PERCEPÇÃO DOS PROFESSORES DE MATEMÁTICA SOBRE O USO DE TECNOLOGIAS EM SALA DE AULA

Mathematics teachers’ perception about the use of technology in the classroom

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5281/zenodo.14187978

Palavras-chave:

Ensino de matemática, Perfil docente, Tecnologias educacionais

Resumo

A tecnologia tem conquistado a sociedade e, na área da educação, os professores têm enfatizado o uso dela como uma tática de ensino importante. O objetivo da pesquisa foi avaliar a percepção e o conhecimento dos professores da rede estadual de educação do município de Itumbiara, Goiás em relação à integração e utilização das tecnologias no ensino de matemática. Este estudo adotou uma abordagem metodológica mista, utilizando questionários via Google Forms para os docentes, combinando análises estatísticas descritivas com o uso do software Microsoft Excel para criar gráficos e tabelas. São discutidos aspectos relevantes como perfil, desafios encontrados pelos professores e as principais perspectivas no que se refere ao contexto da prática escolar. A investigação evidenciou a concepção do docente como facilitador e examinou suas práticas no emprego de recursos tecnológicos no ambiente escolar, delineando as adversidades enfrentadas. Embora enfrentem desafios, os professores da rede estadual de educação em Itumbiara reconhecem a importância das tecnologias no ensino de matemática e demonstram uma disposição significativa para integrá-las em suas práticas pedagógicas.

Biografia do Autor

Isabela Wastowski, Universidade Estadual de Goiás

Possui graduação em Biomedicina pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-G0); mestrado e doutorado em Imunologia Básica e Aplicada pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (FMRP-USP). Pós-doutorado pela Universidade Paris Diderot (França). Atualmente, é Coordenadora do Laboratório de Imunologia Molecular (LIM) e professora da Universidade Estadual de Goiás (UEG); atuando principalmente nos seguintes temas: caracterização de biomarcadores diagnósticos e prognósticos, imunologia de tumores e terapias complementares integrativas. Orientadora pelo Programa de Pós-graduação em Produtos Aplicados à Saúde e Ambiente e Sociedade (UEG).

Downloads

Publicado

22-11-2024

Como Citar

Tavares, P. da S. V., & Wastowski, I. (2024). PERCEPÇÃO DOS PROFESSORES DE MATEMÁTICA SOBRE O USO DE TECNOLOGIAS EM SALA DE AULA: Mathematics teachers’ perception about the use of technology in the classroom. Revista Educação Em Contexto, 3(2), 119–131. https://doi.org/10.5281/zenodo.14187978

Edição

Seção

Artigos