultado um processo inicial de letramento literário no público da EJA, com a formação de uma comunidade de leitores, evidenciando que o diálogo entre o lido e o vivido pode ser bastante significativo para essa modalidade de ensino.
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