FORMAÇÃO CONTINUADA PARA PROFESSORES INGRESSANTES NA REDE ESTADUAL DE EDUCAÇÃO DE GOIÁS
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.11945871Keywords:
Professor ingressante, Estágio probatório, Formação continuadaAbstract
O início de uma carreira profissional é complexo e requer tempo para sua consolidação. No caso do profissional docente em estágio probatório em uma instituição pública de ensino, são inúmeros os desafios enfrentados para exercer suas funções e garantir sua efetivação. Observando essas questões é de suma importância que as redes de ensino ofereçam condições para esse fazer-se profissional. Com tais considerações, o presente relato de experiência tem como objeto de abordagem o programa de formação continuada para professores ingressantes na rede estadual de educação do estado de Goiás e tem como objetivo fazer apontamentos concretos acerca da importância dessa ação para acolher e preparar esse profissional para o exercício de suas funções em conformidade com as diretrizes institucionais e pedagógicas da rede. Fez-se uso da pesquisa bibliográfica para abordar o caráter teórico e legal da temática, além da utilização de documentos oficiais, projetos, questionários avaliativos e relatórios para abordar os dados do programa e apresentar os resultados parciais junto ao seu público-alvo. Por fim, esse relato demonstra os caminhos percorridos por esse programa ainda em curso, ressaltando a inovação e a materialização dessa política educacional e institucional na rede.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2024 Giselle Garcia de Oliveira, Evania Martins Lima, Fábio Júlio Alves Borges

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos Autorais
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a licença Creative Commons CC-BY 4.0 que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
O conteúdo relatado e as opiniões emitidas nos textos publicados nesta revista são de exclusiva responsabilidade dos autores.