A ELEIÇÃO DE DIRETORES ESCOLARES E A GESTÃO DEMOCRÁTICA DA ESCOLA: ALGUMAS PERSPECTIVAS DE ANÁLISE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5281/zenodo.11661418

Palavras-chave:

Gestão democrática. Eleição de diretor escolar. Participação.

Resumo

A eleição de diretores escolares permanece posta em constante discussão na atualidade. Ao colocar em análise as diferentes formas de condução ao cargo de direção das escolas públicas, identificamos alguns desdobramentos que, sobretudo, envolve questionar as propostas que buscam tornar as práticas cotidianas das escolas em democráticas. Neste artigo, buscou-se discutir a questão das diferentes formas de eleger um diretor escolar tendo como pano de fundo as reflexões sobre a gestão democrática da escola, que se expressa na sua participação efetiva. Para atingir o objetivo, foi desenvolvida uma pesquisa bibliográfica e documental com abordagem qualitativa. As considerações desenvolvidas neste artigo demonstram que o provimento do cargo da direção escolar tem caráter de consulta conferida à comunidade escolar e, em prol deste coletivo. O estudo indica que os processos democráticos e participativos na gestão escolar fundamentam e servem à seleção dos diretores das escolas públicas para a melhoria da qualidade da educação afim de atender o trabalho coletivo da comunidade escolar.

Biografia do Autor

Pablo Henrique Pereira, Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) - Unidade Acadêmica de Divinópolis

Licenciando em Pedagogia

Julia Azevedo Gomes, Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) - Unidade Acadêmica de Divinópolis

Licencianda em Matemática

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Publicado

17-06-2024

Como Citar

Barbosa, J. M. S., Pereira, P. H., & Gomes, J. A. (2024). A ELEIÇÃO DE DIRETORES ESCOLARES E A GESTÃO DEMOCRÁTICA DA ESCOLA: ALGUMAS PERSPECTIVAS DE ANÁLISE. Revista Educação Em Contexto, 3(1), 57–71. https://doi.org/10.5281/zenodo.11661418

Edição

Seção

Artigos