A ELEIÇÃO DE DIRETORES ESCOLARES E A GESTÃO DEMOCRÁTICA DA ESCOLA: ALGUMAS PERSPECTIVAS DE ANÁLISE
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.11661418Palavras-chave:
Gestão democrática. Eleição de diretor escolar. Participação.Resumo
A eleição de diretores escolares permanece posta em constante discussão na atualidade. Ao colocar em análise as diferentes formas de condução ao cargo de direção das escolas públicas, identificamos alguns desdobramentos que, sobretudo, envolve questionar as propostas que buscam tornar as práticas cotidianas das escolas em democráticas. Neste artigo, buscou-se discutir a questão das diferentes formas de eleger um diretor escolar tendo como pano de fundo as reflexões sobre a gestão democrática da escola, que se expressa na sua participação efetiva. Para atingir o objetivo, foi desenvolvida uma pesquisa bibliográfica e documental com abordagem qualitativa. As considerações desenvolvidas neste artigo demonstram que o provimento do cargo da direção escolar tem caráter de consulta conferida à comunidade escolar e, em prol deste coletivo. O estudo indica que os processos democráticos e participativos na gestão escolar fundamentam e servem à seleção dos diretores das escolas públicas para a melhoria da qualidade da educação afim de atender o trabalho coletivo da comunidade escolar.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 José Márcio Silva Barbosa, Pablo Henrique Pereira, Julia Azevedo Gomes
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos Autorais
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a licença Creative Commons CC-BY 4.0 que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
O conteúdo relatado e as opiniões emitidas nos textos publicados nesta revista são de exclusiva responsabilidade dos autores.