REFLEXÕES SOBRE UMA EXPERIÊNCIA DE LEITURA LITERÁRIA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

Reflections on a literary reading experience in the education of young people and adults

Autores/as

  • Vanessa dos Santos Lima Colégio Estadual Benedito Lucimar Hesketh da Silva https://orcid.org/0009-0001-4398-667X
  • João Carlos Biella Universidade Federal de Uberlândia - UFU

DOI:

https://doi.org/10.5281/zenodo.14187950

Palabras clave:

Comunidade de leitores. Letramento literário. Memórias. Subjetividade.

Resumen

Este artigo é resultado de uma pesquisa de mestrado, realizada no Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Letras (ProfLetras), da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), e aborda uma experiência de leitura e escrita literária na Educação de Jovens e Adultos, a partir de narrativas de memórias do escritor mineiro Bartolomeu Campos de Queirós. A aplicação se deu numa turma de 9° ano do Ensino Fundamental, turno noturno, de uma escola pública da periferia da cidade de Goiânia - GO e seu objetivo foi o de favorecer o contato com o texto literário, a apropriação, a produção de sentidos e o resgate de emoções. Para isso, foram trabalhadas as obras Indez (2004), Por parte de pai (1995), O olho de vidro do meu avô (2021) e Vermelho Amargo (2017), do referido autor, oportunizando as interações subjetivas em círculos de compartilhamento e o registro de impressões em diários de leitura, bem como a escrita literária responsiva. Os aportes teóricos do letramento literário, leitura subjetiva, círculo de leitura e escrita criativa foram utilizados e favoreceram a utilização de ferramentas voltadas para a interação, diálogo, reflexões e apropriação das narrativas. A pesquisa está pautada pela metodologia da Pesquisa-Ação de Thiollent (2011) e teve como resultado um processo inicial de letramento literário no público da EJA, com a formação de uma comunidade de leitores, evidenciando que o diálogo entre o lido e o vivido pode ser bastante significativo para essa modalidade de ensino.

Biografía del autor/a

Vanessa dos Santos Lima, Colégio Estadual Benedito Lucimar Hesketh da Silva

Mestra em Estudos Literários pelo Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Letras - PROFLETRAS - da Universidade Federal de Uberlândia. Professora da Secretaria Estadual de Educação de Goiás e da Prefeitura Municipal de Goiânia - GO.

João Carlos Biella, Universidade Federal de Uberlândia - UFU

Doutor em Estudos Literários pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Professor adjunto da Universidade Federal de Uberlândia.

Publicado

2024-11-22

Cómo citar

Lima, V. dos S., & Biella, J. C. . (2024). REFLEXÕES SOBRE UMA EXPERIÊNCIA DE LEITURA LITERÁRIA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: Reflections on a literary reading experience in the education of young people and adults. Revista Educação Em Contexto, 3(2), 89–103. https://doi.org/10.5281/zenodo.14187950

Número

Sección

Artigos